Tecnologias e o desempenho escolar dos alunos

O “Lápis, Borracha e Teclado – Tecnologia da Informação na Educação – Brasil e América Latina” é um estudo realizado pela Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana (RITLA), em parceria com o Ministério da Educação e com o Instituto Sangari.
De autoria do sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, diretor de pesquisas do Instituto Sangari, o estudo utiliza as informações existentes sobre a situação das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no Brasil, na América Latina e no mundo, para dimensionar as diversas brechas digitais entre os que têm e os que não têm acesso ao mundo da informática e da internet, especialmente no campo da educação.
Esse material tem muita coisa a ser lida e estudada, a princípio trago aqui uma síntese do capitulo que trata a questão da “Tecnologias e o desempenho escolar dos alunos”.
Nesse estudo, o autor destaca a questão da escassez de dados tanto no Brasil quanto no mundo, para estudar a relação de desempenho escolar e o uso de tecnologias . Desta forma, para fazer essa relação no Brasil, utilizou-se como aporte duas fontes:
• O sistema de avaliação da educação básica (SAEB) – que é uma avaliação nacional realizada em amostras representativas de alunos da 4ª e 8ª série do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio.
• O Exame nacional de ensino médio (ENEM) – realizado anualmente para alunos egressos do ensino médio.
Com base nessas duas fontes, o autor utilizou na pesquisa os formulários de inscrição desses sistemas de avaliação. Em que estes buscam saber se os alunos têm ou não tem computador e internet em casa, e nas escolas a quantidade de computadores a disposição para os alunos. A questão é que apenas com esses dados surgem alguns problemas, pois, por exemplo ficar atrelado a dados relacionados a “ter computador/Internet” em casa, não dar para dimensionar necessariamente acesso por parte das crianças ou jovens, assim como não dar para dimensionar para que fim é utilizado esse acesso (se é para jogos, pesquisas, entretenimento).
Além dessas fontes, nesse estudo o autor adotou também como parâmetro indicadores do PISA (Programa Internacional de Avaliação de alunos). Um programa internacional de avaliação comparada que apresenta desempenho de alunos na faixa dos 15 anos, e acontece a cada três anos.
Ao adotar como base os indicadores utilizados do PISA o que chama atenção é que alguns países que utilizam essa avaliação, principalmente o núcleo europeu , focalizam que a informática e a internet são áreas de aprendizagem, necessários para os jovens lidarem com a contemporaneidade, e portanto, as finalidades principais desses países quanto ao uso das TIC, esta associada que: as TIC devem ser usadas ativamente desde a primeira infância; que ao finalizar a escolarização obrigatória todos os alunos devem atingir o nível claro de competência nas TIC .
O questionário do PISA referente a TIC, é opcional pelos paises participantes e o Brasil, na ultima edição do PISA em 2003, optou em não fazer essa avaliação, por esse motivo, os dados para fazer a comparação do desempenho dos alunos, foram utilizados dados do México.
Ao fazer a associação das TIC com o desempenho escolar, o autor aponta que o resultado da pesquisa mostra que quanto maior a experiência no uso do computador (medida em anos de uso) melhores os resultados obtidos em prova.
Outro ponto a destacar nesse estudo, esta associado ao desempenho dos alunos em diversas habilidades (calculo, leitura e escrita), que de acordo com os professores esse desempenho melhora com o uso das TIC. Além disso, o uso das TIC incentiva nos trabalhos em grupo e na colaboração entre estudantes.
Entendo que alguns dos dados apresentados na pesquisa são relevantes, porém, não podemos deixar de considerar que as TIC por si só não é a “salvadora” de problemas educacionais , principalmente a problemas relacionados ao desempenho escolar dos alunos. Não é suficiente apenas ter ou não ter acesso as TIC, se o processo de ensino-aprendizagem ainda continua o mesmo de apenas ”transmissão”.
Mais detalhes no documento…
Texto disponível para Dowload :RITLA
Bjinhos
Sule

Esta entrada foi publicada em Artigos e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.