Qual nossa resposta a essa tristeza toda? de Nelson Pretto A Tarde 01/06/2021

Muito me impressionou o clip da Orquestra de Câmara da Escola de Comunicações e Artes da USP denominado Espero que nomes consigam tocar, baseado na obra Inumeráveis de Bráulio Bessa e Chico Cesar. O magnifico trabalho estreou em setembro de 2020, já sob o forte impacto do número de mortos pela Covid19 e pelo descaso do governo genocida de Jair Messias Bolsonaro.
Naquela data, já eram 980 mil mortos no mundo e 140 mil no Brasil. De lá para cá, tudo piorou e estamos quase chegando ao estrondoso meio milhão de brasileiros mortos pela Covid19 por conta de um governo que pratica a necropolítica.
O impacto em cada um e cada uma de nós é enorme. É indescritível.
Assim como na canção Inomináveis, os nomes nos tocam. Sonhos foram interrompidos, famílias destruídas, colegas e alunos nos deixaram, amigos se foram ao longo desses 14 meses de sofrimento. Não paramos de chorar os nossos mortos, sem luto, mas com luta. Aconteceram muitas coisas lindas em torno do cuidado com o outro, do afeto, da solidadriedade, da mão estendida, na maior parte das vezes apenas através das telas.
Não baixamos a guarda. Longe de se ter superado essas mazelas e desafios, já estamos a nos perguntar: “Qual nossa resposta a essa tristeza toda?”

É justo com esse tema-provocação-pergunta que faremos o último encontro das Polêmicas Contemporâneas, ação do Depto II da Faculdade de Educação da UFBA através do grupo de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC). Queremos, juntos, pensar sobre nosso passado, presente e celebrar o futuro, homenageando aqueles e aquelas que não mais aqui estão.

Desde março deste ano, estivemos juntos – sim, juntos, através das redes, mas fortemente juntos – em nossas Polêmicas Contemporâneas debatendo e aprofundando os mais diversos temas. Agora, no encerramento do semestre, queremos mais uma vez lhe convidar para estar na tela conosco (07/06, 19 h) para celebrar a vida e pensar o futuro. Estaremos muito bem acompanhados com Carlos Barros, Cau Gomes (cartunista aqui em A Tarde), Lula Gazineu, Maria Simões, Claudio Leal, Juliana Ribeiro, Vitoria Dias e Lilian Conceição (coletivo Enpretecidas), Coletivo Khalid mob, Zakyn Sodré, Claudio Manoel, Marina Mapurunga, Gleydson Públio, Sebage, Gilvan Santos, Livia Santanna Vaz, Antonio Lafuente, George Vladimir, Alexandre Espinheira, Avelin Kambiwä Buniacá, Goli Guerreiro e… você.

Será mais uma uma noite de acolhimento, de cuidado e congraçamento. Uma noite de cultura, que incluirá artes plásticas, música, teatro, dança, educação, saúde, ciência e, claro, tecnologias, pois tudo acontecerá em nosso canalpolemicas.faced.ufba.br, uma solução livre, com softwares livres, tocada pela RNP e a STI/UFBA em conjunto com nossos alunos e bolsistas e apoio do CNPq e FAPESB.
Todos juntos pensaremos melhor: O que faremos com essa tristeza toda?
Qual nossa resposta a essa tristeza toda? de Nelson Pretto – professor da faculdade de educação da ufba – nelson @pretto.pro.br
Baixar o pdf da página do jornal, clique aqui.

Qual nossa resposta a essa tristeza toda?

Esta entrada foi publicada em Artigos de Nelson Pretto, Coronavirus, Políticas Públicas e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.