Da inserção das tecnologias digitais à formação de professores nas escolas do campo: as potencialidades do PRONACAMPO
Resumo:
Dando continuidade à política pública de Educação do Campo, em vigor desde 2003, em março de 2012 o governo brasileiro lançou o Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo), com o objetivo de oferecer apoio técnico e financeiro aos estados, Distrito Federal e municípios para o desenvolvimento de quatro eixos de ação: gestão e práticas pedagógicas, formação de professores, educação de jovens e adultos e educação profissional e tecnológica nas escolas do campo. Frente ao histórico quadro de políticas públicas inadequadas ou ausentes para a população do campo, especialmente no que diz respeito à infraestrutura tecnológica e à formação de professores para a incorporação das tecnologias digitais nos processos pedagógicos e para a formação da cultura digital entre essa parcela da população, interessa-nos compreender como o Pronacampo incorpora, avança e/ou supera as perspectivas postas nos programas e projetos desenvolvidos de 2003 a 2011, no que diz respeito ao acesso, concepções e uso das tecnologias digitais. Por se tratar de um programa que está em fase de implantação, buscaremos aportes na pesquisa qualitativa, tendo em vista este tipo de pesquisa utilizar como fonte de dados o ambiente natural, de forma que as ações são melhor compreendidas se vinculadas ao movimento de seu contexto histórico e social.
Palavras Chave: políticas públicas, tecnologias digitais, formação de professores do campo
Período: ago/2012 a jul/2013
Coordenação: Maria Helena Silveira Bonilla
Bolsistas PIBIC:
Gisele da Silva Regis Oliveira (FAPESB_IC)
Jaqueline de Jesus dos Santos (CNPq_IC)