BIOGRAFIA – ROBERT LEPAGE

ROBERT LEPAGE – BIOGRAFIA Nascido em 1957 no Quebéc, a maior províncias do Canadá, Lepage desde muito jovem percebeu seu interesse por todas as formas de arte, dedicando-se ao teatro. Aos 17 anos, em 1975, entra no Conservatório de Artes Dramáticas do Quebéc. Em 1978 fez um estágio em Paris, quando voltou participou em várias criações onde acumulou os papeis de autor, comediante e encenador. Em 1980, entrou no grupo de teatro do Teatro Repère. Ao longo de sua vida concebeu muitas obras dramaturgicas seguidas de muitas premiações. Com o espetáculo La Triologie dês Dragons passa a ser reconhecido internacionalmente. Em 1988, funda sua própria sociedade de gestão social Robert Lepage, inc (RLI). Entre 1989 a 1993, ocupa o lugar de diretor artístico do Teatro Francês do Centro Nacional de Artes de Ottawa. Paralelamente a essa ocupação segue seu percurso artístico apresentando várias peças dentre as quais A Midsummer Night’s Dream, 1992, lhe permite ser o primeiro norte-americano a dirigir uma obra de Shakespeare no Royal National Theatre de Londres. A fundação de uma companhia multidisciplinar, Lê Project Ex Machina, a qual assume a direção artística, marca uma etapa importante em sua carreira, em 1994.  
Em 1995, seu primeiro longa metragem é apresentado na Quinzena de Realizadores do Festival de Cannes. Recebe a medalha dos Oficiais da Ordem Nacional do Quebéc, em 1999, uma de suas coroações mais prestigiadas. Em 2000, seu primeiro longa em versão original inglesa a Possible Words.  Em 2002, faz uma nova equipe com Peter Gabriel (músico do Reino Unido, nasceu em Chobham, 1950, famoso por ser o vocalista, flautista e líder da banda de rock progressivo Gênesis) levando a cena o espetáculo Growing Up Live. Ainda neste ano a França lhe concede a Legião de Honra, é nomeado “Grand Québécois” pela Câmara de Comércio da aglomeração do Quebéc e fica candidato ao “Herbert Whittaker Drama Bench Award” por sua contribuição excepcional ao Teatro Canadense. Em 2003, o governo de Quebéc concedeu-lhe o premio Denise-Pelletier pelo domínio das artes de palco. Assina a concepção e a encenação do espetáculo para o Cirque du Soleil em Las Vegas no ano de 2005. Em 2007, recebe outro premio pelo Festival da União dos Teatros da Europa. 
“Robert Lepage torna-se um homem de Teatro polivalente, exerce com igual mestria as profissões de encenador, cenógrafo, dramaturgo, ator e realizador. Reconhecido pela crítica internacional, cria e leva à cena obras originais que agitam os códigos da realização cênica clássica, nomeadamente pela utilização de novas tecnologias. Ele procura a sua inspiração na história contemporânea, e a sua obra, moderna e insólita, transcende fronteiras”.    
                                                  
TEXTO PESQUISADO NO: http://www.iti-worldwide.org/docs/public/08wtdmessage_portuguese.doc
TRADUÇÃO: Margarida Saraiva – Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal (ITI Cooperating Member)http://pt.wikipedia.org/wiki/Peter_Gabriel
http://www.robertlepage.com/      
POSTADO POR: Milianie Lage Matos – Laboratório de Criação II – Prof(a).: Ivani Santana

Leave a Reply

Packaged by Edublogs - education blogs.