Submissão encerrada!: 116 trabalhos submetidos. Presentación cerrada. 116 trabajos presentados

III Seminário Internacional Conexão Escola-Mundo: educação, ativismo e soberania digital

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O III Seminário Internacional Conexão Escola-Mundo integra-se às ações de pesquisa, ensino e extensão de nossos grupos Educação Comunicação e Tecnologias - GEC (PPGE e MPED/FACED/UFBA) e Mídia-Educação e Comunicação Educacional - COMUNIC (PPGE/CED/COMUNIC/UFSC) centradas no commons o que implica a criação e o compartilhamento do conhecimento com a sociedade. Trata-se de uma ação aberta de criação e produção científica e cultural que envolve simultaneamente a formação dos/as envolvidos - equipe executora, convidados e  participantes -  e a sociedade em geral. Dá continuidade a um projeto interinstitucional e internacional de pesquisa e de comunicação científica, desenvolvido entre os anos de 2018 e 2022, sob a liderança das Universidades Federais da Bahia (UFBA) e de Santa Catarina (UFSC), em conjunto com a Universidade de Barcelona (Espanha), que dinamizou uma rede significativa de pesquisadores com diferentes experiências no campo da ciência, da educação e da criação, com um forte vínculo com a educação básica.

O evento tem por objetivos:

- fortalecer o vínculo entre essas instituições e a sociedade, alargando a rede com a integração de pesquisadores de outros países da América Latina, região formada por países que compartilham história e atravessam situações políticas e sociais bastante similares (desde as origens coloniais até os atuais processos de restaurações conservadoras)

- possibilitar a troca de conhecimentos e saberes entre a universidade, as escolas da educação básica e os movimentos da sociedade civil

- fortalecer a produção colaborativa entre grupos de pesquisa na articulação ciência-cultura-educação-criação

- estimular a formação inicial e continuada dos estudantes de graduação, pós-graduação e professores da educação básica.

Como todas as atividades de nosso grupo, temos uma forte pegada na comunicação científica. Assim, através da articulação com os sistema midiáticos serão realizadas peças para ampla divulgação das temáticas associadas ao evento, a saber, educação, tecnologias digitais, ativismo, cultura livre, ética hacker, soberania digital, entre outras, seja nos meios analógicos, seja nos digitais.

O PORQUE DO EVENTO

Desde a crise global dada pela pandemia, vivenciamos a imersão abrupta da vida cotidiana nas tecnologias digitais, o que nos conectou em momento de insegurança sanitária, mas também acirrou as desigualdades sociais postas pelos limites de acesso e letramento digital de parte da população. Esse cenário trouxe também um crescimento significativo da inserção das plataformas digitais na educação, com antigos/novos problemas para a educação. Este tema veio para o epicentro do debate sobre os problemas nacionais, e passou a estar presente nas propostas de enfrentamento à crise, para o desenvolvimento social, econômico, científico, político e cultural. E a criação dessas propostas depende de um forte debate entre especialistas, nacionais e internacionais, e com a sociedade, oportunidade em que se compreende melhor os fenômenos, novos conhecimentos são gerados, novas parcerias se estabelecem para a elaboração de projetos colaborativos e soluções adequadas às realidades especificas. Daí a importância da realização deste evento, com foco na soberania digital, tema que requer ações acadêmicas, políticas e comunicação pública envolvendo professores, gestores e responsáveis pelas políticas públicas, os que estão nos espaços da escola e nos locais de decisão, assim como, também, os que estão em formação nas universidades, de maneira a fortalecer o pensar coletivo, criativo, aberto, livre e ativista para a educação com (ou sem) tecnologias. Com isso, acreditamos contribuir para a superação de nossa histórica dependência dos países ditos desenvolvidos.

Somente com soberania digital podemos criar as condições necessárias para o desenvolvimento e a criação nos campos da Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia. Deste modo, consideramos relevante este evento para ampliar as discussões relacionadas à educação, ao ativismo e a soberania digital em uma perspectiva global-local.

III Seminario Internacional Conexión Escuela-Mundo: educación, activismo y soberanía digital

El III Seminario Internacional Conexión Escuela-Mundo forma parte de las actividades de investigación, docencia y extensión de nuestros grupos Educación, Comunicación y Tecnologías - GEC (PPGE y MPED/FACED/UFBA) y Medios-Educación y Comunicación Educativa - COMUNIC (PPGE/CED/ COMUNIC/UFSC) centradas en los bienes comunes, lo que implica la creación y el intercambio de conocimientos con la sociedad. Se trata de una acción abierta de creación y producción científica y cultural que implica simultáneamente la formación de los implicados -equipo ejecutor, invitados y participantes- y de la sociedad en general. Continúa un proyecto interinstitucional e internacional de investigación y comunicación científica, desarrollado entre 2018 y 2022, bajo el liderazgo de la Universidad Federal de Bahía (UFBA) y de la Universidad Federal de Santa Catarina (UFSC), junto con la Universidad de Barcelona (España), que creó una significativa red de investigadores con diferentes experiencias en el campo de la ciencia, la educación y la creación, con fuerte vínculo con la educación básica.

