Teve início no primeiro trimestre de 2012 a nova etapa de formação dos professores das escolas contempladas com o Programa UCA na Bahia. Este momento novo da formação foi planejado para ser diferenciado e contemplar uma perspectiva essencialmente prática. O envolvimento dos professores cursistas se dará por meio de produções que devem emergir de suas práticas desenvolvidas em sala de aula somadas à sua participação no ambiente de interação formatado especificamente para esta etapa.

A partir da plataforma Moodle/Ufba, os professores cursistas e formadores podem interagir nos fóruns de discussão temáticos bem como em comentários das produções das escolas nos glossários e na mídiateca. Outro espaço importante que o ambiente de formação disponibiliza é o recurso livro que foi elaborado para ser específico para cada escola e para viabilizar que estas o editem descrevendo e apresentando suas ações ao longo do ano letivo nas diversas áreas e que contemplem especialmente o uso dos laptops.

As visitas presenciais às escolas pelos formadores já começaram e estes estão participando das jornadas pedagógicas que acontecem neste início de ano. Todos os esforços estão sendo desenvolvidos para que, já neste período de planejamento das atividades em cada instituição, sejam pensadas estratégias de utilização dos laptops.

A equipe de formadores está motivada e o trabalho desenvolvido pelos professores cursistas tem tudo para ser um sucesso!