Unesco comemora o Dia Mundial do Rádio

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura – Unesco celebra hoje, 13 de fevereiro, o Dia Mundial do Rádio  (World Radio Day 2015). O tema deste ano, Juventude e Rádioindica a necessidade de ampliar a participação dos jovens no universo radiofônico como forma de empoderamento e promoção da cidadania, contemplando três eixos essenciais: 1. Rádio para os jovens – dando voz aos jovens e aos temas de seu interesse ; 2. Rádio com os jovens – possibilitando a participação dos jovens nas equipes de produção das emissoras; e 3. Rádio pelos jovens – apoiando iniciativas de protagonismo, nas quais os jovens sejam responsáveis por produzir conteúdo radiofônico para a própria juventude.

A diretora-geral da Unesco Irina Bokova acredita no rádio como espaço de inclusão e diálogo, capaz de gerar mudanças sociais e afirma que “os jovens não são suficientemente representados na mídia – uma exclusão que muitas vezes reflete uma exclusão mais ampla, social, econômica e democrática. Jovens produtores e radiodifusores ainda são raros. São pouquíssimos os programas dedicados ou desenvolvidos por jovens. Esse déficit explica os inúmeros estereótipos sobre os jovens que circulam nos meios de comunicação e nas ondas do rádio. O rádio fornece os meios para a mudança. É um instrumento de coesão, educação e cultura. É uma plataforma para a mudança, em que os jovens podem achar seu lugar e se expressar”. (Leia aqui a mensagem completa)

O tema segurança também acompanha as discussões deste ano, especialmente nas coberturas em zonas de conflito e desastres, nas quais jovens locais e jornalistas se arriscam com pouca ou nenhuma segurança ou apoio das agências e organizações.

Sobre o futuro do rádio destacam-se entre os tópicos de discussão sugeridos pela Unesco os desafios e as oportunidades trazidos pelas novas tecnologias e sua adoção pelos jovens .

Um pouco de história

A data foi escolhida durante a 36ª Conferência Geral da Unesco, realizada em outubro de 2011, em Paris. A proposta, apresentada pela Espanha, partiu da Academia Espanhola de Rádio, com o apoio de diversas instituições. Contudo, somente após um processo de consultas e debates sobre a aprovação e as possíveis datas (entre as quais estava 30 de Outubro, data da transmissão da Guerra dos Mundos por Orson Welles – indicada pelos espanhóis), a diretoria executiva da Unesco proclamou o dia 13 de fevereiro como Dia Mundial do Rádio, dia da criação da Rádio ONU, em 1946. O primeiro Dia Mundial do Rádio foi celebrado em 2012. Acesse o documento oficial da Proclamação do Dia Mundial do Rádio.

Dia Mundial do Rádio

Para mais informações, infográficos, materiais de divulgação e ideias para comemorar a data acesse o site do Dia Mundial do Rádio (em inglês, francês, espanhol, russo, árabe e chinês).

Esta entrada foi publicada em Post Geral e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *