A implementação do PRONACAMPO: da inserção das tecnologias digitais à formação de professores nas escolas do campo

 

Resumo:
Dando continuidade à política pública de Educação do Campo, em março de 2012 foi lançado o Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo) com o objetivo de apoiar estados, DF e municípios para o desenvolvimento de quatro eixos de ação: gestão e práticas pedagógicas, formação de professores, EJA e educação profissional e tecnológica nas escolas do campo. No entanto, o mesmo só foi instituido em 01 de fevereiro de 2013 (Portaria n. 86/MEC), quase um ano após o seu lançamento. Frente a essa demora, poucas ações foram implementadas até o momento, destacando-se o cadastro das escolas para o recebimento de laptops educacionais, o que já ocorre desde o início de 2013, e a atribuição dada à UFSC para elaboração dos cursos de formação dos professores para o uso desses equipamentos. Buscamos agora dar prosseguimento à pesquisa iniciada em 2012-2013, com a análise das ações em andamento, o acompanhamento do processo de elaboração dos cursos de formação de professores, e a incorporação dos laptops nas escolas do campo, além de mapear, acompanhar e analisar as ações que possam vir a ser propostas pelo governo brasileiro, buscando compreender como o Pronacampo incorpora, avança e/ou supera as perspectivas postas nos programas desenvolvidos até então, no que diz respeito ao acesso, concepções e uso das tecnologias digitais nas escolas do campo e nos processos de formação de seus professores. Para tanto, buscaremos aportes na pesquisa qualitativa, tendo em vista este tipo de pesquisa utilizar como fonte de dados o ambiente natural, de forma que as ações são melhor compreendidas no movimento de seu contexto histórico e social.
Palavras Chave: políticas públicas, tecnologias digitais, formação de professores do campo
Perí­odo: ago/2013 a jul/2014
Coordenação: Maria Helena Silveira Bonilla
Bolsistas PIBIC:
Gisele da Silva Regis Oliveira (FAPESB_IC)
Jaqueline de Jesus dos Santos (FAPESB_IC)