Inscrições para curso de propriedade intelectual à distância

Olá pessoal, encontram-se abertas às inscrições para o curso geral de Propriedade Intelectual à distância, oferecido pelo ¹INPI, em cooperação com a OMPI, Organização Mundial de Propriedade Intelectual.

Esse é um curso gratuito, à distância, carga horária de 75 horas, fornecido através do ambiente virtual de aprendizagem Moodle, abrangendo os aspectos fundamentais da propriedade intelectual.

Destacamos ganhos interessantes em relação ao curso internacional oferecido pela OMPI, pois tendo a participação do INPI o conteúdo apresentado é considerado sobre o contexto nacional, o que é fundamental visto a soberania dos países, apesar dos tratados internacionais. Um outro ganho é a presença de monitores especialistas do INPI dispostos a tirar dúvidas. Em suma, é um curso como ele próprio o define, geral, amplo o suficiente para possibilitar o aluno a entender as situações quotidianas.

A ementa do curso é: direitos autorais, patentes, marcas, indicações geográficas, desenhos industriais, proteção de novas, variedades vegetais/cultivares, concorrência desleal, informação tecnológica, contratos de tecnologia e tratados internacionais. Na primeira edição, que foi a que fiz, eram doze pequenos módulos de conteúdo (um para cada conteúdo, um de introdução e um de resumo e debate). No final há um exame e eles garantem um certificado para quem obtiver uma nota superior a pontuação mínima definida por eles na prova.

As inscrições começaram no dia 18 de Março e irão até o dia  07 de Abril ou até encerrar as 2.500 vagas. São poucas vagas para um curso nacional e por isso geralmente, as vagas acabam rapidamente, foi o que aconteceu nas edições anteriores.

Uma boa notícia é que entrei hoje no site, e vi que ainda há vagas para o curso.

Há um passo a passo feito pelo INPI para a inscrição: [Passo a passo]

Esperamos que vocês se inscrevam e quaisquer dúvidas postem ao longo do curso que eu (Marcelo – ex-membro do NIT nó TIC ) e o Márcio Vicente, membro do nó TIC, iremos responder.

¹Observação: O INPI, Instituo Nacional de Propriedade Industrial, possui dentre suas responsabilidades  o registro de marcas, patentes, transferência de tecnologia, modelos de utilidade, indicação geográfica, topografia e circuito integrado, ainda, é responsável também pelo registro de softwares, que inicialmente não seria de sua competência, pois o software é protegido de acordo com os princípios do direto autoral, porém o registro pode ser feito no INPI de acordo com o DECRETO Nº 2.556, DE 20 DE ABRIL DE 1998.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *