Entrevista publicada no Tome-note News.

Entrevista publicada no Tome-note News.
24/08/2007.

Será mesmo possível e eficiente aprender longe da sala de aula, apenas de modo virtual? Carlos Eduardo Bielschowky, Secretário de educação à distância do Ministério de Educação diz que sim e, em entrevista ao Tome Nota News relata como é o processo de educação à distância no Brasil e as perspectivas do Ministro Fernando Haddad e do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesse novo modelo de ensino.

Carlos ressaltou na entrevista que é importante perceber as características do aluno que aprende mesmo não estando fisicamente numa sala de aula. Levantou as possibilidades da pós-graduação e abordou a necessidade de investimento necessário.

Bielschowky parabenizou a iniciativa da Universidade Alberto Pereira de Castro (UCA), que tem como objetivo formar o seu corpo acadêmico em tutores especializados que dominem o conhecimento do produto. Ele explicou que educação à distância não prevê aulas no quadro negro e nem na internet descarregando conhecimento de uma maneira unidirecional.

Tome Nota News – Quais são os anseios da educação à distância no Brasil?

Carlos Eduardo Bielschowky – O grande objetivo não somente utilizando a educação à distância mais todas as formas possíveis de metodologias é democratizar o acesso. O ministério de educação lançou recentemente formas de desenvolvimento para educação. E o plano de desenvolvimento de educação ele é composto de trinta ações diferentes que vão desde ensino infantil ao pós-doutoramento. A idéia é realmente então fazer um pacto com o governo municipal, estadual e federal. As universidades públicas, escolas como um todo no Brasil, as Cefets. E dentro desse plano de desenvolvimento da educação, as novas tecnologias têm um papel muito importante. Por exemplo, a universidade aberta do Brasil é um componente importante.

TMNews – Como se da o modo de aprendizado e se o mesmo é eficaz?

Carlos Bielschowky – Educação à distância ela na verdade, o nome educação a distância não seja mais apropriado. Na realidade nos entendemos que o processo de educação a distância tem um componente presencial importante. Entendemos-nos que são importantes pólos regionais onde os alunos fazem as suas atividades principalmente no curso de graduação. No país como o nosso é importante que o aluno que não tem acesso à internet tenha possibilidade através de um pólo regional ter um laboratório de informática, não só sala de escuta, biblioteca. Então ele tem o componente presencial importante e tem uns alunos pela internet que estão absolutamente atendidos. Então esse ensino semi – presencial utilizando internet, material impresso como todo formar com  qualidade os alunos de ensino superior de educação acadêmica.

TMNews – Qual o impacto da educação eletrônica no ensino vigente?

Carlos Bielschowky – A educação eletrônica tem impacto no ensino vigente tanto no ensino superior tanto nas escolas brasileiras. Dentro do plano de desenvolvimento de educação nos temos um programa que isso é determinação do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e do Ministro da Educação Fernando Haddad, em colocar laboratórios informática em rede em todas as 142 mil escolas públicas brasileiras. Além disso, esse programa tem uma parte de capacitação e outro de produção de conteúdo digital. É trazer maior autonomia do aluno, é o processo que aluno tem o professor mais também tem a possibilidade de realizar pesquisas sozinho.

TMNews – Os professores e alunos estão satisfeitos com a mudança?

Carlos Bielschowky – Você não vai ter um todo que esteja satisfeito com o processo.

TMNews – O sistema educacional do país atualmente esta em transição para um novo sistema devido à educação à distância?

Carlos Bielschowky – Não é só no Brasil mais no mundo todo. Essa transição é a percepção que o aluno estimular o seu espaço de autonomia e essa talvez seja a maior novidade na educação porque hoje você tem que preparar o aluno para toda vida para independência dele porque se não ele entra no mercado de trabalho e acaba ficando para traz.

TMNews – Porque o processo de mudança na educação à distância não é uniforme nem fácil?

Carlos Bielschowky – Ela não é fácil nem uniforme mais é muito poderosa.
Se alguém te disser que é fácil fazer um sistema de educação à distância esta mentindo. È muito difícil é uma gestão complicada que envolve uma articulação não fácil. Tem que se ter um material didático excelente que é um elemento importante para facilitar o processo evolutivo.

TMNews – Qual o ponto de vista do Ministério de Educação em relação à educação à distância nas escolas brasileiras?

Carlos Bielschowky – O ministério acredita muito no processo de educação, hoje você tem mais 100 universidades e mil pólos regionais. É necessário ter prática com a equivoca qualidade acadêmica, para isso nos temos processos de formação de objetivo que verifica a qualidade como já é no processo de pós-graduação que é modelo mundial.

TMNews –  Pontos positivos e negativos do processo de educação à distância no Brasil?

Carlos Bielschowky –  Democratização ao acesso como um todo ao ensino superior. E a permissão da flexibilidade dos alunos poderem acessar a educação. Ponto negativo eu não vejo. O Brasil começou muito tarde o processo de educação à distância. A população e o governo estão começando a trilhar o caminho, e isso pode até ser um ponto negativo.

TMNews – O que definiria é educação a distancia?

Carlos Bielschowky –  Eu sinceramente convoco todos a fazer essa reflexão. Para mim educação a distância cada vez mais vai se misturar ao ensino presencial. E possibilitar o maior acesso a educação, metodologia mais centrada. Eu não gosto do termo à distância. E acho que a educação há distância esta muito perto às vezes exemplo as videoconferência  que interligam os alunos com o professor de uma forma que o contato mesmo visual é inevitável. A educação a distância lança mão de momentos presenciais. Não sei você esta falando com o secretario de educação a distância do Brasil que coloca ai um desafio desse processo de transformação do meio educacional. O que existe são conceitos tradicionais. Acredito que esse processo de transformação transcende esse método.

por Socorro Cabral
Fonte: Rede de Formação tecnológica Latino americana
Link: http://www.ritla.net/index.php?option=com_content&task=view&id=1174&Itemid=116

Esta entrada foi publicada em Artigos e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *