O nosso grupo de pesquisa nasceu em 1994, com o intuito de implantar uma linha de estudos articulada com as dimensões de ensino e extensão, pretendendo problematizar a presença de tecnologias da informação e comunicação na educação.
O GEC tem origem em 1994, quando Nelson Pretto, coordenador do grupo, retorna para a UFBA, após a conclusão de seu doutorado, com a intenção de implementar uma linha de pesquisa sobre Educação e Comunicação.
Nossas reuniões acontecem semanalmente às Quintas-feiras, 15:30h na Sala do GEC | 3º andar da Faculdade de Educação – Campus Canela, UFBA.
O nosso Grupo de Pesquisa completou 30 anos em 2024 e, para comemorar, fizemos uma linha do tempo relatando os nossos projetos com as pessoas que participaram dessa história. O GEC tem origem em 1994, quando Nelson Pretto, coordenador do grupo, retorna para a UFBA, após a conclusão de seu doutorado, com a intenção de implementar uma linha de pesquisa sobre Educação e Comunicação. A iniciativa acompanhava a articulação nacional em torno dessa “nova” área, inclusive com a participação e liderança na criação do GT Educação e Comunicação da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPEd). Paralela e articuladamente, ocorre a participação na coordenação da implantação da Rede Bahia, Ponto-Operacional-de-Presença (POP) da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) na Bahia, o que foi fundamentado teoricamente pelo conjunto de pesquisas e atividades do Grupo de Pesquisa.
A Universidade e o Mundo das Comunicações - análise das práticas audiovisuais das Universidades Brasileiras (1990-1994)
O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Comunicação (GEC) desenvolve uma série de projetos de formação com foco em temas relevantes para a sociedade contemporânea. Nossos projetos abrangem áreas como Inclusão Digital, Educação a Distância, Cibercultura e Convergência de Mídias.
Além disso, os professores pesquisadores do grupo oferecem orientações e trabalhos de apoio para bolsistas, mestrandos, doutorandos e voluntários do GEC. Temos um quadro diversificado de pesquisadores em diferentes estágios de suas carreiras acadêmicas.
Ao longo dos anos, temos orgulho de ter concluído diversas monografias, dissertações e teses que contribuíram para o avanço do conhecimento nessas áreas. Também oferecemos oportunidades de pós-doutorado e missões de trabalho para ampliar o intercâmbio de conhecimentos e experiências.
Atualmente, estamos orientando projetos em andamento, incluindo trabalhos de monografia, mestrado e doutorado. Valorizamos a produção acadêmica e incentivamos o desenvolvimento de pesquisas de alta qualidade.
“Lá educación es el alma de loa pueblos libres” – Francisco Morazán, foi com essa frase que Cinthia, estudante do mestrado, natural …
POR JUCILEIDE SANTOS A proposta de inserção das tecnologias digitais nas escolas públicas e privadas tem sido um dos maiores desafios da …
E se a gente pensar o projeto de Lei 104/15 ao contrário? […] “Art. 1º Torna OBRIGATÓRIO o uso de aparelhos eletrônicos …
Bárbara Coelho Neves. Fundamentos e agenda da inclusão digital na educação brasileira: aspectos teóricos, metodológicos e conceituais. 2015 (babi.coelho7@gmail.com). Orientador: Edvaldo Couto. (Baixar PDF)
Rita de Cássia Carregosa Carvalho. Desafios de uma prática inclusiva na Educação Superior: um estudo de caso na Universidade de Brasília. 2015 Orientadora: …
Nelson Pretto . Uma dobra no Tempo – um memorial (quase) acadêmico. Ilhéus, Bahia: Editus, 2015. (Baixe o livro em pdf)
Elisa Quartiero; Maria Helena Bonilla; Monica Fantin (Org). Projeto UCA: entusiasmos e desencantos de uma política pública. Salvador: Edufba, 2015. (Baixe o …
Cristiane Porto; Edmea Santos; Maria Luiza Oswald; Edvaldo Couto (Org). Pesquisa e mobilidade na cibercultura: itinerâncias docentes. Salvador: EDUFBA, 2015. (Baixe o …
O nosso grupo de pesquisa nasceu em 1994, com o intuito de implantar uma linha de estudos articulada com as dimensões de ensino e extensão, pretendendo problematizar a presença de tecnologias da informação e comunicação na educação. Neste Sítio Web todos os membros do GEC criam condições para mais estudo e mais trabalho coletivo, através da escrita colaborativa. Você também pode participar dessa rede!
Este Grupo de Pesquisa está ligado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia, vinculado à linha de pesquisa Currículo e (In)Formação.
Copyleft © 2024. Copie tudo! Criado com