Archive for maio, 2011

III Formação do CETEPS-Feira de santana

0

No dia 20 de maio de 2011 foi realizada a III Formação dos professores do CETEPS em Feira de Santana, durante a manhã e a tarde. Presenciaram esse encontro, apenas 4 professores e o técnico de informática do NTE de Feira, Paulo. Compareceram poucos professores, pois a diretora já havia parado as atividades da escola duas vezes nessa mesma semana por conta de uma reforma e não pode liberar os professores que na ocasião estariam aplicando provas e repondo as aulas perdidas.

Demos início a Formação solicitando aos professores que expressassem como foi recepção por parte dos alunos com os laptop, as mudanças que ocorreram na escola com a chegada do programa, as dificuldades que estão encontrando no uso do UCA, além de outras dinâmicas que norteiam as relações entre a escola e projeto. Segundo relato dos professores muitos alunos ficaram bastante animados com a novidade, alguns de informática não demonstraram tanta surpresa ao conhecer o laptop devido a configuração do mesmo. A rede de internet é lenta o que termina por dificultar o andamento de algumas atividades. A turma de técnico em edificação esta levando os laptop para casa e usando nas atividades. É importante pontuar que a escola só recebe alunos do ensino médio e profissionalizante, ao contrário da maioria das demais escolas que também recebeu o projeto piloto UCA.

Após a troca de experiências com os professores iniciamos as atividades do módulo II, WEB 2.0. Nesse período os professores demonstraram interesse em aprender a usar alguns software para produção de áudio e vídeo, o que nos fez sugerir uma oficina que possibilitasse esses dois tipos de produção com a presença não só dos professores mais também dos alunos. O objetivo é possibilitar a produção e também divulgação do material no blog da escola além de inserir os laptop do UCA nas aulas, não como mera ferramenta mais como potencializador do processo de ensino e aprendizagem.


III Formação na Escola Estadual Julia Montenegro Magalhães

0

Cursistas e professores se reuniram no dia 18 de maio para realizar a III formação da escola Estadual Julia Montenegro Magalhães. Após inúmeras tentativas em formações anteriores, enfim conseguimos realizar as atividades no ambiente do e-proinfo, antes foi possível apenas as atividades que envolvia o laptop do UCA, sem o uso da rede de internet, que não funciona na escola contemplada com o programa.

Nesse processo desde dezembro de 2010 formadores e cursistas vêm “pulando de escola em escola” nos dias de formação “correndo” atrás da rede de internet, para assim poder acessar o ambiente do e-proinfo onde estão os módulos e as atividades destinadas ao andamento do curso.

Buscando resolver esse problema foram feitas reuniões entre formadores e a coordenação pedagógica para discutir a melhor forma e espaço onde fosse possível desenvolver as atividades, tal como mapeamento de CDC, escolas com laboratórios além de outros espaços no município onde fosse possível realizar as formações.

Assim com apoio da direção da escola Julia, conseguimos utilizar o espaço do colégio Lourdes Carvalho que mesmo com todo aparato necessário (sala confortável, computadores e rede de internet), após alguns minutos de inicio das atividades teve uma queda da rede de internet o que nos fez deslocar para outro espaço.

É importante pontuar que a decisão de escolher outro local foi tomada junto com os cursistas que já estavam incomodados com o atraso nas formações causado pelos problemas com a rede de internet, foram também os cursistas que se mobilizaram para encontrar um espaço onde podessemos dar continuidade ás nossas atividades. Assim conseguimos por intermédio de um professor utilizar um CDC que fica localizado em uma escola agrotécnica há uns 12 quilômetros de Cícero Dantas e assim conseguir realizar a formação no ambiente do e-proinfo.  😀


6º encontro de formação na Escola Prédio Escolar Argentina Castelo Branco

0

No dia 14 de maio de 2011 realizamos mais uma formação de 8 horas na Escola Prédio Escolar Argentina Castelo Branco, na cidade de Gandú.
Demos continuidade ao Módulo II WEB 2.0 realizando uma discussão sobre o texto WEB 2.0 e o seu potencial para educação, de João Mattar. Os professores leram o texto e relataram os principais pontos, tiraram dúvidas, fizeram questionamentos….foi uma discussão muito boa. Com muita dificuldade (devido a conexão ruim da escola) acessamos o e-proinfo e os professores se apresentaram e colocaram suas reflexões sobre o texto no fórum Discutindo Web 2.0 e educação. Alguns professores também tiraram dúvidas sobre o ambiente e fizeram postagens em outros fóruns do Módulo II.
Em seguida alguns professores criaram e-mails no Gmail para a criação do blog e os que já possuíam blogs socializaram os links no fórum “Compartilhando blog”.
Em relação a infraestrutura da escola, a situação continua a mesma. O mobiliário da escola ainda não chegou, também não fizeram a instalação das tomadas para carregarem os laptops na sala de aula e a escola continua sem internet. De acordo com o técnico de informática da Secretaria de Educação, a rede funciona, mas a internet não está conectada.
Os professores ainda não estão utilizando os laptops com os alunos. Segundo a diretora, ela levou cerca de 40 laptops para a escola (as máquinas estão guardadas em outro local por medida de segurança), mas nenhum professor solicitou os computadores para trabalhar com os alunos. Uma professora me informou que realizará uma atividade com os alunos utilizando o laptop no dia 20/05.
Um fato que nos chamou bastante atenção foi uma informação dada pelo técnico e professor de informática da SE. Segundo o referido, um aluno da escola avisou a uma professora que uma pessoa estava circulando pela cidade com um laptop UCA. O aluno disse que só dava para saber que a máquina era do projeto porque tinha o nome gravado SEED/MEC- FNDE/ MEC- Projeto UCA. Ainda de acordo com o aluno, o laptop estava com todas as suas configurações modificadas. O técnico perguntou  a diretora da escola se havia sumido algum laptop, segundo a gestora, nenhuma máquina foi furtada. O técnico acredita que esse laptop possa ser de outra cidade, possivelmente de Itabuna.

Go to Top