O décimo encontro de formação dos professores da Escola Prédio Escolar Argentina Castelo Branco, em Gandu, foi realizado pelos formadores Daniel Pinheiro e Josélia Santos, e aconteceu no dia 18 de novembro de 2011.

Para essa formação a dinâmica foi diferente da que vinha ocorrendo até então nas formações anteriores. Dessa vez, as atividades foram realizadas, na sala de aula, juntamente com alunos e professores.

Como a escola possui 6 salas, inicialmente,  cada formador ficou responsável por 3 turmas para acompanhar as atividades que estavam sendo realizadas pelos alunos utilizando os laptops.

Os formadores acompanharam as atividades que os alunos estavam realizando, conversaram com eles sobre quais os usos que estavam fazendo dos laptops, tiraram dúvidas quanto alguns aplicativos e deram algumas orientações sobre como utilizar a internet de forma segura, a importância da produção colaborativa, da interação nos ambientes da web 2.0, dentre outros assuntos.

Essa formação foi muito rica porque pudemos acompanhar de perto como os alunos e professores estão utilizando os laptops. Observamos uns alunos com mais familiaridade com o computador e outros com mais dificuldades. Percebemos que há colaboração entre os discentes, pois aqueles que têm mais habilidades com a máquina ajudavam os que não conseguiam realizar alguma atividade.

Como a formação foi na semana da Consciência Negra, alguns alunos estavam fazendo pesquisa de textos sobre o tema e digitando o que eles encontravam. Em uma das salas que visitamos apenas uma aluna estava pesquisando vídeos sobre o assunto. Perguntamos o que eles mais gostam de fazer com o laptop quando eles podem utilizá-lo de forma livre.  Jogos foi a preferência da maioria. Questionamos que tipos de jogos e eles informaram que  gostam dos que estão nos laptops e jogos online. Alguns alunos também disseram que gostam de tirar fotos e fazer vídeos. Com exceção de algumas turmas de alunos com idade entre 10 e 14 anos.