O GEC marcou presença na 70ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Duas atividades foram propostas à comissão organizadora do evento, sendo efetivamente incluídas na programação oficial. Uma das iniciativas nas quais os integrantes do grupo de pesquisa envolveram-se na organização foi a Mesa Redonda: Proposições para uma Educação Hacker, cuja coordenação esteve sob a responsabilidade do Prof.º Nelson Pretto e contou com as intervenções do Profº Fábio Goveia (UFES), Profª. Andrea Lapa (UFSC) e da Profª. Karina Menezes, também integrante do GEC. As questões abordadas por estes professores e professoras inspiraram os presentes a manifestarem inquietações especialmente relacionadas às suas vivências na universidade e em outros espaços sociais nos quais as relações entre tecnologias digitais e demandas formativas dos indivíduos estão em cheque.
Durante o espaço de debate provocado pelas intervenções dos convidados, uma das referências utilizadas para esclarecer o que é a “Educação Hacker”, foi a descrição do projeto “Conexão Escola Mundo” que visa, em linhas gerais, oferecer subsídios para a constituição de um ambiente mais plural, colaborativo e fundamentado na cultura digital nos contextos escolares. Além disso, temáticas como direitos humanos e acesso/preservação da memória também aparecem como elementos mobilizadores das iniciativas propostas e articuladas pelos próprios professores dessas escolas com apoio da equipe do projeto.
Outra importante contribuição do GEC para esta edição da SBPC, se deu através da oferta do Minicurso “Criar, Licenciar e Compartilhar Recursos Educacionais Abertos” organizado pela Prof.ª Salete Cordeiro e pelo doutorando Daniel Pinheiro. A atividade foi aberta ao público e contou com mais de trinta pessoas inscritas tendo ampla participação ao longo dos quatro dias de encontro.
A proposta do minicurso foi ofertar à comunidade um olhar diferenciado para a criação de conteúdos que vem sendo produzida/destinada para educação na contemporaneidade. A partir dos momentos de exploração teórica propostos ao longo dos encontros, foi possível compreender que existem restrições legais impostas pela lei de direitos autorais em vigor no Brasil no que diz respeito a utilização indiscriminada de bens culturais tais como vídeos, imagens e arquivos digitais, ainda que para fins educacionais. Este impeditivo constitui mais um dos motivos pelos quais educadores comprometidos com a perspectiva de acesso aberto ao conhecimento devem tomar parte no movimento pelos Recursos Educacionais Abertos (REA) – materiais didáticos produzidos em suportes físico ou digital, que estão disponíveis para uso sob licenças flexíveis que expressam objetivamente suas possibilidade de aplicação.
Além da parte teórica, os participantes também foram desafiados a produzirem seus próprios REA. A ideia era construir conteúdos que sintetizassem a reunião da SBPC em Maceió e quais as aprendizagens, questionamentos e proposições que ela estava provocando. Desta maneria, uma diversidade de olhares vieram à tona após a edição das fotografias, imagens e composições textuais elaboradas pelos participantes. Ao longo do processo de composição dos recursos, os envolvidos exploraram os softwares livres Gimp e Inkscape, além disto, visitaram as plataformas de licenciamento providas pelo coletivo Creative Commons internacional e brasileiro. Por fim, todos ainda fizeram suas contas em repositórios e referatórios abertos nos quais foi possível disponibilizar os recursos que criaram – Educapes e RELIA.
Os REA produzidos pelos participantes também estão disponíveis aqui: https://noosfero.ufba.br/minicurso-rea-sbpc-2018
Os slides e outros materiais utilizados para referenciar a parte teórica do minicurso estão disponíveis aqui: https://noosfero.ufba.br/minicurso-rea-sbpc-2018/referencias-de-estudo
A próxima Reunião da SBPC está prevista para ocorrer em Julho de 2019 na cidade de Campo Grande, MS e alguns dos integrantes do GEC já estão animados para estarem presentes e ofertarem novas atividades a fim de compartilhar conhecimentos, trocar experiências e, claro, manter a tradição de ter o #GECnaSBPC.
-
Posts recentes
- Artigo de Kelly L. Alves sobre o rádio e o 25 de abrilpor NelsonPrettocriado por //chat.openai.com. Leia ouvindo Chico em Tanto ao Mar, no youtube A Revolução que começou pelo rádio. Kelly Ludkiewicz AlvesProfessora da Faculdade de Educação da UFBA No dia 25 de abril se comemora os 50 anos da Revolução dos Cravos em Portugal. Também conhecido como 25 de Abril, o … Continue lendo →
- A produção de discurso pedagógico no marketing de conteúdopor Cleonilton SouzaJá está disponível no repositório da Universidade Federal da Bahia, o texto da tese de doutorado sobre os discursos pedagógicos no marketing de conteúdo, de Cleonilton Souza, pesquisador do GEC. Continue lendo →
- Seminário: “A Imagem-emaranhada: pedagogias críticas com o cinema”por NelsonPrettoDia 12 de Abril de 2024, na Faculdade de Educação da UFBA, acontecerá a conferência “A Imagem-emaranhada: pedagogias críticas com o cinema” com participação do cineasta e doutor em Comunicação Social pela FAFICH/UFMG, Gustavo Jardim. A conferência integra o Ciclo de Estudos “Educação, sociedade e práxis pedagógica”, uma ação de … Continue lendo →
- Tabuleiro Digital, 20 anospor NelsonPrettoTabuleiro Digital, 20 anos Há 20 anos, no dia 23 de janeiro de 2004, em uma cerimônia festiva no vão do primeiro andar da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) lançávamos o projeto Tabuleiros Digitais, uma criação do nosso grupo de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias … Continue lendo →
- Artigo de Carla Aragão e Gisele Cravero em A Tardepor NelsonPrettoComo os dados abertos impactam a vida cotidiana? Carla Aragão e Gisele Craveiro* O Brasil foi escolhido para ser o país sede da próxima edição da Condatos – Conferência Regional para Dados Abertos da América Latina e Caribe e do Abrelatam – Encontro Aberto para uma Região Aberta, eventos mais … Continue lendo →
- Artigo de Kelly L. Alves sobre o rádio e o 25 de abril
-
Comentários