Resultado da seleção – Grupo de Estudos Direitos Fundamentais

Abaixo o resultado da seleção do grupo de estudos na área de Direitos Fundamentais, sob coordenação do professor André Batista Neves, indicando os nomes dos 25 estudantes selecionados, em ordem alfabética.

A primeira reunião do grupo ocorrerá no dia 28/02/2013 (quinta-feira), às 8:30h, na FDUFBA, em sala a definir. E-mails foram  encaminhados a todos os aprovados com essa informação.

Parabéns aos aprovados!

RESULTADO SELEÇÃO DO GRUPO DE ESTUDO – DIREITOS FUNDAMENTAIS
1. ADRIANA MOURA MATTOS DA SILVA
2. ANA CAROLINA REIS SANTOS
3. ANDRÉ FILIPE CUNHA COSTA
4. AVELINO PEREIRA DOS SANTOS NETO
5. BRUNA MARCELLE CÂNCIO BOMFIM
6. CAIO VINÍCIUS DE JESUS FERREIRA DOS SANTOS
7. CÁSSIA MANUELA ROCHA FERREIRA
8. DAINE DOS SANTOS
9. DANIEL FONSECA FERNANDES DA SILVA
10. DANIEL PINHEIRO LONGA
11. FERNANDA MARQUES SAMPAIO
12. GABRIEL FERREIRA DA FONSECA
13. GABRIELA BARRETO MUNIZ
14. HUGO LEONARDO CHAVES SOARES
15. HUGO VASCONCELOS LOULA
16. IONARA NAIARA CARVALHO SANTOS
17. JOSEFA GEISA PINHEIRO DE SOUZA
18. KARINA REIS MOACYR
19. KAROL PIRES FREITAS
20. LAÍS DE ALMEIDA LACERDA
21. LUÃ RIBEIRO DA PAIXÃO
22. LUIZA SAMPAIO CUNHA
23. MARCOS FLÁVIO LAGO LOPES
24. MATEUS SANTOS AGUIAR
25. NINA PEREIRA MALHEIROS

Para saber um pouco mais sobre o grupo acesse o edital aqui.

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Membro fundador do CEPEJ indicado ao CNJ

Saulo José Casali Bahia. Até 1985, esse nome poderia até ser considerado apenas o nome de mais um estudante da Faculdade de Direito da UFBA. Mas esse estudante decidiu fazer além, fundou o CEPEJ – Centro de Estudos e Pesquisas Jurídicas e foi seu primeiro presidente. Saulo edificou uma sólida carreira acadêmica e profissional, abrindo oportunidades para que outros depois de si também o fizessem.

Atualmente, Saulo Casali é um nome fácil de ser encontrado entre as boas novas. Doutor em Direito, Juiz federal, professor da Casa em que se graduou, colaborador do CEPEJ, Saulo foi indicado para compor o Conselho Nacional de Justiça.

O CEPEJ se sente muito orgulhoso de ter feito – e fazer, até hoje! – parte da vida de Saulo Casali. Que seu nome seja sempre lembrado por suas atuações – e que não seja diferente no CNJ.

Parabéns, professor!

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QUINTAS FUNTAMENTAIS

O CEPEJ promoverá, em parceria com o professor Rodolfo Pamplona, mais uma edição do Projeto “Quintas Fundamentais”! O evento estimula uma integração entre a graduação e a pós-graduação da faculdade, a partir de palestras realizadas pelos mestrandos e doutorandos da FDUFBA.

As inscrições serão gratuitas, no local do evento, mediante assinatura da lista de presença com um dos membros do CEPEJ. Serão certificadas 2h de atividades extracurriculares, aos graduandos que participarem.