El evento tiene como objetivos:

- fortalecer el vínculo entre estas instituciones y la sociedad, ampliando la red con la integración de investigadores de otros países de América Latina, una región conformada por países que comparten historia y atraviesan situaciones políticas y sociales muy similares (desde orígenes coloniales hasta procesos actuales de restauraciones conservadoras)

- permitir el intercambio de conocimientos entre la universidad, las escuelas de educación básica y los movimientos de la sociedad civil

- fortalecer la producción colaborativa entre grupos de investigación en la articulación ciencia-cultura-educación-creación

- fomentar la formación inicial y continua de estudiantes de bachiller y posgrado y docentes de la educación básica.

Como todas las actividades de nuestro grupo, tenemos un fuerte enfoque en la comunicación científica. Así, a través de la articulación con el sistema mediático, se producirán piezas para dar amplia difusión a los temas asociados al evento, a saber, educación, tecnologías digitales, activismo, cultura libre, ética hacker, soberanía digital, entre otros, ya sea en medios analógicos o en formato digital.

POR QUÉ EL EVENTO

Desde la crisis global provocada por la pandemia, hemos experimentado la abrupta inmersión de la vida cotidiana en las tecnologías digitales, que nos conectaron en un momento de inseguridad sanitaria, pero también exacerbaron las desigualdades sociales planteadas por las limitaciones al acceso y a la alfabetización digital de parte de la población. Este escenario también trajo un crecimiento significativo en la inserción de plataformas digitales en la educación, con viejos/nuevos problemas para la educación. Este tema llegó al epicentro del debate sobre los problemas nacionales, y se hizo presente en las propuestas para enfrentar la crisis, para el desarrollo social, económico, científico, político y cultural. La creación de estas propuestas depende de un fuerte debate entre expertos, nacionales e internacionales, y con la sociedad, una oportunidad en la que se comprenden mejor los fenómenos, se generan nuevos conocimientos, se establecen nuevas alianzas para la elaboración de proyectos colaborativos y soluciones adecuadas para las realidades específicas. De ahí la importancia de la realización de este evento, centrado en la soberanía digital, tema que requiere acciones académicas, políticas y de comunicación pública que involucren a docentes, gestores y responsables de políticas públicas, quienes están en los espacios escolares y lugares de toma de decisiones, así como, también , quienes se forman en las universidades, con el fin de fortalecer el pensamiento colectivo, creativo, abierto, libre y activista para la educación con (o sin) tecnologías. Con esto creemos que contribuiremos a superar nuestra dependencia histórica de los llamados países desarrollados.

Sólo con soberanía digital podremos crear las condiciones necesarias para el desarrollo y la creación en los campos de la Educación, la Cultura, la Ciencia y la Tecnología. Por ello, consideramos relevante este evento para ampliar las discusiones relacionadas con la educación, el activismo y la soberanía digital desde una perspectiva global-local.

HISTÓRICO DOS EVENTOS ANTERIORES

Esse evento de 2024 foi antecedido de dois outros eventos internacionais que aconteceram ao longo da pesquisa “Conexão Escola-Mundo: espaços inovadores para a formação cidadã” (apoio CNPq – processo #440065/2017-8), os quais possibilitaram encontros com a comunidade acadêmica, grupos de pesquisa, graduandos, pós-graduandos e profissionais da educação básica. Foram momentos de trocas e compartilhamentos que favoreceram a interlocução entre o ensino, a pesquisa e a extensão, bem como a avaliação de percursos da investigação científica em andamento à época. Os I e II Seminários aconteceram, respectivamente, na UFSC, nos anos de 2018 e 2022 (o evento de 2020, na Bahia, não foi realizado em função da pandemia da Covid-19). Na primeira edição, em 2018, a programação contemplou atividades abertas ao público, em que pesquisadores do Brasil e exterior compartilharam suas reflexões sobre as interseções entre a educação, tecnologias e direitos humanos. foco foi olhar a educação em direitos humanos a partir da perspectiva da ética hacker, centrada nos princípios da colaboração, compartilhamento, descentralização e do cuidado com o outro, buscando contribuir com a construção de um mundo melhor.

Na edição de 2022, no mesmo formato do anterior, o foco principal foi o debate em torno dos caminhos investigativos que revelaram algumas experiências inovadoras na pesquisa em educação, concebidas como metodologias ativistas da ação hacker na escola com experiências criativas na aproximação universidade-escola. Essas duas edições foram organizadas pelos grupos de pesquisa Educação Comunicação e Tecnologias (GEC/UFBA), Mídia-Educação e Comunicação Educacional (COMUNIC/UFSC), tendo a parceria do Laboratório de Mídia Interativa da Universidade de Barcelona (LMI/UB). A edição deste ano acontecerá na UFBA, organizada pelo GEC, que comemora 30 anos de existência, com a participação dos mesmos e de novos parceiros, como o IFBA, IFBahiano, UESC, UFSB, UFS, Instituto Oyá, IFSP, Universidade de Mondragon/Espanha, UNPA, IAEN, UCT, UNAM entre outros.

HISTÓRICO DE EVENTOS ANTERIORES

Este evento de 2024 fue precedido por otros dos eventos internacionales que tuvieron lugar en el marco de la investigación “Conexión Escuela-Mundo: espacios innovadores para la formación ciudadana” (apoyo CNPq – proceso #440065/2017-8), que permitieron encuentros con la comunidad académica, colectivos, estudiantes de bachillerato, posgrado y profesionales de la educación básica. Fueron momentos de intercambio y participación que favorecieron el diálogo entre docencia, investigación y extensión, así como la evaluación de los caminos de investigación científica en curso en ese momento. Los Seminarios I y II tuvieron lugar en la UFSC, respectivamente, en 2018 y 2022 (el evento de 2020, en Bahía, no se realizó debido a la pandemia de Covid-19). En la primera edición, en 2018, el programa incluyó actividades abiertas al público, en las que investigadores de Brasil y del extranjero compartieron sus reflexiones sobre las intersecciones entre educación, tecnologías y derechos humanos. El foco fue mirar la educación en derechos humanos desde la perspectiva de la ética hacker, centrada en los principios de colaboración, intercambio, descentralización y cuidado de los demás, buscando contribuir a la construcción de un mundo mejor.

En la edición 2022, en el mismo formato que la anterior, el foco principal fue el debate en torno a los caminos investigativos que revelaron algunas experiencias innovadoras en investigación educativa, concebidas como metodologías activistas de acción hacker en la escuela con experiencias creativas de aproximación entre universidad-escuela. Estas dos ediciones fueron organizadas por los grupos de investigación Educación, Comunicación y Tecnologías (GEC/UFBA), Medios-Educación y Comunicación Educativa (COMUNIC/UFSC), en colaboración con el Laboratorio de Medios Interactivos de la Universidad de Barcelona (LMI/UB). La edición de este año tendrá lugar en la UFBA, organizada por el GEC, que celebra 30 años de existencia, con la participación de esos colaboradores y de nuevos, como IFBA, IFBahiano, UESC, UFSB, UFS, Instituto Oyá, IFSP, Universidad de Mondragón/ España, UNPA, IAEN, UCT, UNAM entre otros.

CRONOGRAMA DO EVENTO NOVO

Período de inscrição: 01 de junho a 16 de outubro de 2024

Período de submissão de trabalhos: até 15 de julho de 2024

Período de avaliação dos trabalhos submetidos: 22 de julho até 20 de agosto de 2024

Data de divulgação dos trabalhos aprovados: 30 de agosto de 2024
Data do evento: 07 a 18 de outubro de 2024

Período para submissão dos trabalhos apresentados, para comporem os anais do evento: 21 de outubro a 10 de novembro de 2024.

FECHAS Y PLAZOS DEL EVENTO​ Nuevo

Periodo de inscripción: 1 de junio al 16 de octubre de 2024

Periodo de envío de trabajos: hasta el 15 de julio de 2024

Periodo de evaluación de trabajos recibidos: 22 de julio al 20 de agosto de 2024

Fecha de divulgación de los trabajos aprobados: 30 de agosto de 2024
Fecha del evento: 7 al 18 de octubre de 2024

Plazo de envío de los trabajos presentados, para formar parte de los anales del evento: 21 de octubre al 10 de noviembre de 2024

INSCRIÇÕES/SUBMISSÕES

 abajo en español

As inscrições e submissões são gratuitas
Como o sistema que a UFBA usa (GERE) é muito antigo, caso dê erro, tente mais de uma vez, troque de navegador, e tente recarregar a página.
Desculpa por isso, mas esse é um dos pontos a serem debatidos em nosso evento.

Orientações gerais

  1. Para socialização e divulgação de trabalhos no evento, serão aceitos textos nas modalidades Resultado de Pesquisa e Relato de Experiência
  2. Os interessados deverão submeter texto no formato de Resumo Expandido
  3. Serão aceitos trabalhos em língua portuguesa e espanhola
  4. Os trabalhos devem ser totalmente originais e não terem sido comunicados em
    outros eventos ou publicações.
  5. Cada pessoa inscrita poderá submeter apenas um Resumo como autor/a. Fica liberada a quantidade de submissão de trabalho em co-autoria.
  6. Serão aceitos trabalhos com o máximo de três autores
  7. A submissão do Resumo está atrelada à inscrição do/a autor/a, que é gratuita, e deverá ser feita através do site http://www.3conexaoescola-mundo.ufba.br
  8. O Resumo deverá ser salvo em .DOC e anexado pelo/a autor/a principal na página
    do evento.
  9. O/a autor/a deverá indicar o campo de interesse: 1) Educação e tecnologias digitais, 2) Ativismo digital, 3) Soberania Digital para a submissão de sua comunicação no evento, conforme opções que constam na página de apresentação do evento.
  10. É de inteira responsabilidade do(a) autor(a), no momento da submissão, incluir todas as informações solicitadas pelo sistema, não sendo permitida, posteriormente, a inclusão de qualquer dado ou alteração no texto enviado.
  11. A seleção de trabalhos será realizada por meio da análise do Resumo pela Comissão Científica do evento, conforme critérios pré-definidos.
  12. Os Resumos selecionados e apresentados deverão ser ressubmetidos no site, com identificação dos autores e instituição, e correções indicadas pelos avaliadores, caso haja, para serem publicados em Anais Eletrônicos, em link disponibilizado na página do evento, após o seu encerramento.
  13. Ao submeter o trabalho, autores/as e coautores/as concordam com a divulgação dos textos nos anais e/ou nas plataformas digitais utilizadas para socialização do evento.

Edição e elementos do texto

  1. Título do trabalho em maiúscula, negrito, com alinhamento centralizado, com fonte Liberation Sans/Arial, tamanho 14.
  2. Nome do(s) autor(es) ou qualquer tipo de identificação de autoria deverão ser omitidos, inclusive nas propriedades do arquivo.
  3. Referências no formato autor/data conforme Normas da ABNT vigentes.
  4. Margens esquerda e superior: 3 cm.
  5. Margens direita e inferior: 2 cm.
  6. Fonte: Liberation Sans/Arial, tamanho 12.
  7. Espaçamento entre linhas: 1,5.
  8. O arquivo deve ser salvo em .DOC
  9. O nome do arquivo deve ser as quatro primeiras palavras do título do trabalho.
  10. O arquivo deve ser produzido de acordo com o template indicado.
  11. Notas de rodapé podem ser utilizadas quando forem estritamente necessárias para elucidação de uma explicação ou fonte de informação. As notas de rodapé devem estar em fonte Liberation Sans/Arial, tamanho 10.
  12. Tabelas, gráficos e figuras, no corpo do texto, devem ser numeradas e conter a descrição do seu conteúdo em sua parte superior. Abaixo, deve-se indicar as fontes. As legendas precisam constar em fonte Liberation Sans/Arial, tamanho 11.

Orientações para a elaboração do Resumo Expandido

  1. O Resumo Expandido deverá ter entre 4 (quatro) e 6 (seis) páginas, incluindo referências.
  2. O texto deverá ser organizado em fluxo contínuo (sem tópicos).
  3. O Relato de Resultados de Pesquisa deverá ser composto de: problematização, objetivos, metodologia, resultados parciais ou finais (caso já existam), conclusões, referências (apresentadas de acordo com as Normas da ABNT vigentes). Baixe o template AQUI
  4. O Relato de Experiência deverá apresentar: contextualização da experiência, objetivos, reflexão crítico-teórica sobre a prática, conclusões, referências (apresentadas de acordo com as Normas da ABNT vigentes). Baixe o template AQUI

Critérios gerais de avaliação dos trabalhos

Os Resumos Expandidos serão avaliados pela Comissão Científica do evento mediante os seguintes critérios:

  1. Formatação em consonância com as orientações e normas do evento e da ABNT vigentes.
  2. Vinculação com o campo de interesse indicado pelo autor.
  3. Relevância do trabalho para ampliação das reflexões teórico-práticas de acordo com a temática.
  4. Organização das ideias e correções ortográfica e gramatical do texto.
  5. Referencial bibliográfico atualizado e pertinente à temática abordada.

Critérios específicos para avaliação de Relatos de Resultados de Pesquisa:

  1. Coerência, coesão e profundidade conceitual na argumentação da problemática em pauta no texto.
  2. Consistência e rigor na abordagem teórico-metodológica e na argumentação.
  3. Resultados parciais ou conclusivos de pesquisa em andamento ou concluída.

Critérios específicos para avaliação de Relatos de Experiência:

  1. Coerência e coesão na argumentação que relata o contexto da experiência.
  2. Reflexão crítica fundamentada sobre a prática vivenciada.

ATENÇÃO: A revisão linguística e ortográfica são de responsabilidade exclusiva dos
autores.

Orientações para apresentação dos trabalhos aprovados no evento

  1. As apresentações de trabalhos ocorrerão na sessão de comunicações, em formato
    presencial. A projeção de slides é opcional.
  2. O tempo de apresentação será de até 15 min.
  3. As apreciações e discussões serão realizadas com base no campo de interesse
    indicado no ato da submissão.
  4. As apresentações ocorrerão de acordo com a programação do evento

Anais

Os trabalhos aprovados e apresentados no Seminário deverão ser RESSUBMETIDOS no sistema, atendendo o indicado pelos avaliadores e também com identificação das autorias, conforme template a ser divulgado oportunamente, para que possam compor os anais do evento.

INSCRIPCIONES/ENVÍOS

La inscripción y envío de trabajos es GRATUITO
Como el sistema que utiliza la UFBA (GERE) es muy antiguo, si hay algún error, intente más de una vez, cambie de navegador e intente recargar la página.
Lo sentimos, pero este es uno de los puntos a discutir en nuestro evento.

Orientaciones generales

  1. Para socialización y divulgación de los trabajos en el evento, serán aprobados textos en las modalidades Resultados de Investigación y Relato de Experiencias.
  2. Los interesados deben presentar el texto en el formato de Resumen Expandido.
  3. Serán aprobados trabajos en portugués y español.
  4. Los trabajos deben ser totalmente originales. Para ello, no deben haber sido presentados en otros eventos o publicados.
  5. Cada persona inscrita puede presentar un Resumen como autor(a). En términos de co-autoría, inexiste restricción en el número de trabajos que pueden ser presentados.
  6. Serán aceptados trabajos con un máximo de tres (03) autores.
  7. El Resumen debe ser enviado por el autor principal a través de la página-web del evento: http://www.3conexaoescola-mundo.ufba.br
  8. El Resumen debe ser registrado en formato .DOC por el autor principal.
  9. El/la autor(a) deberá indicar el campo de interés para la presentación del trabajo, según las opciones temáticas disponibles en la página-web del evento. Las opciones son: 1) Educación y tecnologías digitales; 2) Activismo digital y 3) Soberanía digital.
  10. Al momento de enviar el trabajo, es de exclusiva responsabilidad del autor(a) incluir todos los datos solicitados por el sistema, quedando inhabilitada la inclusión de cualquier otra información o modificación en el texto a posteriori.
  11. La aprobación de los trabajos será realizada por medio del análisis del Resumen
    por parte de la Comisión Científica del evento.
  12. Los resúmenes aprobados y presentados deben ser enviados, una segunda vez, através de la página del evento para su publicación. Deben incluir los datos de
    identificación de los autores, vínculo institucional, así como las sugerencias y
    correcciones indicadas por los evaluadores.
  13. Los trabajos serán publicados en Anales electrónicos. Los links de acceso serán publicados en la página del evento.
  14. Al enviar los trabajos para su evaluación, los autores/co-autores concuerdan con la divulgación de los textos en los anales y/o en las plataformas digitales utilizadas en la socialización del evento.

Edición y componentes del texto

  1. Título del trabajo en mayúscula, negrita, fuente Liberation Sans/Arial tamaño 14, centralizado.
  2. El nombre del autor, co-autores o cualquier tipo de identificación del texto debe ser omitido, inclusive, en las propiedades del archivo.
  3. Referencias en el formato autor/data siguiendo las normas ABNT vigentes.
  4. Márgenes izquierdo y superior 3cm; márgenes derecho e inferior 2cm.
  5. Fuente: Liberation Sans/Arial, tamaño 12; 1.5 de Interlineado.
  6. El archivo debe ser enviado en .DOC.
  7. El nombre del archivo debe estar compuesto por las cuatro (04) primeras palabras del título del trabajo.
  8. El archivo debe ser presentado en la plantilla indicada.
  9. Notas de pie de página pueden ser utilizadas en casos estrictamente necesarios para fines explicativos o de identificación de la fuente de información. Formatear en fuente Liberation Sans/Arial, tamaño 10.
  10. Tablas, gráficos y figuras en el cuerpo del texto, deben ser enumeradas y presentar la descripción del contenido en la parte superior. En la parte inferior del recurso se deben indicar las fuentes. Formatear en fuente Liberation Sans/Arial, tamaño 10.

Orientaciones para la elaboración del Resumen Expandido

  1. La extensión del Resumen Expandido será entre cuatro (4) y seis (6) páginas, incluidas las referencias.
  2. El texto debe ser organizado en flujo continuo, sin tópicos o sub-tópicos.
  3. La modalidad Resultados de Investigación se debe organizar tomando en consideración: problematización, objetivos, metodología, resultados parciales o finales (caso existan), conclusiones, referencias (cumpliendo las pautas de las Normas ABNT vigentes). Descarga la plantilla AQUÍ
  4. La modalidad Relato de Experiencias se debe organizar tomando en consideración: contextualización de la experiencia, objetivos, reflexión crítico-pedagógica sobre la práctica, conclusiones, referencias (cumpliendo las pautas de las Normas ABNT vigentes). Descarga la plantilla AQUÍ

Criterios generales en la evaluación de los trabajos

Los resúmenes expandidos serán evaluados por la Comisión Científica del evento
mediante los siguientes criterios:

  1. Formato en correspondencia con las orientaciones y normas del evento y de la
    ABNT (vigentes).
  2. Vinculación con el campo de interés indicado por el autor.
  3. Relevancia del trabajo para la ampliación de las reflexiones teórico-prácticas de la temática.
  4. Organización de las ideas y corrección ortográfica y gramatical del texto.
  5. Referencias bibliográficas actualizadas y pertinentes con la temática abordada. 

Criterios específicos en la evaluación de los Resultados de Investigación:

  1. Coherencia, cohesión y rigor conceptual en la argumentación de la problemática.
  2. Consistencia y rigor teórico-metodológico.
  3. Resultados parciales o conclusivos de investigación en curso o finalizada.

Criterios específicos en la evaluación de los Relatos de Experiencias:

  1. Coherencia, cohesión y rigor conceptual en el relato del contexto de la experiencia.
  2. Reflexión crítica fundamentada en la práctica vivida.

Atención: La revisión lingüística y ortográfica del texto son de exclusiva responsabilidad de los autores.

Orientación para la presentación de los trabajos aprobados en el evento

  1. La presentación de los trabajos acontecerá de forma presencial. La proyección de diapositivas es opcional.
  2. El tiempo de presentación será 15 minutos máximo.
  3. Las apreciaciones y discusiones serán efectuadas en base al campo de interés
    indicado al momento del envío del trabajo.
  4. Las presentaciones se realizarán según la programación del evento.

Anales

Os trabalhos aprovados e apresentados no Seminário deverão ser RESSUBMETIDOS no sistema, atendendo o indicado pelos avaliadores e também com identificação das autorias, conforme template a ser divulgado oportunamente, para que possam compor os anais do evento.

PROGRAMAÇÃO INTERNACIONAL

CLIQUE NAS DATAS PARA VER COMPLETO
HAGA UN CLIC EN LAS FECHAS PARA LA PROGRAMACIÓN COMPLETA

Dia 15.10.2024

TERÇA-FEIRA

13:00 às 14:00 h. 

Credenciamento e Recepção aos inscritos - entrega de materiais do seminário

Abertura do stand I do CGI com publicações e banners sobre o CGI e suas ações

14:00 às 18:00 h

Abertura - vídeo de boas vindas 

Boas vindas anti-racista, com a Livia Maria Santana e Sant’anna Vaz - Promotora, Ministério Público da Bahia (*)

O hacker Galileu Galilei, a partir de Bertold Brecht

direção de Gil Vicente Tavares. [intervenção científico-cultural]

Homenagem ao dia dos professores com SINPRO, APLB-Bahia e APUB

Allysson Mustafa, presidente do Sindicato dos Professores do Estado da Bahia (Sinpro-Bahia)

Rui Oliveira, presidente da Associação dos Professores Licenciados da Bahia (APLB)

Representante da Associação dos Professores Universitários da Bahia (APUB)

Breve fala das autoridades

Paulo Cesar Miguez - Reitor da UFBA 

Luiza Matos Mota - Reitora do IFBA

Joana Angélica Guimarães da Luz(Reitora da UFSB)

Alessandro Fernandes de Santana - Reitor da UESC

Aécio José Araújo Passos Duarte - Reitor do IFBaiano

Renata Mielli - Coordenadora do CGI (a confirmar)

Manoel Barral Neto - Presidente da Academia de Ciências da Bahia (ACB)

Ana Maria Veiga - Presidente da Associação Nacional de História (a confirmar)

Mãe Nívea - Instituto Oyá e terreiro Ilê Axé Oyá

Nanci Franco - Diretora da FACED

Cesar Leiro - coordenador do PPGE

Marlene dos Santos - Coordenadora do PPGCLIP

Representação da ANPG Bahia (a confirmar)

Nelson Pretto - Coordenador do evento

Diálogo: Delírios Utópicos

Lívia Maria Santana e Sant´Anna Vaz (Escritora e promotora MP) e Antonio Lafuente (CSIC/Espanha) conversam com Nelson Pretto (FACED/UFBA)

 

Dia 16.10.2024

QUARTA-FEIRA

MANHÃ

9:00 h

Documentário sobre os 30 anos do GEC

9:30 - 10:30 h.

Mesa I:  Rede pela Soberania digital: desafios de sempre

Sérgio Amadeu da Silveira - UFABC

Beatriz Beá Tibiriça  - Coletivo Digital/SP

Uirá Porã -  Ativista/Ceará

Flavia Levefre - Intervozes/SP (a confirmar)

Jader Gama - UFPará (a confirmar)

Leonardo Lazarte - UnB (aposentando) (a confirmar) 

Vinicius Ramos - UFSC - coordenação

10:30 - 10:45 h

Comidinhas e bebidinhas

10:45 às 12:30

Mesa II: - O PSL Bahia, o ativismo digital e a internet no Brasil 

Aurélio Heckert - ativista e pioneiro do SL na Bahia

Mônica de Sá Dantas Paz -  STI/UFBA

Valessio Brito - ativista

Carlos Afonso - Nupec ex conselheiro do CGI (a confirmar)

Karina Menezes - Raul Hacker Club

Carla Freitas - mestre em computação (a confirmar)

Nelson Simões - RNP (a confirmar)

Maria Helena Bonilla - Coordenação

12:30 às 14:30 h

Almoço - livre

12:30 h - Saladearte Cinema UFBA

O menino da internet: a história de Aaron Swartz

Curadoria: Saladearte Cinema

TARDE

14:00 h: hall do primeiro andar

Abertura da instalação com a história do GEC [linha do tempo]

Abertura do stand II do CGI com publicações e banners sobre o CGI e suas ações

14:30 às 16:00 h.: Auditório 01

Conferência dialogada: Políticas Públicas de TI e a educação

Sergio Amadeu da Silveira - UFABC

Edmea Santos - UFRRJ

Daniel Queiroz Lopes - UFRGS (a confirmar)

Isabel Coloucci - UFSC (a confirmar)

Priscila Gonzales - EducaDigital (a confirmar)

Rafael Evangelista - UNICAMP (a confirmar)

Coordenadora: Marlene dos Santos - Faced/MPED/UFBA

14:30 - 16:00 h.: Auditório 02

Debate I: Mulheres hackers em ação na educação

Bea Tibiriça - Coletivo Digital/SP

Karina Menezes - Faculdade de Educação da UFBA e Raul Hacker Club

Mônica de Sá Dantas Paz -  STI/UFBA

Mariana Gomes -  Plataforma Conexão Malunga (a confirmar)

Coordenação: Salete Noro (UFBA)

16:00 às 16:15 h.: hall do primeiro andar

Comidinhas e bebidinhas

TARDE

14:30 às 16:00 h.: Auditório Contabilidade

Debate II: Culto à inovação

Edouard Aibar - Universidade Aberta da Catalunya (a confirmar)

Thiane Neves Barros - doutorando em comunicação UFBA (a confirmar)

Tania Hetkowski - UNEB (a confirmar)

Graça Druck - UFBA

Roberto Moraes - IFF (a confirmar)

Coordenação: Daniel Pinheiro - UFSB

16:00 às 16:15 h.: hall do primeiro andar

Comidinhas e bebidinhas

TARDE

16:15 às 18:30 h.

Mesa de apresentação trabalhos aprovados

1.

2.

3.

4.

5.

6.

[apresentação de dois em dois trabalhos, tendo um mediador, escolhidos entre os convidados externos e interno para cada dois trabalhos; sistemática: os dois apresentam e o mediador provoca o debate sobre eles; depois os próximos dois, com outro mediador, e por fim os últimos dois, com outro mediador]

NOITE

Lançamento dos livros “Conexão Escola-mundo: uma rede em processo”, de Andrea Lapa, Mariona Grane Oro e Nelson Pretto, “Conexão Escola-Mundo: espaços inovadoras para a formação cidadã’, organizado por Andrea Lapa e Nelson Pretto, e "Memórias e histórias do cinema na Bahia" (2 volumes), organizado por Milene Silveira Gusmão, Laura Bezerra, Izabel de Fátima Cruz Melo, Euclides Santos Mendes e Raquel Costa Santos, todos editados pela EDUFBA.

Apresentação do livro “Educação em um cenário de plataformização e de economia de dados”, por Rafael Evangelista - Unicamp e CGI.br

Abertura da mostra de painéis sobre os 35 anos do .br e do CGI (stand III)

Discotecagem com DJ Gabão acompanhado de um coquetel de lançamento dos livros e de abertura do evento.

Dia 17.10.2024

QUINTA-FEIRA

MANHÃ

8:00 às 9:00 h - hall do 1º andar 

Exposição das produções do GEC

Salão de Poster: as pesquisas do GEC no momento atual - instalação com as pesquisas em desenvolvimento do GEC com os bolsistas pibic, mestrandos e doutorandos

9:00 às 10:30 - Auditório I

Mesa Redonda III: Pesquisa em TIC e Educação: educação aberta

Simone Lucena - UFS

Andrea Lapa – UFSC e NYU/Nova Iorque/EUA

Mariona Oro - Universidade de Barcelona

Marina Bazzo - UFSC

Coordenação: Sule Sampaio - UFS

9:00 às 10:30 - Auditório II

Mesa Redonda IV: Pesquisa em TIC e Educação: redes e conexões

Silvina Casablancas - Universidad Nacional de Luján (UNLu) y Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO Argentina)

Gabriel Cevallos - IAEN

Maria Helena Bonilla - UFBA

Ignácio Aranciaga - UNPA

Coordenação: Kelly Alves - UFBA/GEC e MEHED

10:30 - 10:45 h.: hall do primeiro andar

Comidinhas e bebidinhas

MANHÃ

09:00 às 10:30

Mesa Redonda V: A inteligência artificial e a plataformização da educação

Tel Amiel - UnB

Amaia Arroyo Sagasta - Universidade de Mondragon/Espanha

Adriano Bruno - Unirio

Henrique Parra - UNIFESP

Coordenação - Daniel Pinheiro UFSB/CPF 

10:30 - 10:45 h.: hall do primeiro andar

Comidinhas e bebidinhas

MANHÃ

Mesa Redonda VI: Escolarização Aberta com Tecnologias Digitais: aproximando currículo, escola e sociedade

Karine Pinheiro de Souza - UFCA

Marcio Vieira de Souza - UFSC

Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida - PUC/SP

Sônia Maria da Conceição Pinto - UNEB

Coordenação: Miriam Struchiner - UFRJ

10:30 - 10:45 h.: hall do primeiro andar

Comidinhas e bebidinhas

MANHÃ

10:45 – 12:30 h

Mesa de apresentação trabalhos aprovados

1.

2.

3.

4.

5.

6.

12:30 h

Filme a confirmar

Curadoria: saladearte cinema

12:30 às 14:30

livre - almoço

TARDE/NOITE

Papo sobre Cultura Digital e cultura livre

com Discotecagem de IJ ana dumas (Carrinho Brau)

DJ Gabão

Ana Dumas - ativista da cultura

Cláudio Manuel (DJ e professor da UFRB)

Marcio Meirelles - TVV

José Carlos - Acervo da Laje

Sara Wagner York - ativista

Rose Lima - produtora cultural, TCA e Casa Rosa

Goli Guerreiro - antropóloga

Giselly Lima - UFBA

Maria Marighela - Presidente da Funarte (a confirmar)

Slam das Minas

Pola Robeiro - cineasta, Diretor do MAD

Coordenação: Messias Bandeira (UFBA - IHAC e Digitália)

18 às 19 .

Coquetel

19 h.

Visita guiada da exposição Armorial, numa parceria com o MAB

Dia 18.10.2024

SEXTA-FEIRA

MANHÃ

9:00 às 11:30 h

Hackathons, hacklabs, espaços makers, cozinha cívica: prototipar laboratórios cidadãos no ambiente escolar 

Intervenções de

Alexandre (Alê) Costa Barbosa - Núcleo de tecnologia do MTST (a confirmar)

Isabel Coloucci - UFSC (a confirmar)

Alexandre Aguado - IFSP (a confirmar)

Debora Abdala - Onda Digital/UFBA

Maria Carolina - ADM-UFBA

Raul Hacker Club

xxx - Maria Felipa Hacker Club - IAT/SEC Bahia

Valessio Brito - Jacobina

Jefferson Texeira Maciel - SEC Irecê

Síntese provocadora de Antonio Lafuente (CSIC/Espanha)

Coordenação - Karina Menezes - FACED/UFBA 

11:30 às 14:30

livre - almoço

TARDE

14:30 às 17:00 h

Educação, Ativismo e Soberania digital: atravessamentos e possibilidades

Rafael Evangelista - Unicamp e CGI (a confirmar)

Sara Wagner York - ativista

Jader Gama - UFPA (a confirmar)

Geo Saura - Universidade de Barcelona (a confirmar)

Fernanda Bruno - UFRJ (a confirmar)

Nelson Pretto - coordenação

TARDE

17:00 h

Arrastão da Soberania Digital - da Faculdade de Direito para a FACED

Mobilização com carrinho sonoro de Messias B. Figueiredo (IFBA), motorista do Nanotrix

Fragmento de O hacker Galileu Galilei

direção de Gil Vicente Tavares

Desconferência livre de encerramento

tempo livre para falar de 2 min

Coordenação de Augusto Cesar Leiro -PPGE/Faced/UFBA

Install fest ao longo da tarde na FACED/UFBA

PROGRAMAÇÃO REGIONAL

Dia 07.10.2024

SEGUNDA-FEIRA

Dia 08.10.2024

TERÇA-FEIRA

Dia 09.10.2024

QUARTA-FEIRA

Dia 10.10.2024

QUINTA-FEIRA

Dia
11.10.2024

SEXTA-FEIRA

PROMOÇÃO E ORGANIZAÇÃO

Universidade Federal da Bahia

Faculdade de Educação

Programa de Pós-graduação em Educação

Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias

Programa de Pós-Graduação em Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas

INSTITUIÇÕES PARCEIRAS

Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Universidade de Barcelona – Catalunha – Espanha

Instituto Federal Bahia (Campus Camaçari)

Instituto Federal Baiano (Campus Itapetinga)

Universidade Federal do Sul da Bahia

Universidade Estadual de Santa Cruz

COMITÊ CIENTÍFICO

Antonio Lafuente – CSIC – Espanha

Antonio Bartolomé Pina – Universidade de Barcelona

Paulo Dias – UAB Portugal

Mariona Grané – Universidade de Barcelona

Lucia Amante – UAB Portugal

Bento Silva – Universidade do Minho

Verónica Sofia Ficoseco – Universidad
Nacional de la Patagonia Austral – Unidad Académica San Julián – Argentina

Georgina Ivet Durán Jiménez – Universidad Católica de Temuco – Chile

Gabriel Francisco Cevallos Martinez- Instituto de Altos Estudios Nacionales IAEN – Universidad de Posgrado del Estado – Equador

José Benjamín Lujano López – Facultade de Economía y do Posgrado de Economía – Universidad Nacional Autónoma de México

Marina Bazzo de Espíndola – UFSC

Isabel Colucci Coelho- UFSC

Tel Amiel – UNB

Sérgio Amadeu da Silveira – UFABC

Edméa Oliveira dos Santos – UFRRJ

Sule Sampaio (Joseilda Sampaio de Souza) – UFS

Alexandre Garcia Aguado – IFSP

Henrique Zoqui Martins Parra – UFSP

Doriedson Almeida – UFOPA

Daniel Queiroz Lopes – UFRGS

Andreia Lapa – UFSC

Monica Fantin – UFSC

Daniel Silva Pinheiro – UFSB

Uriel José Castellanos Aguirre- IFBahiano

Nelson De Luca Pretto – UFBA

Maria Helena Silveira Bonilla – UFBA

Salete de Fátima Noro Cordeiro – UFBA

Karina Moreira Menezes – UFBA

Kelly Ludkiewicz Alves – UFBA

Katia Morosov Alonso – UFMT

COMISSÃO ORGANIZADORA

Nelson De Luca Pretto – UFBA – Coordenação

Maria Helena Silveira Bonila – UFBA – Coordenação

Salete de Fátima Noro Cordeiro – UFBA – Coordenação

Alfredo Luiz Menezes Portugal Castro – UFBA

Ana Luiza Santos de Braga – CEEPIA/UFBA

Andreia Machado Castiglioni de Araújo – UFBA

Anna Izabel Santos Mariano Muniz – UFBA

Beatriz Santos Caetano Nascimento – Instituto Oyá/UFBA

Brenda França da Silva – Instituto Oyá/UFBA

Carlos Henrique Morellato – Ifes/-UFBA

Daniel Silva Pinheiro – UFSB

Helena Avanzo – UFBA

Indiana dos Santos Alves de Souza – UFBA

Jamile Gondim Pires de Almeida – UFBA

Jaqueline de Jesus dos Santos Britto – UFBA

Joseilda Sampaio de Souza (Sule) – UFS

Juldair Delpupo Ifes/-UFBA

Juliana Massini Sanches Matos

Karina Moreira Menezes – UFBA

Kelly Ludkiewicz Alves – UFBA

Laura Vanessa Pereira Benjamim – UFBA

Levi dos Anjos Vieira – UFBA

Luan Veloso – UFBA

Mãe Nívia – InstitUto OyáMarisa Wimbo Segunda – UFBA

Maribel Costa Silva – CEEPIA

Samuel Torezani Montovani Ifes/UFBA

Tasso Lapa Dourado – UFBA

Uriel José Castellanos Aguirre – IFBaiano/Itapetinga