No dia 11 de novembro de 2010 aconteceu a primeira visita da Equipe UCA/Bahia à Escola Municipal Bom Pastor, em Barro Preto, na Bahia. O encontro foi bastante proveitoso, pois foi possível conhecer a equipe gestora, assim como todos os professores, estreitar nossos laços, trocar informações e, deixar nossos espaços e canais de comunicação e informação. Também tivemos a oportunidade de observar o local onde a escola se encontra, seu funcionamento  e  infraestrutura.

Durante a visita fomos informados pela Diretora que, quando as máquinas chegaram à escola, foi convocada uma reunião com os pais e alunos para a apresentação dos laptops.  Segundo a gestora, todos (principalmente os alunos)  estão bastante ansiosos para começarem logo a futucar. Enquanto estávamos reunidos numa área da escola, vários alunos passavam e perguntavam: tá liberado? Quando vamos poder usar?

É notável que a escola está bastante animada com o Projeto UCA,  e nós como a equipe que irá acompanhar todo processo, desejamos que essa animação permaneça viva em todas as etapas do Programa.