Design com software livre: liberdade para sua criatividade

Um mês em quatro dias e meio: essa foi a maratona formativa organizada por meio do projeto CC_Livre: Conhecimento Livre e Divulgação Científica, com a vinda do designer Gráfico Carlos Eduardo Mattos (com dois Ts, viu?) da Cruz.
Com uma agenda de trabalho intensa, foram abordados os principais recursos dos softwares Inkscape (desenho vetorial), GIMP (Edição de imagens), KDenlive (Edição de Vídeo) e Openshot (Edição de vídeos e produção de vinhetas).
Integrantes do Onda Digital e Tecciência (IME), GEC (FACED), ÉduCanal (FACED), Agência Experimental (FACOM) e do STI, estiveram presentes no decorrer desses dias.


Uma amostra do que rolou no curso pode ser encontrada nos links abaixo:

INKSCAPE

Tutorias do Inkscape

GIMP

Gerando Imagem CMYK no Gimp – Tiff

Recorte de cabelo no Gimp

Perfis de Cores

Extensões do GIMP: https://code.google.com/archive/p/gimp-extensions/downloads

Kdenlive e OpenShot

Para acessar um material completo relacionado ao que foi abordado no minicurso, basta  acessar  o Cecid Cena Aberta  série produzida pela Riosoft com todos os passos para se fazer uma produção em vídeo usando somente Software Livre. Disponível em  http://cadunico.art.br/cecid-cena-aberta/
Claro que não poderia faltar um papo forte sobre licenças! O vídeo abaixo dá ideia do que defendemos:

 
 

Esta entrada foi publicada em Eventos, Resenhas e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *