Relato do encontro presencial realizado em Irecê- BA referente ao modulo III

No dia 08 de julho de 2011, foi realizado em Irecê, Escola Duque de Caxias, o encontro presencial referente às atividades do modulo III do projeto UCA, com carga horária de 8 horas. O encontro pôde ocorrer no espaço da própria escola, onde se encontram finalizados os trabalhos de uma reforma realizada no primeiro semestre letivo. Todas as atividades propostas na formação foram realizadas nos uquinhas, sem maiores imprevistos e com a necessária conexão de internet.

O encontro se iniciou com uma conversa para levantamento de informações sobe as atividades UCA na escola. Os professores estão utilizando os lap tops em suas salas de aula com uma boa freqüência e resultados positivos junto aos alunos no que se refere ao interesse e desempenho das atividades. Levantamos que a conexão com a internet funciona melhor em algumas salas de aula do que em outras e acreditamos que isso se deve à localização do modem. Assim, alguns professores estão usando os uquinhas no pátio da escola, em baixo das árvores, favorecendo a conexão e estimulando aulas mais participativas e dinamicas. Os alunos ainda não estão levando os computadores para a casa, pois a escola teme pela sua segurança.

Em um segundo momento, os cursistas leram os textos que compõem o modulo III em pequenos grupos e elaboraram uma problematização acerca deles partindo da sua pratica, com perguntas e dúvidas sobre os mesmos. As questões levantadas foram discutidas no grupo. Questionaram como mediar os interesses dos alunos em um projeto de trabalho, como adaptar conteúdos considerados formais a uma educação para o pensar, como se pode usar o computador sem saber ler e escrever, o papel do professor em uma sala de aula mais interativa, a importância de o aluno não apenas ler na Web 2.0, mas também escrever em seus ambientes, como utilizar a curiosidade natural deles na elaboração de perguntas  significativas e norteadoras de projetos de aprendizagem. Fizeram ainda as atividades I e II, propostas no modulo, algo que requer leitura e reflexão. Sugeri que incluíssem na produção do texto alguns registros do que havíamos discutido e publicassem não apenas no e proinfo, mas também nos blogs, e por fim, uma avaliação do encontro.