Atividades da Bolsista

Dados

 Título: Professor e cultura digital: novos desafios para a sua ação/formação

Resumo:

O diálogo ente orientador e orientando fará parte da definição do Plano de Trabalho do bolsista, corrigindo distorções e potencializando as atividades de iniciação científica ao longo do processo. O Bolsista deverá dedicar-se a revisão de literatura e ao acompanhamento e caracterização das experiências no campo de investigação, tendo contato direto com os sujeitos envolvidos, participando da elaboração de instrumentos de pesquisa, acompanhando a realização de entrevistas e a observação direta das atividades em andamento.

Objetivos específicos do bolsista:

  • Comprender o modo como a Universidade Pública vem atuando na formação do professor de Educação Básica e o papel das TIC nesse contexto;
  • Conhecer e inserir-se no debate atual sobre os temas abordados na pesquisa: formação de professores, tecnologias da informação e comunicação (TIC), cultura digital, educação a distância;
  • Analisar as diferentes concepções de educação, cultura e tecnologia que orientam as práticas de formação universitária de professores;
  • Identificar e analisar novas práticas, saberes, costumes, necessidades e interesses dos professores em um contexto cultural marcado pela presença das tecnologias da informação e comunicação;
  • Perceber como os professores se relacionam com a cultura digital.

 Resultados específicos do bolsista:

  • Análise critica sobre a maneira que vem sendo realizada a formação inicial e continuada de professores da Educação Básica nas universidades públicas diante das transformações trazidas pela tecnologias da informação e comunicação;
  • Inserção nas mudanças culturais potencializadas contemporaneamente pela presença das tecnologias da informação e comunicação visando à ampliação de conhecimentos e interação com os pesquisadores;
  • Participação em seminários da área, em nível regional e nacional, bem como no seminário estudantil de Pesquisa da UFBA;
  • Produção e publicação de artigos científicos envolvendo o tema Elaboração de relatórios parcial e final da pesquisa, proporcionando um melhor acompanhamento desta;
  • Elaboração do projeto monográfico de final de curso a partir do levantamento de questões emergentes desta pesquisa;
  • Alimentação do banco de dados do GEC.

Cronograma específico de execução:

  • Mapeamento das experiências em termos de características institucionais, pedagógicas e políticas. Agosto/2008 e Setembro/2008;
  • Elaboração de instrumentos de pesquisa. Agosto/2008 e Setembro/2008;
  • Identificação e seleção de professores para entrevista.Agosto/2008 e Setembro/2008;
  • Observação das experiências em andamento. Setembro/2008 a Maio/2009;
  • Levantamento bibliográfico. Setembro/2008 a Janeiro/2009;
  • Análise de políticas públicas. Setembro/2008 a Maio/2009;
  • Leitura e construção de sínteses de textos. Setembro/2008 a Março/2009;
  • Produção de versão final do relatório da pesquisa. Junho/2009;
  • Apresentação de resultados e participação em eventos. Janeiro/2009 a julho/2009.

Grupo de estudo
Relatório Parcial

Relatório Final
Artigo