RESULTADO PROSEL – PRIMEIRA ETAPA

O CEPEJ tem o prazer de anunciar os classificados para a próxima etapa do PROSEL 2014.2:

AMANDA SILVA BARBOSA MELLO
CAMILA LIMA SANTOS
CLÁUDIO DE OLIVEIRA DANTAS FILHO
FERNANDO SAMPAIO RODRIGUES
HELENA LOUREIRO MARTINS
IONARA GISELE SILVA CALDEIRA
JOÃO CÁSSIO ADILEU MIRANDA
LEONARDO MACÊDO DOS SANTOS E SANTOS
LUANA PEREIRA ROCHA
MANUELA ROCHA TEIXEIRA
MOISÉS DA SILVA OLIVEIRA
MOISÉS FERNANDES DE OLIVEIRA
RAQUEL MAGALHÃES ARAÚJO
TAINAN MARIA GUIMARÃES SILVA E SILVA
TAÍS ALMEIDA ROCHA
URIEL TORRES NUNES

Todos os classificados devem enviar pelo menos 2 sugestões de horários para entrevista até 04/11, às 23 horas e 59 minutos.

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PRORROGADAS AS INSCRIÇÕES – PROSEL 2014.2

O Centro de Estudos e Pesquisas Jurídicas da Faculdade de Direito da UFBA, associação civil voltada à realização e fomento da pesquisa jurídica na graduação desta Faculdade, representado por seu Presidente, vem, por meio deste, tornar público a todos os interessados que estarão abertas, no período de 27/09/2014 à 26/10/2014, as inscrições para o Processo Seletivo 2014.2 do CEPEJ, que se dará nos seguintes termos:

Título I – Disposições gerais

Art.1º – Podem participar do processo seletivo quaisquer graduandos regularmente matriculados na Faculdade de Direito da UFBA.

Art. 2º – Serão oferecidas 10 (dez) vagas de membro efetivo do CEPEJ.

Art. 3º – O processo seletivo será composto pelas seguintes etapas:

I – Inscrição;

II – Prova escrita;

III – Dinâmica;

IV – Entrevista;

V – Capacitação.

Título II – Inscrições

Art.4º – A inscrição será feita exclusivamente através do endereço eletrônico do CEPEJ, cepej.fdufba@gmail.com, no período de 27/09/2014 à 26/10/2014.

§1º- O candidato deverá identificar como assunto do e-mail “Processo Seletivo 2014.2”.

§2º- No corpo do e-mail devem constar as seguintes informações: nome completo, registro de matrícula, telefone e e-mail para contato.

§3º – O candidato deve anexar ao e-mail o questionário (ANEXO I) respondido.

Art.5º – A realização da inscrição, bem como a entrega do relatório têm caráter eliminatório.

Título III – Prova escrita e dinâmica

Art.6º – O candidato deverá comparecer à Faculdade de Direito da UFBA no dia 01/11/2014, às 13:00h, para submeter-se à prova escrita e à dinâmica.

Art.7º – Os candidatos aprovados terão seus nomes anunciados até o dia 03/11/2014, nos murais do CEPEJ, localizados no térreo e no 1º andar do prédio da Faculdade de Direito da UFBA, bem como no blog da instituição (www.cepej.dir.ufba.br) e pelos demais meios de comunicação disponíveis e pertinentes.

 

20 de outubro de 2014

Rafael Carneiro d´Ávila Teixeira.

Presidente do CEPEJ

 

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ADIAMENTO INSCRIÇÕES SEMIP 2014.2

DAS INSCRIÇÕESArt. 6°. O prazo para inscrições iniciará em 02 de outubro de 2014 e será concluído no dia 17 de outubro de 2014.

§ 1°. A Comissão Organizadora, a seu critério, poderá prorrogar o termo final veiculado neste artigo.

§ 2°. Serão admitidos o número máximo de 15 (quinze) pesquisadores palestrantes.

§ 3°. Caso o número de inscritos exceda o limite máximo de palestrantes, serão selecionados aqueles quinze cujos resumos de pesquisa, entregues no ato da inscrição, tiverem maior pontuação, de acordo com os parâmetros estabelecidos no artigo 11.

 

Art. 7º. A inscrição será efetuada por meio eletrônico, através do e-mail cepej.semip@gmail.com, com os seguintes anexos:

I – Ficha de inscrição;

II – Comprovante(s) de matrícula;

III – Resumo do projeto de pesquisa;

IV – Declaração em que se autorize a publicação de informações da atividade científica desenvolvida para fins de divulgação do SEMIP.

V- Declaração em que se autorize a publicação do resumo nos anais do SEMIP.

Parágrafo único. É condicionada à confirmação da inscrição, a entrega, no Setor de Atendimento ao Aluno da FDUFBA, de 05 (cinco) cópias do resumo do projeto de pesquisa contendo apenas seu nome completo ou o nome do grupo de pesquisa.
Salvador, 14 de outubro de 2014

Rafael Carneiro d´Ávila Teixeira.

Presidente do CEPEJ

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CHAMADA DE TRABALHOS PARA O SEMIP 2014.2

EDITAL DE INSCRIÇÃO NO SEMINÁRIO INTERNO DE PESQUISA DA FACULDADE DE DIREITO DA UFBA (SEMIP)
O PRESIDENTE DO CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS JURÍDICAS DA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (CEPEJ), no uso de suas atribuições estatutárias, torna pública a abertura de inscrições para participação no Seminário Interno de Pesquisa da Faculdade de Direito da UFBA (SEMIP).

 

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Art. 1°. O SEMIP ocorrerá nos dias 17 e18 de novembro de 2014, durante a noite, e no dia 19 de novembro 2014, pela manhã. As inscrições de trabalhos científicos para apresentação no SEMIP serão regidas por este Edital e por outros que o alterem.

Art. 2°. Para os fins deste Edital, considera-se Trabalho Científico todo projeto de pesquisa que esteja sendo ou tenha sido desenvolvido, sob orientação docente, por estudante(s) regularmente(s) matriculado(s) na Graduação da Faculdade de Direito da UFBA e estudantes do Bacharelado Interdisciplinar – com ênfase em estudos jurídicos.

§ 1°. O professor orientador dos projetos de pesquisa a que se refere esse artigo não precisa ser vinculado à Graduação da Faculdade de Direito da UFBA.

§ 2°. As linhas de pesquisa deverão obrigatoriamente versar sobre uma área do conhecimento jurídico ou, de alguma forma, associada ao Direito.

§ 3°. Não é requisito para participação no SEMIP que o projeto de pesquisa tenha sido contemplado com bolsa de iniciação científica.

Art. 3º. Admitir-se-á a inscrição de trabalhos científicos desenvolvidos por grupos de estudantes, observado o disposto no artigo anterior.

Parágrafo único. Os diversos planos de trabalho (subprojetos) sobre uma mesma linha de pesquisa podem ser inscritos como trabalhos distintos.

Art. 4º. Cada graduando ou grupo de graduandos poderá ter um único projeto de pesquisaapresentado no SEMIP.

Parágrafo único. A vedação descrita no caput deste artigo não abrange a hipótese de inscrição por um único aluno de um trabalho individual e de um trabalho em conjunto com outros colegas. Nesse caso, porém, o participante poderá desistir da exposição da pesquisa desenvolvida individualmente até uma semana antes da realização do encontro, através de simples comunicação escrita aos responsáveis pelo seminário.

Art. 5°. A Comissão Organizadora do SEMIP será composta pelos integrantes do Grupo de Trabalho do SEMIP, formado por membros efetivos do CEPEJ e por eventuais colaboradores.

§ 1º. A Prof.ª Dra. Selma Pereira de Santana será a coordenadora científica do evento.

§ 2º A banca debatedora dos trabalhos será composta por 05 (cinco) professores da Faculdade de Direito da UFBA.

 
DAS INSCRIÇÕES

Art. 6°. O prazo para inscrições iniciará em 02 de outubro de 2014 e será concluído no dia 13 de outubro de 2014.

§ 1°. A Comissão Organizadora, a seu critério, poderá prorrogar o termo final veiculado neste artigo.

§ 2°. Serão admitidos o número máximo de 15 (quinze) pesquisadores palestrantes.

§ 3°. Caso o número de inscritos exceda o limite máximo de palestrantes, serão selecionados aqueles quinze cujos resumos de pesquisa, entregues no ato da inscrição, tiverem maior pontuação, de acordo com os parâmetros estabelecidos no artigo 11.

 

Art. 7º. A inscrição será efetuada por meio eletrônico, através do e-mail cepej.semip@gmail.com, com os seguintes anexos:

I – Ficha de inscrição;

II – Comprovante(s) de matrícula;

III – Resumo do projeto de pesquisa;

IV – Declaração em que se autorize a publicação de informações da atividade científica desenvolvida para fins de divulgação do SEMIP.

V- Declaração em que se autorize a publicação do resumo nos anais do SEMIP.

Parágrafo único. É condicionada à confirmação da inscrição, a entrega, no Setor de Atendimento ao Aluno da FDUFBA, de 05 (cinco) cópias do resumo do projeto de pesquisa contendo apenas seu nome completo ou o nome do grupo de pesquisa.

Art. 8°. Os modelos da ficha de inscrição e da declaração a que se referem, respectivamente, os incisos I, IV e V do artigo anterior estão anexos a este edital e deverão ser preenchidos e enviados pelo estudante no ato de inscrição.

Art. 9º. O resumo conterá o(s) objeto(s), objetivo(s), justificativa(s), metodologia, resultado(s) e conclusão(ões) da pesquisa, sem, no entanto, haver uma separação com subtítulos, conforme modelo anexo.

Parágrafo Único. O texto deverá ser escrito em até 300 palavras, utilizando-se de fonte Times New Roman, tamanho 12.

 

DA AVALIAÇÃO DOS RESUMOS

Art. 10º. Todos os resumos de pesquisas serão corrigidos e avaliados com base nos seguintes parâmetros, devendo ser pontuados entre 0 (zero) e 10 (dez):

a)      Gramática – uso correto da língua portuguesa – Peso 1,5 (um ponto e cinco décimos).

b)      Finalidade da Pesquisa – indicação do problema e/ou hipótese que está sendo estudada; clara exposição de motivos – Peso 3,0 (três pontos).

c)      Metodologia – indicação do método e/ou procedimentos utilizados ou que se pretende utilizar – Peso 2,0 (dois pontos).

d)     Coesão e Coerência Textual – ordenação lógico-semântica da estrutura e significação do texto – Peso 1,5 (um ponto e cinco décimos).

e)      Conclusões e Relevância – presença de observações/prospectos e/ou resultados sobre a pesquisa; atualidade e/ou relevância acadêmica/social do tema – Peso 2,0 (dois pontos).

Art. 11º. A publicação dos resumos escolhidos será feita no dia 29/10/2014.

 

DO PRAZO PARA A CORREÇÃO DOS RESUMOS

Art. 12º. Todos os resumos dos projetos de pesquisa serão entregues aos professores integrantes da Comissão Organizadora, os quais corrigirão, atribuirão notas conforme estabelecido no artigo anterior e poderão sugerir que sejam feitas correções aos resumos.

§ 1º. Todos os resumos serão disponibilizados aos inscritos, selecionados ou não, para que, independentemente de provocação pela Comissão Organizadora, possam efetuar correções nos mesmos.

§ 2º. Os participantes terão do dia 04 ao dia 07 de novembro para efetuar correções no resumo submetido, independentemente de provocação pela Comissão Organizadora.

 

 

DA APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS DE PESQUISA

Art. 13º. As apresentações dos trabalhos científicos serão orais, no tempo máximo de 15 minutos, podendo variar para mais, de acordo com o número de palestrantes.

Parágrafo único. Os trabalhos que serão apresentados por grupo de pesquisadores contarão com o mesmo tempo de apresentação dos trabalhos individuais.

 

Art. 14º. Será reservado um período para a discussão dos projetos apresentados, o qual ocorrerá ao final de cada dia do encontro.

 

Art. 15º. A Comissão Organizadora disponibilizará equipamentos para a apresentação dos trabalhos, desde que solicitados no momento da inscrição e disponíveis na Faculdade de Direito da UFBA.

 

Art. 16º. É vedada a mudança do tema do trabalho a ser apresentado, após a avaliação do resumo pelos professores, sob pena de não ser entregue o certificado de expositor.


DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 17º. A inscrição do candidato implicará o consentimento, na íntegra, quanto ao disposto neste Edital e em outros que, eventualmente, o retifiquem.

Parágrafo único. As dúvidas pertinentes ao disposto neste Edital serão dirimidas, preferencialmente, pela Comissão Organizadora do SEMIP ou, na impossibilidade desta, por demais membros da instituição, na Sala do CEPEJ.

 

Salvador, 02 de outubro de 2014.

 

 

Rafael Carneiro d´Ávila Teixeira.

Presidente do CEPEJ

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

EDITAL DE INSCRIÇÃO NO SEMINÁRIO INTERNO DE PESQUISA DA FACULDADE DE DIREITO DA UFBA (SEMIP)

ANEXO 1

MODELO DE FICHA DE INSCRIÇÃO

  1. Nome(s) completo(s) do(s) estudante(s);
  2. Endereço(s) de e-mail e número(s) para contato;
  3. Nome do Grupo de Pesquisa;
  4. Nome completo, titulação acadêmica e vinculação institucional do coordenador do trabalho.

 

ANEXO 2

MODELO DE RESUMO DE PROJETO DE PESQUISA*

 

A proteção e a qualidade da água estão entre as grandes preocupações da humanidade. A contaminação da água potável, principalmente nos grandes centros urbanos, pode ser proveniente de esgotos ou substâncias químicas, decorrentes da atividade humana, doméstica ou de origem industrial. No presente trabalho, foram desenvolvidos procedimentos analíticos para a determinação de anions e compostos orgânicos, que representam risco à saúde e que, geralmente, podem ser encontrados em água potável. Os anions foram quantificados através de cromatografia de íons (Dionex 4000i) e benzeno, tolueno e xileno (BTX) e trihalometanos por cromatografia em fase gasosa (Varian 3400). Os íons cloreto, fluoreto, nitrato e sulfato estiveram na faixa de 0,4 mgL-1(F-) a 99 mgL-1(Cl-). Não foi detectada a presença dos íons nitrito, bromato ou BTX. Os trihalometanos determinados (clorofórmio, bromofórmio, bromodiclorometano e dibromoclorometano) estiveram na faixa de concentração de 4 mgL-1 a 100 mgL-1. Estes compostos podem ter sido formados em processos de desinfecção da água. Os procedimentos desenvolvidos mostraram-se adequados para a determinação analítica das espécies analisadas. Os resultados preliminares indicaram valores de concentrações para as diversas espécies, em “água residencial” e água “mineral”, dentro de faixas permitidas pela portaria 1469 do Ministério da Saúde, o que evidencia a ausência de contaminações significativas.

 

Fonte: http://www.semppg.ufba.br/5elatório5_inscricao.html

 

 

O estudo desenvolvido teve como enfoque a análise da produção do espaço urbano-metropolitano da cidade do Salvador, na perspectiva de uso e apropriação dos espaços públicos, tendo como objeto de estudo o Dique do Tororó. Esse parque constitui um importante equipamento de lazer e uso público da população do entorno da cidade, sendo verificado em seu registro uma intervenção pública de revitalização/requalificação, o que acarretou uma modificação na sua estrutura espacial e funcional. As mudanças espaciais podem ser percebidas pela implantação de novos equipamentos, tais como: pista de cooper, parques infantis e restaurantes. Seguindo esse novo arranjo, o Dique passa a funcionar como um espaço de múltiplo uso, que na sua forma urbanística corresponde ao uso simultâneo do espaço para diferentes atividades. A distribuição dessas diversas atividades segue uma forma normatizada, disposta em áreas claramente delimitadas por categorias de uso. As categorias identificadas são: caminhante (utilizam a área para caminhada),corredor (utilizam para correr), passante (usam como ligação entre bairros da cidade), passeador(público que utiliza a passeio), crianças (usam os parquinhos) e comensais (público dos restaurantes).

A partir de tais transformações ocorridas, buscou-se verificar as diferenciações do seu uso e de sua apropriação, assim como os possíveis conflitos gerados dessa relação e seus rebatimentos na dinâmica urbana. Como suporte a essa investigação, foram obtidos dados de 6elatório6 média de usuários por categoria, perfil socioeconômico e a percepção de cada usuário acerca do espaço.

 

Fonte: http://www.peu.igeo.ufba.br/6elatório_final_Gilma.pdf

 

* O modelo de resumo de projeto de pesquisa foi extraído do site <http://www.semppg.ufba.br/instrucoes_inscricao.html>, em 02 de maio de 2010, e refere-se ao resumo fornecido pelo X Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação (X SEMPPG)

XXVIII Seminário Estudantil de Pesquisa (XXVIII SEMEP), realizado na Universidade Federal da Bahia nos dias 11, 12 e 13 de novembro de 2009. Ressalte-se que, por opção da Comissão Organizadora do SEMIP, o documento disponibilizado não refere-se a trabalho científico relacionado ao Direito, de modo a não vincular a temática dos trabalhos inscritos.

 

O modelo de resumo de projeto de pesquisa foi extraído do site <http://www.peu.igeo.ufba.br/relatorio_final_Gilma.pdf>, em 02 de maio de 2010, e refere-se ao relatório final…

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO 3

 

MODELO DE DECLARAÇÃO

 

Eu, ___________________________________, declaro autorizada a publicação da atividade cientifica apresentada, conforme pedido em edital, para fins de divulgação do SEMIP 2014.2.

 

Salvador, __ de __________________ de 2014.

 

 

 

 

 

 

ANEXO 4

 

MODELO DE DECLARAÇÃO

 

Eu, _____________________________________, declaro autorizada a publicação do resumo apresentado nos Anais do Seminário Interno de Pesquisa 2014.2, conforme pedido em edital.

 

Salvador,__de_________________de 2014.

 

*              O modelo de resumo de projeto de pesquisa foi extraído do site <http://www.semppg.ufba.br/instrucoes_inscricao.html>, em 02 de maio de 2010, e refere-se ao resumo fornecido pelo X Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação (X SEMPPG)
XXVIII Seminário Estudantil de Pesquisa (XXVIII SEMEP), realizado na Universidade Federal da Bahia nos dias 11, 12 e 13 de novembro de 2009. Ressalte-se que, por opção da Comissão Organizadora do SEMIP, o documento disponibilizado não refere-se a trabalho científico relacionado ao Direito, de modo a não vincular a temática dos trabalhos inscritos.

 

O modelo de resumo de projeto de pesquisa foi extraído do site <http://www.peu.igeo.ufba.br/relatorio_final_Gilma.pdf>, em 02 de maio de 2010, e refere-se ao relatório final…

 

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EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2014.2

EditaleAnexosPROSEL2014.2 (Edital Completo.)

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2014.2

  O Centro de Estudos e Pesquisas Jurídicas da Faculdade de Direito da UFBA, associação  civil voltada à realização e fomento da pesquisa jurídica na graduação desta Faculdade,representado por seu Presidente, vem, por meio deste, tornar público a todos os interessados que estarão abertas, no período de 29/09/2014 à 18/10/2014, as inscrições para o Processo Seletivo2014.2doCEPEJ.

Informações no Edital

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RESULTADO – SELEÇÃO DE ARTIGOS PARA A REVISTA XV

Nos termos do Edital da Revista XV do CEPEJ, segue a relação dos artigos aprovados:

  1. BRUNO MOITINHO ANDRADE DE SOUZA – “Tutela coletiva consumerista e o acesso à justiça: reflexão e realidade do judiciário baiano”
  2. ÉRICA FRAGA CUNHA DA SILVA – “Os cadastros de passagem e a violação à esfera privada do consumidor”
  3. ADRIANE NASCIMENTO DIAS ANDRADE – “O Direito Fundamental à Liberdade Religiosa e sua repercussão nas relações de emprego”
  4. CLÓVIS MENDES LEITE REIMÃO DOS REIS – ” MAGISTRATURA DE INFLUÊNCIA: Um novo paradigma de solução dos conflitos administrativos e de concretização do acesso à justiça social no Estado Democrático Brasileiro”
  5. LUIZA BARRETO BRAGA FIDALGO – “Infrações penais contra as relações de consumo: exame da (in) efetividade”
  6. EDUARDO BRAZ MARINHO ROLIM – “A Interpretação dos Conceitos Jurídicos Indeterminados e a Extensão do Simbólico”
  7. LUÃ LESSA SOUZA E RODRIGO MARTINS TOURINHO COSTA – “VALE TUDO NO MMA? A relativa disponibilidade do direito à integridade física na prática de esportes violentos”
  8. AMANDA FÉLIX DOS SANTOS GRASSI – “A aplicação de indenização suplementar frente à prática do Dumping social”
  9. BIANCA CHETTO SANTOS E ABIARA MEIRA DIAS – “Programas sensacionalistas e violações a Direitos Fundamentais na Bahia”
  10. IAN SCHWARZ FONTES PEREIRA – “A imprescritibilidade da pretensão de ressarcimento ao erário: linhas interpretativas conferidas ao prágrafo 5o do artigo 37 da Constituição Federal”
  11. JAMILE JOBARD SILVA E RAVENA SEIDA TAVARES DE MELO – “FRANCHISING: uma visão analítica sobre as técnicas de elaboração dessa especie contratual”
  12. NOÉDSON CONCEIÇÃO SANTOS – “O Direito Fundamental à liberdade religiosa sob a ótica do Estado Constitucional Democrático brasileiro”
  13. PEDRO ANDRADE COELHO – “SOLUÇÕES DE CONTROVÉRSIAS NO MERCOSUL: O Laudo 01/2012 do Tribunal Permanente de Revisão: uma jurisprudência em favor da integração”
  14. CARLOS ALBERTO DA SILVA FILHO – “Inconstitucionalidade da substituição tributária do ICMS “para frente” aplicado às empresas optantes pelo simples nacional”
  15. CÁSSIA MANUELA ROCHA FERREIRA – “O desenvolvimento urbano (in) sustentável em Salvador: uma visão crítica de seus aspectos jurídicos e políticos”

11 de setembro de 2014

Rafael Carneiro d’Ávila Teixeira
Presidente do CEPEJ

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EDITAL DE SELEÇÃO GRUPO DE PESQUISA – ACESSO À JUSTIÇA

O Centro de Estudos e Pesquisas Jurídicas – CEPEJ vem, por meio deste, informar da abertura das inscrições para a seleção de membros para o Grupo de Pesquisa Acesso à Justiça, liderado pelo Professor Dr.Wilson Alves de Souza:

EDITAL DE SELEÇÃO
GRUPO DE PESQUISA ACESSO À JUSTIÇA
PROJETO OBSERVATÓRIO DO SISTEMA JUDICIAL NO ESTADO DA BAHIA: ANÁLISE INTERDISCIPLINAR À LUZ DO ACESSO À JUSTIÇA
Art. 1º – Estão abertas as inscrições para a seleção de membros para o Grupo de Pesquisa Acesso à Justiça, liderado pelo Professor Doutor Wilson Alves de Souza, certificado pela Universidade Federal da Bahia e registrado no CNPq, para o fim de desenvolvimento do Projeto Observatório do Sistema Judicial no Estado da Bahia: Análise Interdisciplinar à Luz do Acesso à Justiça.
Art. 2º – O candidato deverá ser estudante do Curso de Graduação da Faculdade de Direito da UFBa regularmente matriculado.
Art. 3º – O período de inscrição para o este processo seletivo será de 05 de setembro de 2014 a 17 de setembro de 2014
Parágrafo único – As inscrições serão efetuadas através de envio de mensagem ao e-mail acessoajustica2013@hotmail.com com os seguintes e obrigatórios itens:
I – Nome completo do aluno;
II – Número de Matrícula;
III – Telefone para contato (celular ou fixo);
IV – Semestre em que está matriculado, ou, caso dessemestralizado, o semestre de ingresso na Faculdade de Direito da UFBa;
V – Link da página do currículo Lattes atualizado.
Art. 4º – Serão admitidos 15 (quinze) estudantes.
Art. 5º – O processo de seleção dar-se-á pelos seguintes critérios, cumulativos e com pesos distintos:
a) Submissão de títulos, com base em BAREMA constante neste Edital. (PESO 2);
b) Avaliação de caráter dissertativo (PESO 8);
Parágrafo único – Os critérios utilizados para aferição de desempenho quantitativo do estudante concorrente pautar-se-ão na seguinte ordem de relevância:
a) capacidade de análise crítica dos temas cobrados;
b) interdicisplinaridade;
c) organização das ideias e domínio objetivo dos elementos temáticos;
d) estruturação, coerência e coesão textuais.
Art. 6º – A lista dos aprovados será publicada no 7º dia depois da avaliação dissertativa, e constará as notas atribuídas às provas dos concorrentes, assim como a nota da prova de títulos. Serão considerados aprovados os alunos que obtiverem os 10 (dez) melhores desempenhos na nota global, cujo resultante é a média ponderada da avaliação com peso 8 (oito) e da prova de títulos com peso 2 (dois).
Parágrafo único – Se houver mais de 30 inscritos, haverá prova objetiva e subjetiva. Só serão corrigidas as subjetivas dos 30 primeiros colocados após a correção da avaliação objetiva.
Art. 7º – A data de realização da prova será dia 19 de setembro de 2014, as 19h30, na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia.
Art. 8º – Os títulos relativos ao BAREMA deverão ser entregues até 18 de setembro de 2014 às 23h e 59m. Deverão ser enviados os comprovantes dos títulos ao e-mail acessoajustica2013@hotmail.com. Também deverão ser entregues até 19 de setembro de 2014, no Departamento de Direito Público, cópias dos referidos títulos.
Art. 9º – As reuniões do Grupo ocorrerão quinzenalmente em dias agendados previamente.
Art. 10 – O aproveitamento será avaliado de acordo com critérios adotados pelo Coordenador do Projeto. Só terá direito a certificado de participação o estudante que, ao final da execução do projeto, obtiver pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) de frequência às reuniões e atestado do Coordenador do Projeto de desempenho satisfatório das tarefas atribuídas.
Art. 11 – A bibliografia para estudo e objeto da dissertação é a seguinte:
a) CAPPELLETTI, Mauro; GARTH, Bryant. Acesso à Justiça. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 1998. Capítulo 3;
b) SOUZA, Wilson Alves de. Acesso à Justiça. Salvador: Editora Dois de Julho, 2011. Capítulo 1;
c) BEZERRA, Paulo Cesar Santos. Acesso à Justiça: um problema ético-social no plano da realização do direito. Rio de Janeiro: RENOVAR, 2001. Capítulo 4.
d) GÓES, Maurício Dantas Góes e. Breves notas sobre a assistência judiciária gratuita para pessoas jurídicas na visão dos tribunais. In Acesso à justiça, cidadania, direitos humanos e desigualdades socioeconômica: uma abordagem multidisciplinar. Estudos em homenagem ao professor Ricardo Rabinovich-Berkman. Salvador: Dois de Julho, 2013, p. 81-104.
Art. 13 – O BAREMA da prova de títulos é o seguinte:
1 – Monitoria(s): máximo de 3 (três), cada uma com valor de 5 (cinco) pontos. Pontuação máxima: 15 (quinze).
2 – Participação em ACC: máximo de 3 (três), cada uma com valor de 5 (cinco) pontos. Pontuação máxima: 15 (quinze).
3 – Participação em Grupo de Pesquisa da Faculdade de Direito da UFBa: máximo de 4 (quatro), cada uma com valor de 5 (cinco) pontos. Pontuação máxima: 20 (vinte).
4 – Artigo publicado ou capítulo de livro publicado com autoria exclusiva: o máximo de 3 (três), cada um com valor de 5 (cinco) pontos. Pontuação máxima: 15 pontos.
5 – Participação em atividade de extensão realizada na Faculdade de Direito da UFBA: máximo de 2 (duas), cada uma com valor de 10 (dez) pontos. Pontuação máxima: 20 (vinte).
6 – Apresentação de trabalhos em seminários ou em eventos similares: máximo de 3 (três), cada uma com valor de 5 (cinco) pontos. Pontuação máxima: 15 (quinze).

Salvador, 05 de setembro de 2014
Wilson Alves de Souza
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CALENDÁRIO DE APRESENTAÇÕES SEMIP 2014.1

 

Quarta-feira 16/07 (noite)19 horas Quinta-feira 17/07 (noite)19 horas Sexta-feira 18/07 (manhã)8 horas
Efetivação dos Direitos Sociais com enfoque na Segurança Alimentar: uma análise das garantias instrumentais e das novas configurações das agendas públicas.

Amanda Nunes Lopes Espiñeira Lemos

A possibilidade de aplicação ex officio do instituto jurídico da prescrição no âmbito das relações de direito individual do trabalhoJacson Santos Sena A Disregard Doctrine no Direito das SucessõesRaphael Rego Borges Ribeiro
A Teoria Queer no direito: a proteção às múltiplas performances sexuais como direito da personalidade.

Luã Lessa Souza

O que o Tribunal de Justiça da Bahia entende por ordem pública para decretar a prisão preventiva

Gabriela Lima Andrade

Desproporcionalidade na punição de crimes culposos: a inadequação das penas privativas de liberdade

Júlia Matos Caribé

Publicidade infantil e consumo excessivo: a necessária regulamentação da matéria em prol dos hipervulneráveis.

Ana Rosa Silva Mascarenhas

Como controlar e restringir os efeitos da propaganda no subconsciente? A sociedade civil organizada e o controle da publicidade subliminar

João Liguori Serrão

As consequências dos novos estudos da Neurociência sobre o DireitoAdriane Santos Ribeiro
O crime de desacato e a liberdade de expressão no contexto das manifestações populares no Brasil: uma violação à Convenção Americana Sobre Direitos Humanos

Fernanda Gonçalves Pereira Carvalho

Problemas do Conceito de Empregado na ContemporaneidadeDaniel Mathias da Silva Cerqueira e Ana Carla Conceição dos Santos Privacidade e intimidade de crianças e adolescentes infratores no sistema televisivoFlávia Tinôco Araújo
Estudo sobre a efetividade, na cidade de Salvador, do Direito Fundamental de acesso ao patrimônio cultural diante do mercado imobiliário e do crescimento urbano

Rafael Carvalho Ribeiro

A análise da responsabilidade do empregador pelas doenças ocupacionais decorrentes do teletrabalho no domicílio do empregadoFernanda Caribé Seixas O uso da psicografia como instrumento de prova: sobre as exigências cognitivas ínsitas ao caráter público do processoDavi Ribeiro Brazil

 

14 de julho de 2014

Rafael Carneiro d’Ávila Teixeira
Presidente do CEPEJ

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CONVOCAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO NO SEMIP 2014.1

O CEPEJ vem por meio deste convocar os seguintes trabalhos para apresentar-se no SEMIP 2014.1 (16, 17 e 18 de julho):

O crime de desacato e a liberdade de expressão no contexto das manifestações populares no Brasil: uma violação à Convenção Americana Sobre Direitos Humanos.
Fernanda Gonçalves Pereira Carvalho

A análise da responsabilidade do empregador pelas doenças ocupacionais decorrentes do teletrabalho no domicílio do empregado.
Fernanda Caribé Seixas

A Teoria Queer no direito: a proteção às múltiplas performances sexuais como direito da personalidade.
Luã Lessa Souza

Desproporcionalidade na punição de crimes culposos: a inadequação das penas privativas de liberdade.
Júlia Matos Caribé

Publicidade infantil e consumo excessivo: a necessária regulamentação da matéria em prol dos hipervulneráveis.
Ana Rosa Silva Mascarenhas

Efetivação dos Direitos Sociais com enfoque na Segurança Alimentar: uma análise das garantias instrumentais e das novas configurações das agendas públicas.
Amanda Nunes Lopes Espiñeira Lemos

A Disregard Doctrine no Direito das Sucessões
Raphael Rego Borges Ribeiro

As consequências dos novos estudos da Neurociência sobre o Direito
Adriane Santos Ribeiro

Privacidade e intimidade de crianças e adolescentes infratores no sistema televisivo
Flávia Tinôco Araújo

O que o Tribunal de Justiça da Bahia entende por ordem pública para decretar a prisão preventiva
Gabriela Lima Andrade

Estudo sobre a efetividade, na cidade de Salvador, do Direito Fundamental de acesso ao patrimônio cultural diante do mercado imobiliário e do crescimento urbano.
Rafael Carvalho Ribeiro

A possibilidade de aplicação ex officio do instituto jurídico da prescrição no âmbito das relações de direito individual do trabalho
Jacson Santos Sena

O uso da psicografia como instrumento de prova: sobre as exigências cognitivas ínsitas ao caráter público do processo
Davi Ribeiro Brazil

Como controlar e restringir os efeitos da propaganda no subconsciente? A sociedade civil organizada e o controle da publicidade subliminar
João Liguori Serrão

Problemas do Conceito de Empregado na Contemporaneidade
Daniel Mathias da Silva Cerqueira e Ana Carla Conceição dos Santos

O calendário, com o dia de cada apresentação, será divulgado em breve.

 

Salvador, 13 de julho de 2014.

Rafael Carneiro d´Ávila Teixeira.

Presidente do CEPEJ

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ADIAMENTO INSCRIÇÕES SEMIP 2014.1 [RETIFICAÇÃO EDITAL]

RETIFICAÇÃO

DAS INSCRIÇÕES

Art. 7°. O prazo para inscrições iniciará em 05 de maio de 2014 e será concluído no dia 11 de junho de 2014.

§ 1°. A Comissão Organizadora, a seu critério, poderá prorrogar o termo final veiculado neste artigo.

§ 2°. Serão admitidos o número máximo de 15 (quinze) pesquisadores palestrantes.

§ 3°. Caso o número de inscritos exceda o limite máximo de palestrantes, serão selecionados aqueles quinze cujos resumos de pesquisa, entregues no ato da inscrição, tiverem maior pontuação, de acordo com os parâmetros estabelecidos no artigo 11.

 

Art. 8º. A inscrição será efetuada por meio eletrônico, através do e-mail cepej.semip@gmail.com, com os seguintes anexos:

I – Ficha de inscrição;

II – Comprovante(s) de matrícula;

III – Resumo do projeto de pesquisa;

IV – Declaração em que se autorize a publicação de informações da atividade científica desenvolvida para fins de divulgação do SEMIP.

Parágrafo único. É condicionada à confirmação da inscrição, a entrega, no Setor de Atendimento ao Aluno da FDUFBA, de 05 (cinco) cópias do resumo do projeto de pesquisa contendo apenas seu nome completo ou o nome do grupo de pesquisa.

Art. 9°. Os modelos da ficha de inscrição e da declaração a que se referem, respectivamente, os incisos I e VI do artigo anterior estão anexos a este edital e deverão ser preenchidos e enviados pelo estudante no ato de inscrição.

Art. 10º. O resumo conterá o(s) objeto(s), objetivo(s), justificativa(s), metodologia, resultado(s) e conclusão(ões) da pesquisa, sem, no entanto, haver uma separação com subtítulos, conforme modelo anexo.

Parágrafo Único. O texto deverá ser escrito em até 300 palavras, utilizando-se de fonte Times New Roman, tamanho 12.

 

Salvador, 02 de junho de 2014.

 

Rafael Carneiro d´Ávila Teixeira.

Presidente do CEPEJ

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