O que é o CEPEJ

Breve histórico

O CEPEJ – Centro de Estudos e Pesquisas Jurídicas – é uma associação estudantil da Faculdade de Direito da UFBA voltada para o incentivo e a promoção da pesquisa acadêmica. Fundado em 1985, com composição exclusivamente estudantil, vem, ao longo desses anos, realizando um trabalho importante, que o situou como um espaço de referência na Faculdade para pensar e fazer pesquisa. Tem ganhado reconhecimento também em outras faculdades do país e da América Latina.

Após um período de latência decorrente da falta de estrutura e da inegável falta de incentivo às entidades voltadas à pesquisa, o CEPEJ vem retomando com fôlego suas atividades. Entre elas está a realização de eventos, como seminários e debates, além de auxiliar e organizar publicações jurídicas, como a Revista do CEPEJ, e literárias, como a Revista Ângulos.

Missão, visão e valores

Com o objetivo de aprimorar suas atividades o CEPEJ decidiu incluir o Planejamento Estratégico (PE) em seu calendário anual. Nessa oportunidade, são definidas as atividades a serem realizadas naquele ano por cada Diretoria e GT, além disso são discutidos e repensados elementos internos dá própria instituição.

O primeiro PE, realizado no início de 2012, concretizou missão, visão e valores da institição:

  • MISSÃO: Fomentar, realizar e divulgar a pesquisa acadêmica entre os discentes para fortalecer a graduação em direito da UBFA
  • VISÃO: Atingir um grau ótimo de capacitação e comprometimento para atender às demandas de pesquisa da FDUFBA
  • VALORES: Vestir a Camisa; Comprometimento; Integração; Proatividade; Ética e Transparência

Estrutura

A Diretoria Executiva do CEPEJ é composta pela Presidência, Diretoria Administrativo Financeira, Diretoria de Comunicação, Diretoria de Recursos Humanos e Diretoria de Projetos. Além disso, o CEPEJ é dividido em grupos de trabalho (GT’s) e grupos de estudo (GE’s), que instrumentalizam as nossas atividades. Os GT’s organizam-se de acordo com as atividades temporárias ou permanentes do CEPEJ, e os membros podem participar de quantos desejem.

A estrutura do CEPEJ está prevista em seu Estatuto, que pode ser acessado, na íntegra, aqui: ESTATUTO DO CEPEJ.

Grupos de Trabalho

Grupos de Estudo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *