Seminário: “A Imagem-emaranhada: pedagogias críticas com o cinema”

Dia 12 de Abril de 2024, na Faculdade de Educação da UFBA, acontecerá a conferência “A Imagem-emaranhada: pedagogias críticas com o cinema” com participação do cineasta e doutor em Comunicação Social pela FAFICH/UFMG, Gustavo Jardim.

A conferência integra o Ciclo de Estudos “Educação, sociedade e práxis pedagógica”, uma ação de extensão permanente Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE). Gustavo Jardim analisará como a comunicação pretende abarcar as nuances de um cinema experimental inserido em contextos formativos dentro e fora das escolas, buscando refletir sobre a natureza da transformação colocada em jogo em processos de pedagogias críticas com as imagens e os sons. Parte de filmes de referência mundial e alguns trabalhos produzidos por estudantes para  analisar as experiências de criação e crítica que apostam na produção de  singularidades com os cinemas e os territórios.

Serão comentadores da conferência a cineasta e produtora baiana Day Sena e o professor da Faculdade de Comunicação da UFBA José Roberto Severino. A mediação será de Tasso Dourado e a apresentação de Nelson Pretto (FACED/UFBA.

O evento acontecerá às 10 horas no auditório I da Faculdade de Educação da UFBA, no Vale do Canela, e estão todos convidados a se inscreverem no site do GEC: www.gec.faced.ufba.br.

Link para inscrição, clique aqui.

Será fornecido certificado de participação.

Quem são os convidados

Gustavo Jardim é cineasta e educador. Diretor de filmes documentários, experimentais e vídeo instalações. Mestre em Cinema e Educação pela FAE/UFMG. Doutor em Comunicação Social pela FAFICH/UFMG, com período sanduíche na Universidade de Chicago. É integrante do grupo de pesquisa Poéticas da Experiência e artista colaborador do South Side Home Movie Project em Chicago. Membro da coordenação da Rede KINO de cinema, audiovisual e educação na América Latina e do LAIS – Laboratório e Arquivo de Imagem e Som da FAE – UFMG. Curriculo Lattes.

Day  Sena  é  diretora  audiovisual,  diretora  de  produção  e  produtora  executiva  de  Salvador-BA. Atua há 18 anos no audiovisual e há 21 anos no mercado cultural. Foi a primeira coordenadora negra de TV na Bahia. Premiada duas vezes com Galgo de ouro no Festival de Gramado e duas vezes no Fest Aruanda. Já atuou fazendo a direção de produção de longas de ficção e documentários, curta  metragens,  séries,  webséries  e  realities.  Fez  a  direção  de  curta  metragens  como  Odum Adotá, É D’Oxum e Samba Junino – de porta em porta. Atualmente está em desenvolvimento de outros dois longas metragens que vai dirigir. À frente da Salamandra Produções, faz consultoria de projetos, formação em audiovisual e produção executiva de diversos projetos. Das obras que já atuou, destacam-se negociações ou exibições em canais e plataformas como Netflix, Amazon Prime, canal Brasil, TVE-BA, Canal Curta e HBO.

José Roberto Severino, Professor associado da Faculdade de Comunicação e do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA. É pesquisador do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura – CULT e do Diversitas/USP. Pesquisador da REC LAC- Rede de Cooperação Acadêmica para o PCI da América Latina e Caribe. Pesquisador do Grupo de Trabalho em Cultura e Políticas Culturais do CLACSO (Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais). Pesquisador do Observatório da Economia Criativa da Bahia (OBEC) na Pesquisa Nacional de Práticas Educativas dos Museus Brasileiros: um panorama a partir da Política Nacional de Educação Museal – Pesquisa Educação Museal Brasil (PEMBrasil).

Sobre NelsonPretto

Professor (e ativista) da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Esta entrada foi publicada em Artigos e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.