"Problemas Ambientais do Lixo Tecnológico"

Evento importante na UFBA :

A Escola Regional de Computação dos Estados da Bahia, Alagoas e Sergipe (ERBASE) é o principal evento acadêmico anual de computação na região e visa promover a disseminação de conhecimentos e experiências agregando as instituições de ensino superior dos três estados.

Esta 8ª edição destaca os “Problemas Ambientais relacionados às Tecnologias de Informação e Comunicação” como tema principal do evento. O chamado lixo tecnológico provocado pelo descarte indevido de equipamentos eletrônicos e, em especial, equipamentos de informática  tem provocado danos consideráveis ao meio ambiente e à qualidade de vida de populações que se encontram expostas a esse tipo de dejeto, principalmente em países pobres. Neste rol não figuram apenas os computadores pessoais, mas uma gama de dispositivos de vida útil extremamente curta e/ou velozmente descartáveis, a exemplo de celulares, PDAs, smartphones, tocadores de MP3 e MP4 e videogames. Políticas voltadas à conscientização e o controle dessa desenfreada espiral de dejetos tecnológicos são questões de extrema relevância na atualidade.
No ano de 2008, a ERBASE será realizada pelo Departamento de Ciência da Computação e o Centro de Processamento de Dados da Universidade Federal da Bahia sob a coordenação dos professores Débora Abdalla e Luciano Porto Barreto.
Rejane Matos.

Esta entrada foi publicada em Eventos e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.