  • Tema: A natureza jurídica da cobrança do uso de recursos hídricos: taxa ou preço público?
  • Palestrante: Prof° Deraldo Dias
  • Quando: 21/02/2013 – quinta-feira
  • Onde: Sala 206, 2° andar, FDUFBa

Busque mais informações também através do evento no facebook: http://www.facebook.com/#!/events/336853306434174/

 

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SEMINÁRIO SOBRE LIBERDADE RELIGIOSA

Ocorrerá no dia 30/01/2013, das 18:30h às 20:30h, na Sala da Congregação da Faculdade de Direito da UFBA, o I SEMINÁRIO SOBRE LIBERDADE RELIGIOSA DA FACULDADE DE DIREITO DA UFBA. O evento contará com palestras dos membros do Grupo de Pesquisa: “Liberdade Religiosa: uma Análise Transdisciplinar”, sob orientação do Dr. Manoel Jorge e Silva Neto, trazendo as mais novas discussões acerca do Direito Fundamental à Liberdade Religiosa.

As inscrições são gratuitas e serão realizadas no local. Serão certificadas 2h para fins de integralização curricular.

PROGRAMAÇÃO:

  • 18:30h – Rafael Ribeiro A Tutela à Liberdade Religiosa no Estado da Bahia: a historica (in)visibilidade seletiva e sua influência axiológico-normativa na Hermenêutica Constitucional
  • 19:00h – Thiago Teles Intolerância Religiosa: uma análise jurídico-transdisciplinar de combate à violação do Direito Fundamental à Liberdade Religios
  • 19:30h – Ravena Seida Proteção à Liberdade de Culto: o Sacrifício de Animais promovido pelas Religiões de Matriz Africana e a sua conformidade com a Legislação Pátria
  • 20:00h – Maria Catarina Ribeiro A Responsabilização Civil das Entidades Religiosas Donatárias

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ProSel 2012.2 – Resultado penúltima etapa

O CEPEJ vem, através deste comunicado, divulgar que os candidatos APROVADOS no PROCESSO SELETIVO para participar da última etapa (capacitação) foram:

  1. ANA CAROLINA REIS
  2. BRUNA TOURINHO
  3. BRUNO MOITINHO
  4. CINTIA SANTOS
  5. DANIEL NASCIMENTO
  6. DEYLANE AZEVEDO
  7. FERNANDA FIGUEREDO
  8. FERNANDA SEIXAS
  9. LAIS FURTADO
  10. LEONARDO BURGOS
  11. LUCAS BARRIOS
  12. LUCAS FERNANDES
  13. LUIZ IVAN FILHO
  14. MARINA CELESTINO
  15. REBECCA SANTOS
  16. SAMORY SANTOS
  17. STEPHANE YU MA

Em virtude do excelente desempenho dos candidatos, foram oferecidas duas vagas a mais, para além das 15 (quinze) vagas previstas no art. 2º do Edital do Processo Seletivo.

Os candidatos aprovados, nos ditames do Título V do Edital, serão em breve convocados para passarem por uma Capacitação Interna; obviamente, por uma questão de razoabilidade, após o término do período de provas, em data que será divulgada em momento devido.

O CEPEJ agradece a todos os que participaram do processo seletivo, selecionados ou não, ressaltando a possibilidade dos membros que não foram aprovados também poderem auxiliar em algumas de nossas atividades enquanto “membros colaboradores”, na forma do art. 32, parágrafo único do Estatuto do CEPEJ.

Caso interessado em fazê-lo, para saber mais a respeito de como funciona o regime dos “membros colaboradores”, agende uma visita ao CEPEJ através do nosso e-mail institucional: “cepej.ufba@gmail.com” ou envie uma mensagem pra esse nosso perfil no Facebook.

Lembrando ainda que os candidatos que individualmente estejam interessados em receber um “feedback”, sabendo o porquê de não terem sido aprovados, na forma do art. 16 do Edital, podem enviar um e-mail solicitando-o. O CEPEJ responderá os e-mails em até 30 (trinta) dias, a contar do término das quatro primeiras etapas do processo seletivo (art. 16, §2º).

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EDITAL DE SELEÇÃO PARA GRUPO DE ESTUDO: Leituras Complementares de Direitos Fundamentais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA GRUPO DE ESTUDO

Art. 1º Estão abertas as inscrições para o Grupo de Estudo em Direito Fundamentais, organizado pelo CEPEJ e coordenado pelo Professor André Luiz Batista Neves, com o tema “Leituras Complementares de Direitos Fundamentais”.

Art. 2º O Grupo de Estudo consistirá na leitura e discussão de três obras durante o semestre. Para cada livro será sorteado um relator e um revisor, que deverão postar suas resenhas a respeito dos textos nos prazos determinados no cronograma. A partir daí, os demais componentes do grupo terão cinco dias para adicionar seus comentários, que devem ser embasados doutrinaria e, se for o caso, jurisprudencialmente.

Art. 3º Os objetivos do grupo de estudo são:
I – oferecer aos discentes um espaço de discussão sobre temas que normalmente não se consegue enfrentar propriamente na graduação;
II – produzir material doutrinário (artigos científicos, trabalhos de conclusão de curso) a partir ou com o auxílio das leituras propostas;
III – realizar um seminário com a exposição dos integrantes do grupo.

Art. 4º As reuniões serão realizadas mensalmente, durante o turno matutino, respeitando o cronograma estabelecido pelo coordenador.

Art. 5º O período de inscrição será de 21 de janeiro a 07 de fevereiro de 2013.

Art. 6º As inscrições serão feitas através do e-mail leiturascomplementares@hotmail.com.

Art. 7º O candidato deverá ser estudante da graduação, regularmente matriculado na UFBA, ter domínio das línguas inglesa e espanhola, já ter cursado a disciplina Direitos Fundamentais e ter obtido a média final igual ou superior a 7,0 (sete) pontos.

Art. 8º Como forma de aferição de atendimento ao requisito para ingresso no Grupo de Estudo será necessário o envio ao e-mail acima do nome completo, registro de matrícula e Histórico Escolar do SIAC.

Art. 9º A primeira reunião do Grupo iniciar-se-á na semana entre os dias 18 e 22 de fevereiro de 2013. A confirmação da data e horário ocorrerá via e-mail pelo coordenador.

Art. 10º A certificação da participação está sujeita a avaliação do coordenador, que analisará o desempenho de cada um no cumprimento de seus encargos.

Art. 11º Os trabalhos desenvolvidos pelos integrantes do grupo de estudo serão contabilizados como atividades complementares para efeito de integração curricular, sendo necessária homologação pelas coordenações da pós-graduação e da graduação.

Salvador, 21 de janeiro de 2013.

André Luiz Batista Neves
Coordenador do Grupo de Estudo

Gabriel Ferreira da Fonseca
Presidente do CEPEJ

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Resultado da seleção – Direito de Informática de Informática Jurídica

Aos estudantes que realizaram a prova para seleção do Grupo de Pesquisa sobre Direito de Informática de Informática Jurídica, segue abaixo a lista dos aprovados em ordem alfabética:

  • ANDREY O. DE SOUZA
  • DANIEL FERNANDES DIAS NOGUEIRA
  • GUSTAVO LEÃO DE ARAÚJO
  • RAFAEL CARNEIRO D´ÁVILA TEIXEIRA
  • SILVIA CRISTINA BASTOS ANDRADE

Parabéns aos aprovados!

Lembramos a todos do Art. 2º do edital: “Informa-se que todas as pessoas que não participaram ou mesmo aqueles que não foram aprovados, podem participar das reuniões.”

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Resultado 1ª etapa – PROSEL 2012.2

É com imenso prazer que o CEPEJ vem informar os selecionados na primeira fase do Processo Seletivo 2012.2:

  1. AGENOR CALAZANS NETO
  2. ANA CAROLINA REIS SANTOS
  3. BRUNA LAÍS REIS SOUSA TOURINHO
  4. BRUNO MOITINHO DE SOUZA
  5. CÁSSIO DOS SANTOS SANTIAGO
  6. CÍNTIA MARTHA DE SOUZA SANTOS
  7. DANIEL MATHIAS DA SILVA CERQUEIRA
  8. DANIEL SOUZA DO NASCIMENTO
  9. DEYLANE AZEVEDO MORAES LEITE
  10. FÁBIA LEYA CABRAL
  11. FERNANDA CARIBÉ SEIXAS
  12. FERNANDA DOS SANTOS FIGUEREDO
  13. GABRIELA MARTINS
  14. GUILHERME AFONSO DOURADO
  15. KAIDE CRUZ OLIVEIRA
  16. LAÍS FURTADO
  17. LEONARDO BURGOS
  18. LIZ FONSECA DOS SANTOS
  19. LUCAS DE GOIS BARRIOS
  20. LUCAS FERNANDES DE SOUZA SILVA
  21. LUIZ IVAN DOS SANTOS FILHO
  22. MARCOS ANDRADE
  23. MARINA PESQUEIRA
  24. NADJA DE LIMA SACRAMENTO
  25. REBECCA LIMA SANTOS
  26. SAMORY SANTOS
  27. STEPHANE C. S. S. YU MA

Parabéns aos candidatos supracitados! Pedimos, agora, que aguardem contato por e-mail, para que sejam agendadas as entrevistas que configuram a segunda fase deste Processo, conforme especifica o edital.

Aos que não foram selecionados, não desistam! Mais sorte da próxima vez! Caso haja interesse, o feedback poderá ser solicitado através do nosso endereço eletrônico.

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Calendário Quintas Fundamentais

As próximas palestras do Quintas Fundamentais já estão marcadas, ocorrerão nos seguintes dias e versarão sobre os seguintes temas:

  • 10.01.2013 – Status sexual dos seres humanos no mundo pós-humano (Urbano Félix)
  • 24.01.2013O discurso de ódio como uma forma não ética e jurídica de exercer a liberdade de expressão (Lamine Sisse)
  •  21.02.2013A tutela jurídica do enfrentamento da alienação parental nas relações familiares (Patricia Souza Alves)
  • 07.03.2013Direito de greve pós-CF/88 (Hugo Roxo)

Todas as palestras ocorrerão das 12h às 14h na Congregação da Faculdade de Direito ou em uma das Salas da Pós-Graduação (2º andar).

Serão certificadas 2h a fim de preenchimento de carga horária para as Atividades Complementares.

Para saber mais sobre o projeto Quintas Fundamentais acesse a nossa página CEPEJ EM AÇÃO.

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Abertura de seleção para o Grupo de Pesquisa sobre “Novos paradigmas sobre a inserção das tecnologias de informação no cotidiano jurídico”

Os professores Antonio Adonias e Renato Dantas liderarão um grupo de pesquisa com o tema: Novos paradigmas sobre a inserção das tecnologias de informação no cotidiano jurídico. Inicialmente, serão selecionados 20 pesquisadores.

Os objetivos do grupo de pesquisa são: I – desenvolver atividades de pesquisa com um foco multidisciplinar, englobando recortes do tema geral nas áreas de Direito de Informática; Informática Jurídica; Direito Penal e Processual Penal; Direito Civil; Direito Processual Civil, Direito do Consumidor e Direito Constitucional; II – elaboração e publicação de artigos científico-acadêmicos; III – realização de debates e seminários.

As reuniões serão realizadas em sala disponível no 2º andar da Faculdade de Direito da UFBA e ocorrerão, quinzenalmente, sábados, segundo calendário a ser divulgado na primeira reunião, no horário das 09:00 às 10:30hs.

Para inscrever-se na seleção do grupo de pesquisa, o interessado deverá dirigir correspondência por meio eletrônico para o e-mail informaticajuridicaufba@gmail.com, no período de 21 de novembro a 07 de dezembro de 2012 (RETIFICADO).

Confira o edital completo (RETIFICADO).

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