O quinto encontro de formação dos professores da Escola Prédio Escolar Argentina Castelo Branco, em Gandú, aconteceu no dia 20 de abril de 2011, das 08:00 às 12:00 horas e contou com a  participação especial do professor e técnico de informática da Secretaria de Educação, Leonardo.

Iniciamos as atividades esclarecendo alguns pontos sobre o Projeto UCA. Falamos da importância de os alunos conhecerem os aplicativos dos laptops e da falta de interação dos professores no E-proinfo. Enfatizamos que os cursistas têm de realizar as atividades no ambiente, pois eles serão avaliados para a certificação do curso, e informamos quais os critérios serão utilizados para a avaliação das atividades realizadas pelos docentes. Em seguida relatamos as dificuldades encontradas para a marcação dos encontros de formação. Esse foi um assunto que gerou grande discussão entre os docentes, pois os mesmos afirmaram que não estão colocando empecilhos para as formações acontecerem. Eles alegaram que são os gestores que não querem liberar os dias durante a semana para os encontros. Após a discussão, conversamos sobre a oficina de áudio e vídeo realizada na formação passada.

Iniciamos o Módulo II: Web 2.0 perguntando para os docentes o que eles entendem por Web 2.0. Todos afirmaram desconhecer o termo. Então, falamos um pouco sobre a Web 2.0 e a colaboração que permeia os “interagentes” e em seguida distribuímos para os professores uma cartilha intitulada “Tecnologias na escola: como explorar o potencial das tecnologias de informação e comunicação na aprendizagem”. Pedimos para os docentes lerem a “Apresentação” da cartilha, realizada pela professora Léa Fagundes, onde fala um pouco sobre o Projeto UCA e em seguida lerem a explicação para o termo Web 2.0 na página 21. Feito isso, exploramos o conteúdo da cartilha. A maioria dos professores não conhecia os sites de busca, os comunicadores de mensagens instantâneas, os sites para armazenar e baixar vídeos, softwares para edição de vídeos, editores de áudio e editores de imagens. Na medida em que fomos apresentando a cartilha, íamos acrescentando na lousa os sites e softwares que não constavam no material. Alguns professores nos perguntaram o que é um blog. Explicamos o seu significado e falamos da importância dessa forma de comunicação na sala de aula e fora dela. Mostramos através do data show como é fácil criar um blog no site “Blogger”. Escolhemos esse site por ser bastante simples, tendo em vista as dificuldades que a maioria dos professores apresenta em relação às TIC. Também falamos sobre os pacotes de programas Office, sites de mapas, jogos e redes sociais. Escrevemos na lousa o nome de várias redes sociais e falamos um pouco sobre cada uma delas. Alguns professores informaram que possuem o “Orkut”. Percebemos pela fala dos docentes que eles não enxergam essa rede social como algo negativo em relação aos alunos. Pedimos para os docentes escolherem uma rede social e criarem uma comunidade para a escola.

Após a exploração da cartilha, acessamos a internet (3G da formadora) para a exibição de algumas redes sociais e sites de busca. Alguns professores se interessaram pelo “Twitter” e uma docente contou um fato ocorrido na cidade que teve grande repercussão no Brasil por essa rede. Em seguida acessamos o E-proinfo para mostrarmos o Módulo II: Web 2.0. Falamos das atividades propostas pelo módulo e alertamos que não vamos fechar as atividades do Módulo I. Assim, todos os professores poderão realizar atividades durante todo o curso.

Conversamos um pouco sobre o Jornal de Pesquisa da escola e alertamos que ele deve ser alimentado por todos os docentes. Nesse momento fomos informados que a escola já possuía um blog. Ficou a critério dos professores decidirem qual blog será o oficial da escola. Informamos também que o Módulo II pede para os docentes criarem um blog individual para registrar o percurso da aprendizagem do curso e que além das atividades propostas pelo módulo vão ter mais algumas atividades para serem realizadas num espaço comum a todas as turmas.

Para finalizar, ressaltamos que a escola continua com os mesmos problemas em relação a infraestrutura. O mobiliário ainda não foi trocado e a instalação das tomadas para o carregamento dos laptops não foi realizada. O professor e técnico em informática, Leonardo, informou que a pedido dele a instalação das tomadas não foi realizada porque ele precisa saber o modelo dos móveis. A escola continua sem internet. Verificamos que há o sinal da rede UCA nos computadores, mas a internet não funciona. Acreditamos que só falta instalar a internet para a escola ficar conectada.

Os professores ainda não estão realizando atividades com os alunos, mas, alguns deles, já levaram os computadores para as salas de aula para os discentes conhecerem as máquinas. Segundo os professores, os pais e alunos da escola estão cobrando a todo o momento o início das atividades com os laptops.