-
Posts recentes
- Artigo de Kelly L. Alves sobre o rádio e o 25 de abrilpor NelsonPrettocriado por //chat.openai.com. Leia ouvindo Chico em Tanto ao Mar, no youtube A Revolução que começou pelo rádio. Kelly Ludkiewicz AlvesProfessora da Faculdade de Educação da UFBA No dia 25 de abril se comemora os 50 anos da Revolução dos Cravos em Portugal. Também conhecido como 25 de Abril, o … Continue lendo →
- A produção de discurso pedagógico no marketing de conteúdopor Cleonilton SouzaJá está disponível no repositório da Universidade Federal da Bahia, o texto da tese de doutorado sobre os discursos pedagógicos no marketing de conteúdo, de Cleonilton Souza, pesquisador do GEC. Continue lendo →
- Seminário: “A Imagem-emaranhada: pedagogias críticas com o cinema”por NelsonPrettoDia 12 de Abril de 2024, na Faculdade de Educação da UFBA, acontecerá a conferência “A Imagem-emaranhada: pedagogias críticas com o cinema” com participação do cineasta e doutor em Comunicação Social pela FAFICH/UFMG, Gustavo Jardim. A conferência integra o Ciclo de Estudos “Educação, sociedade e práxis pedagógica”, uma ação de … Continue lendo →
- Tabuleiro Digital, 20 anospor NelsonPrettoTabuleiro Digital, 20 anos Há 20 anos, no dia 23 de janeiro de 2004, em uma cerimônia festiva no vão do primeiro andar da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) lançávamos o projeto Tabuleiros Digitais, uma criação do nosso grupo de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias … Continue lendo →
- Artigo de Carla Aragão e Gisele Cravero em A Tardepor NelsonPrettoComo os dados abertos impactam a vida cotidiana? Carla Aragão e Gisele Craveiro* O Brasil foi escolhido para ser o país sede da próxima edição da Condatos – Conferência Regional para Dados Abertos da América Latina e Caribe e do Abrelatam – Encontro Aberto para uma Região Aberta, eventos mais … Continue lendo →
- Artigo de Kelly L. Alves sobre o rádio e o 25 de abril
-
Comentários
O algoritmo como questão social
A sigla ADM é um trocadilho para discutir a ideia sobre Algoritmos de Destruição em Massa, em lugar da significação Armas de Destruição em Massa.
Pois é, a matemática e cientista de dados Cathy O’Neil provoca o leitor quando traz para o debate algumas das consequências dos algoritmos na vida cotidiana, com o livro Algoritmos de destruição em massa – como o big data aumenta a desigualdade e ameaça a democracia.
O livro aborda como os algoritmos, esses códigos computacionais, interferem na vida do cidadão em questões como busca de emprego, processo eleitoral, compras on-line, aquisição de seguros ou busca de informações na internet.
Para Cathy, os algoritmos podem ser usados para produzir desigualdades sociais e prejudicar a população mais pobre.
Cathy O’Neil sinaliza para uma discussão necessária, em que algoritmos e big data são tratados não-somente como questão técnica, mas também como questão social.
O livro é um convite à boa polêmica e é uma leitura necessária nesses tempos do avanço dos usos de algoritmos, big data e internet das coisas de forma corrente e intensa.
Fica a dica de leitura!
Dados do livro:
Algoritmos de destruição em massa – como o big data aumenta a desigualdade e ameaça a democracia, Cathy O’Neil, editora Rua do Sabão, 2020, tradução (do inglês) de Rafael Abraham, 343 p.
Esta entrada foi publicada em Resenhas e marcada com a tag Algoritmos, Big data, Cathy O'Neil. Adicione o link permanente aos seus favoritos.