Fazendo ciência através da rádio: da produção de conteúdos à comunicação científica

Um evento realizado pela Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência – SBPC vai à Escola, promove minicursos em escolas públicas de Salvador Bahia e outras atividades gratuitas, abertas ao público. Veja só:

CIÊNCIA E CINEMA SE ENCONTRAM

Sala de Arte Cinema da UFBA
Vale do Canela

03/07/24 – 15 h: Estrelas além do tempo

Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson

O filme “Estrelas Além do Tempo” (título original: “Hidden Figures”) tem uma relação direta e inspiradora com a produção de conhecimento científico, destacando a contribuição crucial de mulheres afro-americanas na ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). O filme é baseado no livro homônimo de Margot Lee Shetterly e conta a história verídica de três matemáticas e cientistas da NASA: Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson.

Debate após o filme com a presença de Simone Moraes, docente do Instituto de Matemática e Estatística da UFBA e Débora Abdala, docente do departamento de Computação Interdisciplinar do Instituto de Computação da UFBA.

04/07/24 – 15 h: Arábia

“Arábia” narra a vida de Cristiano, um trabalhador itinerante no Brasil, através de seu diário encontrado por André, um jovem da periferia de Ouro Preto. O filme retrata as dificuldades e esperanças da classe trabalhadora, explorando temas como dignidade, sobrevivência e autodescoberta. A jornada de Cristiano, marcada por empregos temporários e condições adversas, revela momentos de camaradagem e amor. “Arábia” oferece uma reflexão poética sobre a condição humana e a luta diária por um sentido na vida. O filme contribui para a produção de conhecimento em várias disciplinas das ciências sociais e humanas, oferecendo um retrato profundo e reflexivo da vida e das lutas da classe trabalhadora, e promovendo uma compreensão mais ampla e empática da realidade social.

Debate após o filme com a presença de Isabela Fadul, professora da Faculdade de Direito/UFBA e Cínzia Barreto de Carvalho, advogada, Professora, membro do Comitê Gestor da Agenda Bahia para o Trabalho Decente. Mestre em Direito Privado e Econômico pela UFBA.

04/07/24 – 18 h: Bicentenário da Independência: Heróis e Heroínas da Liberdade

O documentário jornalístico marca o bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, celebrado no dia 2 de julho de 2023. A equipe de produção foi até Brasília para apresentar ao público o Livro de Aço, que fica no Panteão da Pátria e da Liberdade. Lá estão inscritos os nomes de quatro protagonistas das lutas da Independência do Brasil na Bahia: Joana Angélica, Maria Quitéria, João das Botas e Maria Felipa. Por lei, são considerados heróis e heroínas do Brasil. Personagens populares, de uma história desconhecida da maioria dos brasileiros, e que tiveram protagonismo nas lutas pela independência do país. Depois de Brasília, a equipe percorreu a capital baiana e o interior do estado para desbravar a história de cada um deles. O que se encontrou foram relatos que marcam o heroísmo feminino e do povo negro nas lutas por liberdade.

Premiação: Em novembro de 2023, o documentário “Bicentenário da Independência: Heróis e Heroínas da Liberdade”, produzido pela Rede Bahia, foi um dos vencedores da 40ª edição do Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo, organizado pelo Movimento de Justiça e Direitos Humanos, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil do Rio Grande do Sul. O especial concorreu com produções de todo o país, e conquistou o terceiro lugar na categoria documentário. Ao todo, foram 412 trabalhos inscritos em nove categorias. A cerimônia de premiação aconteceu em Porto Alegre.

Debate após o filme com a presença de Henrique Mendes, jornalista e coordenador do projeto, e Ricardo Ishmael, jornalista e apresentador do projeto.

DEBATE PÚBLICO, EM REDE

05/07/24 – Inteligência Artificial e a atual divisão internacional do trabalho

ARTHuR FrancSTEAM. Robô humanoide do Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia (Ufba)

Local: Instituto Anísio Teixeira (IAT) SEC/Bahia

Iuri Rubim – Diretor Geral do IAT
Manoel Barral – Presidente da Academia de Ciẽncias da Bahia
Ernesto Marques – Presidente da Associação Baiana de Imprensa (ABI)
Nanci Franco – Diretora da Faculdade de Educação da UFBA (FACED/UFBA)
Nelson Pretto – Professor da FACED UFBA

Conferencista: Sergio Amadeu da Silveira (UFABC)

Debatedoras:

Karina Menezes – Professora FACED/UFBA, integrante Raul Hacker Club
Tania Hetloski – Secretária Regional da SBPC
Rita Fernandes – Professora da Faculdade de Medicina da Bahia, Programa de pós-graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho e do PPgSC/ISC – UFBA.

Coordenação: Salete Noro – professora FACED/UFBA e secretaria regional da SBPC

Faculdade de Educação UFBA – Vale do Canela

MINICURSOS de Instalação de Rádio Web e Comunicação Científica Pública:

Colégio Estadual Luis Rogerio de Souza – Bairro Plataforma
Centro Estadual de Educação e Eventos Isaias Alves CEEPIA (ICEIA) – Bairro Barbalho
Instituto Oyá – Bairro Pirajá
Faculdade de Educação da UFBA – Vale do Canela