I Seminário UCA Bahia – cobertura
0Matéria publicada no site do IAT – http://www.iat.educacao.ba.gov.br/node/2494
Avaliar as ações do programa Um Computador por Aluno – UCA na Bahia durante o ano de 2011, além de socializar experiências nas escolas baianas, e de outros estados, e delinear estratégias de ação para 2012. Esses foram os objetivos do I Seminário UCA Bahia realizado nos dias 03 e 04 de novembro de 2011 no auditório do Instituto Anísio Teixeira – IAT.
O evento contou com a participação do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC), da Faculdade de Educação da UFBA, além do professor Nelson Pretto, que atuou como mediador da roda de bate-papo, onde foram relatadas experiências e trabalhos desenvolvidos por grupos de alunos e professores. Além disso, houve apresentações culturais de grupos de várias escolas.
“Apontar as dificuldades é importante, além de fazer uma avaliação sobre o que é pensado quanto à questão da tecnologia na escola, mirando-se em projetos anteriores”, disse o professor Nelson. Segundo ele, o objetivo do encontro é debater as dificuldades e os problemas vividos com o projeto UCA e, principalmente, apontar pistas e soluções a serem enviadas para quem tem o poder de resolver.
Este programa se insere na fase II do Projeto UCA, que consiste em projetos-piloto desencadeados a partir da aquisição, pelo Ministério da Educação, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, de 150 mil equipamentos portáteis, denominados de laptops educacionais, para a execução de um projeto plural, constitutivo dos sistemas públicos de ensino dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, em escolas públicas localizadas nas áreas urbanas e rurais do país.
A Bahia foi contemplada, nesta segunda fase do programa, com a escolha de 10 escolas distribuídas entre a capital e o interior. Dentre elas, cinco são de cunho estadual. A formação está sendo promovida pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, com apoio do IAT/SEC, que tem, por finalidade, mobilizar a adequação da estrutura física das escolas.
Vídeo de Abertura Sem. UCA Bahia
0[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Wvq4k8m0zrY&feature=g-upl&context=G2a7fb74AUAAAAAAABAA[/youtube]
9º encontro de formação de professores da Escola Argentina C. Branco- Gandu
0O nono encontro de formação dos professores da Escola Prédio Escolar Argentina Castelo Branco, em Gandu, foi realizado pela formadora Josélia Santos, e aconteceu no dia 08 de outubro de 2011, das 08:00 às 13:00 horas.
Iniciamos o módulo IV com a discussão dos textos do eixo 1 “Articulações entre áreas de conhecimento e tecnologia. Articulando saberes e transformando a prática” e “Projeto: uma nova cultura de aprendizagem”, de Maria Elisabette Brisola Brito Prado. Os professores apontaram as principais ideias da autora e o que eles acharam de mais interessante no texto. Em seguida fizeram reflexões e realizaram postagens no fórum “Diálogo teórico” (Atividade 1).
Após o intervalo, a formadora realizou uma apresentação sobre a construção do Projeto Político Pedagógico (PPP). Essa apresentação foi construída com base no texto “A construção do Projeto Pedagógico” da professora Maria Roseli Gomes Brito de Sá. Após a apresentação os professores refletiram sobre a importância do PPP para a instituição escolar, o tipo de escola que os profissionais da escola Argentina querem, as necessidades da comunidade, etc. Os professores também informaram que estão reformulando o PPP da escola para integrar o UCA.
Falamos um pouco também sobre o foco principal do PITEC e o objetivo do mesmo, e disponibilizamos o endereço de um blog que fala mais sobre esse projeto.
Em relação ao projeto da escola os professores informaram que estão trabalhando com sequências didáticas. Atualmente os docentes estão realizando atividades com os alunos sobre “Contos de fadas”. Os professores colocam vídeos, textos e imagens sobre os contos em seus blogs e pedem para os alunos realizarem comentários. Alguns professores informaram que ainda não estão trabalhando com os contos porque ficaram 15 dias sem internet na escola.
Conversamos também com os gestores sobre o Módulo 3 de gestores e pedimos para eles realizarem as atividades e dialogarem com outros professores nos fóruns do e-proinfo.
Visita a Escola João Alfredo – Manaus
0
As professoras Salete Cordeiro e Livia Coelho, integrantes do grupo UCA/Bahia, estiveram em Manaus no dia 23 de agosto de 2011, conhecendo a experiência da Escola Municipal João Alfredo, localizada na zona urbana de Manaus.
Foram recepcionadas pelo prof. Marcio, coordenador do PROUCA no âmbito da escola.
Foi uma conversa muito bacana, onde pudemos trocar experiências entre os Estados (Bahia e Manaus):
expectativas, dificuldades, anseios, alegrias, enfim, diversas emoções e situações proporcionados pelo projeto.
8º encontro de formação da Escola Prédio Escolar Argentina Castelo Branco
0
O oitavo encontro de formação dos professores da Escola Prédio Escolar Argentina Castelo Branco aconteceu no dia 06 de agosto de 2011.
Iniciamos a nossa formação conversando sobre o mutirão realizado pelos professores no dia 27/07/2011. Os docentes contaram como o evento aconteceu, quais as atividades foram realizadas pelos alunos, utilizando os laptops, e falaram sobre as dificuldades que alguns discentes encontraram por estarem acostumados a utilizar o mouse. Os professores também informaram que após o mutirão os alunos utilizaram os laptops na sala de aula de forma livre para que eles pudessem futucar a máquina e conhecer seus aplicativos.
Demos continuidade às atividades do Módulo III pedindo para os professores entrarem no ambiente e-proinfo e acessarem o módulo para visualizá-lo e realizarem as atividades. Como a escola já possui internet, os professores utilizaram o próprio laptop para entrar no ambiente. Porém, nem todos conseguiam acessar a rede por conta da velocidade disponibilizada.
Após as reflexões solicitadas na atividade I do módulo III, os docentes produziram um texto individual e socializaram suas produções. Após as socializações produziram um texto coletivo e entraram no e-proinfo para digitá-lo no bloco de notas.
Formação presencial do modulo III – Irecê – Escola Duque de Caxias
0Relato do encontro presencial realizado em Irecê- BA referente ao modulo III
No dia 08 de julho de 2011, foi realizado em Irecê, Escola Duque de Caxias, o encontro presencial referente às atividades do modulo III do projeto UCA, com carga horária de 8 horas. O encontro pôde ocorrer no espaço da própria escola, onde se encontram finalizados os trabalhos de uma reforma realizada no primeiro semestre letivo. Todas as atividades propostas na formação foram realizadas nos uquinhas, sem maiores imprevistos e com a necessária conexão de internet.
O encontro se iniciou com uma conversa para levantamento de informações sobe as atividades UCA na escola. Os professores estão utilizando os lap tops em suas salas de aula com uma boa freqüência e resultados positivos junto aos alunos no que se refere ao interesse e desempenho das atividades. Levantamos que a conexão com a internet funciona melhor em algumas salas de aula do que em outras e acreditamos que isso se deve à localização do modem. Assim, alguns professores estão usando os uquinhas no pátio da escola, em baixo das árvores, favorecendo a conexão e estimulando aulas mais participativas e dinamicas. Os alunos ainda não estão levando os computadores para a casa, pois a escola teme pela sua segurança.
Em um segundo momento, os cursistas leram os textos que compõem o modulo III em pequenos grupos e elaboraram uma problematização acerca deles partindo da sua pratica, com perguntas e dúvidas sobre os mesmos. As questões levantadas foram discutidas no grupo. Questionaram como mediar os interesses dos alunos em um projeto de trabalho, como adaptar conteúdos considerados formais a uma educação para o pensar, como se pode usar o computador sem saber ler e escrever, o papel do professor em uma sala de aula mais interativa, a importância de o aluno não apenas ler na Web 2.0, mas também escrever em seus ambientes, como utilizar a curiosidade natural deles na elaboração de perguntas significativas e norteadoras de projetos de aprendizagem. Fizeram ainda as atividades I e II, propostas no modulo, algo que requer leitura e reflexão. Sugeri que incluíssem na produção do texto alguns registros do que havíamos discutido e publicassem não apenas no e proinfo, mas também nos blogs, e por fim, uma avaliação do encontro.
Mutirão de oficinas no CETEP em Feira de Santana
0Nos dias 09 e 10 de junho alunos e professores do CETEP participaram do mutirão de oficinas para produção de video utilizando o software Openshot e de áudio com audaceti. As oficinas foram sugeridas pelos professores para substituir o modelo de mutirão que vem sendo realizado nas demais escolas, tendo em vista que o CETEP atende a um público de adolescentes e adultos através de cursos técnico de informática, enfermagem, edificação, entre outros. Os alunos tambem já estão utilizando os laptop em algumas aulas e para navegar pela rede conforme tivemos a oportunidade de presenciar em visita ao Centro Técnico.
Quer conhecer uma das nossas produções?!
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=GCdF4lpLbmU[/youtube]