Interseções entre comunicação, técnica, arte e educação

Curso de Leitura de Cinema III

De 27 de setembro a 13 de outubro passado, os cineclubes Vesúvio e CINECITTÀ do Instituto de Letras da UFBA (ILUFBA), em parceria com o cineclube Fruto do Mato (Lençóis-BA) e o programa de extensão Janela Indiscreta, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), realizaram a terceira edição do Curso Leitura de Cinema.
Na programação do Evento as discussões se pautaram nas seguintes temáticas: Procura-se a crítica desesperadamente, em 27/09, com a participação do professor do Centro Universitário UNIFTC, Leonardo Campos; em 29/09, a professora Janaína Vasconcelos, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), conduziu discussões sobre Fotografia Cinemática: decodificando o cosmos diegético; os cineastas Nádia Mangolini (SESC/SP) e Marcus Vinicius Vasconcelos (Estúdio Teremim) conversaram sobre A animação autoral e o formato do curta-metragem, no dia 04/10; já no dia 06/10, a conversa foi em torno de Cinema e literatura: um diálogo intersemiótico, com a presença do educador Juca Badaró (UESB). O quinto encontro (13/10) teve a participação do fotógrafo Miguel Vassy, que encerrou o evento com atividades práticas do uso da fotografia no cinema, cujo tema foi Filmar com o corpo: uma aula de câmera na mão e suas técnicas.
A ação educacional teve 10 horas de carga horária e ofereceu certificados para os participantes. A professora da Faculdade de Educação da UFBA, Kelly Ludkiewicz Alves, uma das organizadoras do Evento, e também integrante do GEC, fez o seguinte comentário sobre o envolvimento do GEC em questões relacionadas ao cinema:
A participação do GEC na promoção do Curso Leitura de Cinema III é importante por contribuir para o acesso a conteúdos relacionados ao cinema, em aulas que apresentaram ao público técnicas audiovisuais, que possibilitaram compreender o processo de realização dos filmes a partir da linguagem cinematográfica. Além disso, a promoção de atividades de ensino, pesquisa e extensão de forma articulada, promove espaços inclusivos, de formação, debate e valorização da arte e da cultura, que fortalecem a integração entre a universidade pública e a sociedade. Por fim, a realização de um curso utilizando soluções livres para transmissão das aulas é fundamental como movimento político para fortalecermos a importância do livre e do aberto na educação.
Já o doutorando Igor Tairone, também integrante do GEC, participou do Evento como intérprete de Libras. Segundo ele:
Os intérpretes de língua brasileira de sinais são importantes em palestras, cursos e demais eventos por possibilitarem que deficientes auditivos consigam ter acesso ao importante conhecimento produzido, bem como também participarem ativamente das discussões. No cinema, por exemplo, temos as legendas e outros mecanismos para promoção de acessibilidade, o que tornou extremamente positivo que houvesse interpretação num curso sobre a sétima arte, o cinema.
A iniciativa da ação educacional ajuda a firmar a presença do GEC como grupo de pesquisa vinculado às questões das tecnologias e da comunicação, ao trazer para um público mais amplo as interfaces entre ciência, técnica, artes e educação.
Que outros eventos assim possam ser realizados com a presença dos componentes do GEC e que sirvam para ampliar a atuação da Faced-UFBA como impulsionadora de pesquisa em educação de forma transdisciplinar.
Visite o site do Cineclube Vesúvio para obter mais informações sobre as atividades de extensão em cinema e educação na UFBA.
Os vídeos das aulas do Curso Leitura de Cinema III já estão disponíveis no Canal do Curso na plataforma EDUPLAY.
No Canal também estão disponíveis os vídeos do Curso Leitura de Cinema II, realizado em dezembro de 2020, no qual foram trabalhados os temas figurino, roteiro, efeitos sonoros e documentário.
Até a próxima!

Esta entrada foi publicada em Resenhas e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.