Os formadores do Projeto UCA participaram no dia 15 de maio de 2012 do Seminário sobre Mobilidade na disciplina EDCA33- Educação Comunicação e Tecnologia ministrada pela Profª Maria Helena Bonilla que é oferecida para a Pós em Educação na FACED/ UFBA.
Na discussão, a professora convida alunos e formadores a pensar a apresentação que foi feita no contexto do Projeto UCA.

Dentre as questões levantadas, estava o tradicionalismo da escola de se trabalhar apenas com a linguagem oral e escrita e o novo desafio de trabalhar com novas linguagens.

Alguns dos alunos da disciplina responderam que a solução estaria na formação de professores. A professora aponta que a formação de professores inicial não contempla as novas linguagens e  que  algumas formações continuadas se pauta apenas na leitura de textos e responder as questões nos fórum!!! Sem que haja diálogo e consequentemente a construção de conhecimento.

De acordo com a mesma, nosso país precisa avançar na formação de professores na perspectiva do que estamos fazendo no Projeto UCA: agregar professores e educandos na formação, proporcionando um ambiente de trocas.