NELSON DE LUCA PRETTO

Lattes

Orcid

TESE DE DOUTORADO

A Universidade e o Mundo das Comunicações – análise das práticas audiovisuais das Universidades Brasileiras (1990-1994)

INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIBIC

Pesquisadores:

Pesquisadores:

  •  Indiana dos Santos Alves de Souza

Você é o que compartilha: construindo outras educações (2016-2017)

Pesquisadores:

ORIENTAÇÕES

  • Produção e difusão do conhecimento em tempos de cibercultura: possibilidades (2011)
    Pesquisador: Daniel Silva Pinheiro

  • As tecnologias de informação e comunicação e educação: situações de aprendizagem no cotidiano da escola (2011)
    Pesquisadora: Geane Almeida Freitas de Souza

  • Produção de vídeo na Escola Jose Francisco Nunes (2010)
    Pesquisadora: Luciana Santos Oliveira

  • Processo de Orientação e acompanhamento na EAD: um estudo preliminar do PROFORMAÇÃO (2002-2002)
    Pesquisadora: Lilia Soares Delfino
  • Televisão e vídeo na escola: desafio e possibilidades (2002-2002)
    Pesquisadora: Telma Brito Rocha
  • Ação de Educação Tecnológica Lego-Dacta/2001: uma experiência em escolas públicas de 1a a 4a séries Baianas (2003-2003)
    Pesquisadora: Rafaela Santos de Souza
  • Projeto de Educação Tecnológica Lego Dacta nas escolas estaduais da Bahia (2004-2004)
    Pesquisadora: Cléssia Lobo de Morais
  • O computador como componente do processo de ensino aprendizagem (2005-2005)
    Pesquisadora: Selma dos Santos Ribeiro
  • O computador como aliado à Educação (2006-2006)
    Pesquisadora: Suellen Mabel da Silva Rehem
  • Uso da TV e Vídeo na Sala de Aula (2006-2006)
    Pesquisadora: Renata Afonso
  • Políticas Públicas em Educação e Tecnologias: o PROINFO (2007-2007)
    Pesquisadora: Darlene Almada Oliveira Soares
  • Rádio Web: desafios e perspectivas (2007-2007)
    Pesquisadora: Mônica de Sá Dantas Paz
  • Sala de bate papo: comunicação e conhecimento (2007-2007)
    Pesquisadora: Camila Barreto Braga
  • Uma proposta de Sistema Operacional customizado para uma programação de Rádio Web (2008-2008)
    Pesquisadora: Fabricio Araujo de Santana
  • Radio Educação: contribuições da Radio Faced web para a formação dos educadores na FACED/UFBA (2009-2009)
    Pesquisadora: Gessica de Oliveira Aragão
  • Rádio, Rádio-web e Educação (2010-2010)
    Pesquisador: Bruno Santos Gonsalves
  • Produçao de video na Escola Jose Francisco Nunes (2010-2010) Pesquisador: Luciana Santos Oliveira
  • Produção e difusão do conhecimento em tempos de cibercultura: possibilidades (2011-2011)
    Pesquisador: Daniel Silva Pinheiro
  • As tecnologias de informação e comunicação e educação: situações de aprendizagem no cotidiano da escola (2011-2011)
    Pesquisador: Geane Almeida Freitas de Souza
  • Colonização Da Educação Os Reformadores Empresariais E A Plataformização Da Educação Pública Brasileira No Contexto Da Pandemia Da Covid-19 (2022-2022)
    Pesquisador: Anna Izabel Santos Mariano
  • Semestre letivo suplementar 2020 na UFBA: uma análise documental (2022-2022)
    Pesquisador: Jaqueline De Santana Cerqueira
  • O Computador na Escola: entre o medo e o encantamento (1995-1997)
    Tania Maria Hetkowski
  • As novas tecnologias e a educação escolar: um olhar sobre o projeto internet nas escolas Salvador/BA (1995-1997)
    Aranud Soares de Lima Jr.
  • A telemática instaura uma nova razão cognitiva? (1996-1998)
    Lynn Rosalina Gama Alves
  • História, Vídeo e Educação (1997-1999)
    Cristiane Nova
  • Uma visão prospectiva do uso das tecnologias multimidiáticas no ambiente educacional: o projeto kidlink (1998-2000)
    Cristiana de Aguiar Serra
  • Análise do Papel do CPD na UFBA (1999-2001)
    João Gualberto Rizzo
  • Educação a distância e outros nós: uma análise das telessalas do telecurso 2000 coordenadas pelo SESI na Bahia (1999-2001)
    Alessandra de Assis Picanço
  • O Programa Nacional da Informática na Educação nas Escolas Públicas de Ijuí/RS (1999-2001)
    Graciela Carbonari
  • O Currículo e o digital: a educação presencial e a distância (2000-2002)
    Edméa Oliveira dos Santos
  • Escola-Cidade, Cidade-Escola: espaços de aprendizagem do tempo (2002-2004)
    Patrícia Magris
  • Programa TV Escola no município de Irecê/Bahia: limites e possibilidades da Educação a Distância no interior do Brasil (2003-2005)
    Telma Brito Rocha
  • A Educação Superior em ambientes de aprendizagem online: o caso de um curso de formação de professores em serviço (2005-2007)
    Maristela Midlej Araujo e Silva
  • Saberes docentes em ambientes virtuais de aprendizagem (2006-2008)
    Socorro Aparecida Cabral Pereira
  • Produção de vídeos educacionais:o que muda na atuação docente? – Uma análise do Projeto RIPE (2007-2009)
    Darlene Almada Oliveira Soares
  • Sentidos produzidos sobre as TIC pro professores formadores do PROINFANTIL (2010-2012)
    Karina Moreira Menezes
  • Mobilidade e Letramento Digital: a vez dos tablets (2010-2012)
    Handherson Leyltton Costa Damasceno
  • Letramento Digital em Contexto de Formação de Professores: o curso de pedagogia da Faced/UFBA (2011-2013)
    Marildes Caldeira de Oliveira
  • Tecnologia digital interativa na EJA: uma proposta libertária e colaborativa articulada em rede (2012-2014)
    Aderlan Gonçalves Almeida
  • Potencialidades dos Recursos Educacionais Abertos para a educação formal em tempos de ciberculturas (2012-2014)
    Daniel Silva Pinheiro
  • A Arquitetura de Instituições Federais de Ensino Superior no Contexto da Cibercultura: os espaços de formação (2013-2015)
    Helena Avanzo
  • A formação de professores para o uso de novas tecnologias: um olhar sobre os cursos de licenciatura do IFAM (2014-2016)
    Aline Zorzi Schultheis
  • Mídias e Tecnologias Educacionais Livres: as experiências dos educadores da Rede Anísio Teixeira (2015-2017)
    Yuri Bastos Wanderlei
  • Compassos de uma Comunidade de Software Livre na rede do Instituto federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (2016-2018)
    Francisco de Assis de Lima Gama
  • O seu olhar melhora o meu: a percepção dos Centros Juvenis de Ciência e Cultura por seus estudantes (2016-2018)
    Iuri Oliveira Rubim
  • Uso das TIC na educação: ciclo de formação himana, ambientes de tecnologia e o “faça vocẽ mesmo” (2016-2018)
    Nelson Rodrigues da Cruz Junior
  • Formación de diseñadores gráficos en el contexto de la cultura digital: Una revisión del currículo de diseño gráfico en la Universidad Centroamericana de Nicaragua (2017-2019)
    Róger Alberto Alburto Villalta
  • Professores em formação e as Tecnologias Digitais: apropriações curriculares dos licenciandos em Pedagogia da UFBA (2020-2022)
    Pietro Matheus Bompet Fontoura Alves
  • Escola Aprendente: desafios e possibilidades postos no contexto da sociedade do conhecimento (1999-2002)
    Maria Helena Silveira Bonilla
  • O Fio de Esperança: políticas públicas de educação e tecnologias da informação e comunicação (1997-2002)
    Maria de Fátima Monte Lima
  • As Tecnologias da Informação e de Comunicação possibilitam novas práticas pedagógicas (2001-2004)
    Tania Maria Hetkowski
  • Game over: jogos eletrônicos, adolescentes e violência (2001-2004)
    Lynn Rosalina Gama Alves
  • Mediações na formação a distância de professores: autonomia, comunicação e prática pedagógica (2003-2006)
    Cleide Aparecida Carvalho Rodrigues
  • A telepresencialidade educativa no tocantins: sinalizações de uma trajetória em construção (2003-2007)
    Maria Lourdes Fernanfez Gonzales Aires
  • Professores em rede: O Desafio das Universidades Públicas para a Formação Superior de Professores da Educação Básica com o Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (2004-2007)
    Alessandra Santos de Assis
  • Apreensões e Apropriações do tempo e espaço na educação a distância da UNITINS (2004-2007)
    Isabel Cristina Auler Pereira
  • Investigação sobre o fazer e o pensar mensagens audiovisuais no cotidiano pedagógico: inventariado iconográfico de aspectos e abordagens audiovisuais do universo imagético (2005-2008)
    Menandro Celso de Castro Ramos
  • Possibilidades para a educação em rede com a tv digital no Brasil (2005-2008)
    Simone de Lucena Ferreira
  • Ambiente virtuais de aprendizagem na UFBA: a autonomia como possibilidade (2007-2010)
    Nicia Cristina Rocha Riccio
  • Autoria de conteúdos digitais por professores em formação: potencialidades para apropriações científico-tecnológicas (2008-2012)
    Adriane Lizbehd Halmann
  • Contextos de uma política pública: (des)caminhos dos governos para inserção de tecnologias digitais nas escolas públicas (2011-2014)
    Lívia Andrade Coelho
  • Artemídia e Educação na UFRB: mapeando mudanças no contexto educacional a partir da cultura digital (2013-2016)
    Marilei Cátia Fiorelli
  • Rede de Experiências e Narrativas na cultura digital: o Programa Cultura Viva e o Pontão de Cultura Digital da ECO/UFRJ (2014-2017)
    Pedro dos Santos Silva
  • Tecnologias Digitais e educação: os dispositivos móveis nas políticas públicas de inserção das tecnologias na escola (2014-2017)
    Harlei Vasconcelos Rosa
  • P2H PIRÂMIDE DA PEDAGOGIA HACKER – VIVÊNCIAS DO (IN)POSSÍVEL (2015-2018)
    Karina Moreira Menezes
  • Agenciamento de humanos e não humanos em práticas sociais de ensinagem: a contribuição de objetos digitais de aprendizagem. (2016-2019)
    Patrícia Maria da Silva
  • (Des)Contextos De La Cultura Libre Como Política Educativa En Una Universidad De Venezuela (2016-2020)
    Uriel José Castellanos Aguirre
  • Itinerância autoral docente para criação de materiais didáticos: tensionamentos e potencialidades em tempos de cibercultura (2017-2022)
    Daniel Silva Pinheiro
  • Educação Política na escola: o caminho do monitoramento participativo mediado pela tecnologia cívica digital (2018-2023)
    Carla Azevêdo de Aragão
  • Discursos pedagógicos de marketing de conteúdo sobre algoritmos de plataforma: entre a adequação e a transformação (2020-2023)
    Cleonilton da Silva Souza
  • TRADUZIR-SE: (TRANS)formação e (R)existência em processos artístico-pedagógicos de um professor-ator (2020-atual)
    Paulo Henrique Reis De Melo
  • A tecnologia digital e a reconfiguração das políticas curriculares na educação básica da bahia: uma análise a partir da influência das organizações internacionais (2021-atual)
    Igor Tairone Ramos dos Santos
  • Arquitetura e educação no contexto da cultura digital: diretrizes projetuais para o ensino superior na contemporaneidade (2022-atual)
    Helena Avanzo
  • A gestão do acesso livre ao conhecimento nas instituições de ensino superior: estudo de caso sobre repositórios online (2022-atual)
    Joao Firmino Soares Abreu Alves
  • A escola tá on? saberes e fazeres no cotidiano escolar pós pandemia da Covid19 (2022-atual)
    Jaqueline de Jesus dos Santos
  • Lynn Rosalina Gama Alves (2008) – Università degli Studi di Torino, UST, Itália.
  • Maria Helena Silveira Bonilla (2010-2011) – Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
  • Tania Maria Hetkowski (2011-2013) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
  • Arnaud Soares de Lima Jr (2012-2013) – Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
  • Edméa Oliveira dos Santos (2013-2014) – Universidade Aberta de Lisboa, UAB-PT, Portugal.
  • Simone de Lucena Ferreira (2017-2018) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
  • Uriel José Castellanos Aguirre (2023-2024) – Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil. (CNPq).