O nono encontro de formação dos professores da Escola Prédio Escolar Argentina Castelo Branco, em Gandu, foi realizado pela formadora Josélia Santos, e aconteceu no dia 08 de outubro de 2011, das 08:00 às 13:00 horas.

Iniciamos o módulo IV com a discussão dos textos do eixo 1 “Articulações entre áreas de conhecimento e tecnologia. Articulando saberes e transformando a prática” e “Projeto: uma nova cultura de aprendizagem”, de Maria Elisabette Brisola Brito Prado. Os professores apontaram as principais ideias da autora e o que eles acharam de mais interessante no texto. Em seguida fizeram reflexões e realizaram postagens no fórum “Diálogo teórico” (Atividade 1).

Após o intervalo, a formadora realizou uma apresentação sobre a construção do Projeto Político Pedagógico (PPP). Essa apresentação foi construída com base no texto “A construção do Projeto Pedagógico” da professora Maria Roseli Gomes Brito de Sá. Após a apresentação os professores refletiram sobre a importância do PPP para a instituição escolar, o tipo de escola que os profissionais da escola Argentina querem, as necessidades da comunidade, etc. Os professores também informaram que estão reformulando o PPP da escola para integrar o UCA.

Falamos um pouco também sobre o foco principal do PITEC e o objetivo do mesmo, e disponibilizamos o endereço de um blog que fala mais sobre esse projeto.

Em relação ao projeto da escola os professores informaram que estão trabalhando com sequências didáticas. Atualmente os docentes estão realizando atividades com os alunos sobre “Contos de fadas”. Os professores colocam vídeos, textos e imagens sobre os contos em seus blogs e pedem para os alunos realizarem comentários. Alguns professores informaram que ainda não estão trabalhando com os contos porque ficaram 15 dias sem internet na escola.

Conversamos também com os gestores sobre o Módulo 3 de gestores e pedimos para eles realizarem as atividades e dialogarem com outros professores nos fóruns do e-proinfo.