Archive for novembro, 2010

IIIº Workshop de disseminação do Projeto UCA

0

 

Nos dias 26 e 27/11/2010 aconteceu o IIIº workshop de disseminação do Projeto UCA. O evento contou com a participação de pesquisadores, formadores do UCA,  professores e gestores, de várias escolas de todo o Brasil contempladas com o projeto.

IIIº Workshop UCA

Programação:

III WORKSHOP UCA

PROGRAMAÇÃO

Dias 26 e 27 de novembro – no IAT – Instituto Anísio Teixeira (Auditório), Estrada da Muriçoca, Avenida Paralela s/nº – Salvador, BA

26 de Novembro – manhã
09:00 – 11:30 Abertura e Apresentação do Programa UCA
Banco Interamericano de Desenvolvimento – Marcelo Perez Alfaro
Gabinete da Presidência – José Luiz Maio de Aquino
Fundação Pensamento Digital – Marta Voelcker
Ministério da Educação – Mauro Moura – Projeto Educacional a visão do MEC, Infraestrutura e Conectividade Formação – Claudio André, Avaliação – Cláudio Marques e Pesquisa – Pedro Andrade

26 de Novembro – tarde
13:30 – 15:30 Experiências do Pré Piloto de São Paulo, SP – Escola Municipal de Ensino Fundamental Ernani Silva – Utilização de laptops XO da OLPC.
Pesquisadora Roseli de Deus Lopes – LSI USP
15:45 – 17:45 Experiências do Pré Piloto de Porto Alegre – Escola Estadual de Ensino Fundamental Luciana de Abreu – Utilização de laptops XO da OLPC.
Pesquisadora Léa Fagundes – LEC UFRGS

27 de Novembro – manhã
8:30 – 10:30 Experiências do Pré Piloto de Piraí, RJ – Escola Municipal Profa. Rosa Conceição Guedes – Utilização de laptops Classmate da Intel. Pesquisadora Maria Helena Cautiero Jardim – UFRJ
10:45 – 12:45 – Experiências do Pré Piloto de Palmas, TO – Colégio Dom Alano Marie Du Noday – Utilização de laptops Classmate da Intel. Pesquisadora Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida

Organização – Marta Voelcker – www.pensamentodigital.org.br

Encontro de formação dos multiplicadores UCA-BA

0

Nos dias 24 e 25 de novembro de 2010, aconteceu mais um encontro de formação para a equipe de formadores da UFBA e os multiplicadores dos NTEs, no Instituto Anísio Teixeira (IAT).  O encontro foi muito bom. O professor Nelson Pretto falou sobre o processo formativo nas escolas, o foco do curso, dentre outros assuntos. Ele também fez questão de frisar que não estamos trabalhando com os laptops  para fazer a mesma educação. De acordo com o professor, temos que ser ativistas, professores transformadores. Não podemos entender o computador como ferramenta, mas como elemento estruturante das formas de linguagens, de pensar… o professor não pode ser facilitador, o aluno tem que encontrar os novos desafios, obstáculos, para que estimulem a sua criatividade.

IIIº Workshop UCA – Salvador

0

                                                                                                                                                                             Vai acontecer nos dias 26 e 27 de novembro de 2010, o IIIº Workshop UCA, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), aqui em Salvodor-BA. O evento contará com a participação de representantes do MEC e Gabinete da presidência da República, além dos pesquisadores  que participaram da experiência dos Pré-pilotos.

O 3º Workshop de Disseminação do projeto PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE UM COMPUTADOR POR ALUNO, uma Cooperação Técnica entre BID e Ministério da Educação, está sob  a coordenação da Fundação Pensamento Digital. A referida fundação tem como objetivo  documentar e disseminar a experiência das 5 escolas que receberam laptops em 2007, como Pré-pilotos do programa Um Computador por Aluno – UCA.

Formação no IAT dias 24 e 25/11/2010

0

Acontecerá nos dias 24 e 25/11/2010, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), mais um encontro que reunirá a equipe de formadores da UFBA e os multiplicadores dos NTEs.

Reunião da equipe UCA-Bahia

0

 

A equipe UCA- Bahia se reúne todas as quintas-feiras, às 14:00 hs, na sala do Grupo de Pesquisa em Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC), na Faculdade de Educação, da UFBA.

Nesses encontros  são discutidos os encaminhamentos e elaborados  os cronogramas de atividades relacionados à formação dos envolvidos no projeto e visitas às escolas.

Visita a Escola Municipal Bom Pastor- Barro Preto-BA

0

                                                                                                     

No dia 11 de novembro de 2010 aconteceu a primeira visita da Equipe UCA/Bahia à Escola Municipal Bom Pastor, em Barro Preto, na Bahia. O encontro foi bastante proveitoso, pois foi possível conhecer a equipe gestora, assim como todos os professores, estreitar nossos laços, trocar informações e, deixar nossos espaços e canais de comunicação e informação. Também tivemos a oportunidade de observar o local onde a escola se encontra, seu funcionamento  e  infraestrutura.

Durante a visita fomos informados pela Diretora que, quando as máquinas chegaram à escola, foi convocada uma reunião com os pais e alunos para a apresentação dos laptops.  Segundo a gestora, todos (principalmente os alunos)  estão bastante ansiosos para começarem logo a futucar. Enquanto estávamos reunidos numa área da escola, vários alunos passavam e perguntavam: tá liberado? Quando vamos poder usar?

É notável que a escola está bastante animada com o Projeto UCA,  e nós como a equipe que irá acompanhar todo processo, desejamos que essa animação permaneça viva em todas as etapas do Programa.

Go to Top