5º Simpósio Nacional do Rádio – Chamada de Trabalhos

Simpósio Nacional do Rádio Em nome do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom e do PPGCom Anhembi Morumbi, queremos convidá-lxs para o 5º Simpósio Nacional do Rádio, evento que ocorrerá entre os dias 04 e 07 de maio, na modalidade virtual.

A modalidade de envio é Resumo Expandido, entre 2.500 e 5.000 caracteres. Instruções e modelo para submissão podem ser encontrados no site oficial:

São aceitos trabalhos de Doutoras(es), Doutorandas(os), Mestres e Mestrandas(os). Estudantes de graduação, em curso ou concluído, podem submeter trabalhos desde que em coautoria com autoras(es) de maior titulação. Submissões e inscrições estão sendo gerenciadas pela plataforma Doity.

Prazo de submissão: 07 de março de 2022

Prazo de avaliação e aceites: 07 de abril de 2022

Inscrições: de 01 de março de 2022 a 23 de abril de 2022

Simpósio: de 04 a 07 de maio, modalidade remota (virtual).

Sobre o Simpósio

O Simpósio nasceu em 2013, na Universidade Federal da Paraíba, com o intuito de discutir os desafios de uma aproximação entre academia e mercado. Sem deixar de lado o objetivo inicial, em 2022 com o Simpósio retorna com o tema “A mídia sonora na disputa pela legitimidade da informação”

Estaremos às margens do período oficial de uma campanha eleitoral que promete ser marcada pelo uso intensivo de mídias digitais e disseminação de desinformação. Qual deve ser o papel do rádio comercial, das rádios livres e das comunitárias, das webrádios e dos podcasts nesse contexto? A capilaridade e os hábitos de uso das mídias sonoras são poderosas ferramentas para a defesa de nossa fragilizada democracia. Mas as estações comerciais e os produtores independentes estão preparados? Como andam os velhos alinhamentos políticos? Qual a capacidade econômica das estações de rádio Brasil afora para competir nesse cenário de acelerada circulação de informação? Quais as consequências da pandemia de Covid-19 sobre a credibilidade e legitimidade do rádio? Muitas perguntas se acumulam e clamam por um debate qualificado.

Além de trabalhos que abordem essas inquietações, o 5º Simpósio Nacional do Rádio aceitará trabalhos frutos de investigações sobre o rádio e as demais mídias sonoras, isoladamente ou em intersecção com outras mídias. Apenas para efeitos de orientação à submissão, são propostas 11 áreas temáticas:

01 – Rádio e Política

02 – Rádio, Comunidade e Inclusão

03 – Rádio Social e Relações com a Audiência

04 – História e Futuro das Mídias Sonoras

05 – Teorias e Metodologias dos Estudos das Mídias Sonoras

06 – Radiojornalismo

07 – Música e Rádio

08 – Radiodifusão Universitária

09 – Sessão Especial Insólita: Arte e Ficção no Som

10 – Linguagens e Experiências de Escuta

11 – Rádio e Esportes

Eventuais dúvidas podem ser direcionadas por mensagem eletrônica para 5simposioradio@gmail.com.

Siga nossas redes sociais para acompanhar a programação: https://www.facebook.com/5simposioradio https://www.instagram.com/5simposioradio/

Contamos com a sua participação!

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.