Já está disponível no repositório da Universidade Federal da Bahia, o texto da tese de doutorado sobre os discursos pedagógicos no marketing de conteúdo, de Cleonilton Souza, pesquisador do GEC.
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A obra traz para o público-leitor os resultados dos estudos em nível de doutorado denominado de Discursos pedagógicos de marketing de conteúdo sobre algoritmos de plataforma: entre a adequação e a transformação, realizados no Programa de Pesquisa e Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, no período de 2020 a 2023.
O texto discorre sobre a produção de discursos no marketing de conteúdo sobre algoritmos computacionais, em blog de uma empresa brasileira de marketing digital. O trabalho analisa discursos cujos conteúdos são os algoritmos nas interações humano-máquina, no contexto do marketing no século XXI, discutindo a natureza da língua em uso em ambiente nativo digital, tendo como centro as especificidades do discurso pedagógico. Este é considerado na investigação como um tecnodiscurso, um compósito de elementos tecnológicos e linguageiros.
O advento da internet consolidou relações sociais mediadas por objetos técnicos em intensos processos de codificação, produção acelerada de grandes quantidades de dados e práticas para tornar os diversos objetos e interagentes sociais interconectados. Os códigos em si já possuem traços de opacidade, o que resulta em mais dificuldade de acesso ao entendimento sobre como eles funcionam na vida em sociedade. Nessa conjuntura surgem empresas de marketing dedicadas à criação de ações de compartilhamento de informações sobre a natureza e o funcionamento dos algoritmos de plataformas.
Alicerçada em um modo de fazer pesquisa distinto, denominado na obra de Análise sociocognitivo-discursiva, o trabalho se delineou a partir de duas bases teóricas: a dúvida como elemento para construção de interrogações sobre os discursos em análise e a curiosidade epistemológica como elemento de criação e descoberta.
O trabalho se pautou no argumento de que os discursos de marketing de conteúdo ocupam múltiplos domínios discursivos, que alcançam as esferas comercial e midiática, principalmente; esferas essas mais perceptíveis pela sociedade em geral, e alcançam também o domínio discursivo educacional, uma vez que essas práticas de linguagem se constituem como uma forma cultural que se apropria de um outro discurso originário (científico, comercial, técnico, filosófico, religioso e de senso comum), elaborando um novo modo de saber, comumente conhecido como saber didático, expresso na forma de discurso pedagógico.
A pesquisa buscou articular saberes multirreferencializados, sob o amparo da Hermenêutica de Profundidade, na qual o campo-objeto de investigação social é também um campo-sujeito, que se delineia em um processo interpretativo de compreensão e explicação de uma situação social que já fora interpretada, o que caracteriza o trabalho como uma reinterpretação da realidade. A articulação das múltiplas referências de saberes se pautaram em aportes teóricos dos Estudos Culturais, Estudos Críticos do Discurso, Filosofia da Técnica e Sociologia do Conhecimento.
O estudo evidenciou que a produção discursiva no marketing de conteúdo se aproxima de práticas que visam modular e controlar comportamentos em mediações pedagógicas alicerçadas em construções discursivas injuntivas, de tom prescritivo, bem como tal prática contribui para a formação de um cidadão escritor/leitor condicionado a se relacionar sociotecnicamente com um duplo interlocutor: um ente humano e outro algorítmico. O ente algorítmico estabelece uma forma de relação técnica racionalizada e é quem decidirá de que forma uma publicação aparecerá nas páginas de resultado de um mecanismo de busca na internet.
O trabalho se constitui como uma contribuição relevante para os estudos relacionados às questões da técnica que permeiam a vida em sociedade no início do século XXI, no que diz respeito aos discursos pedagógicos produzidos em ambientes nativos digitais.
Visite o Repositório da UFBA para acessar a tese.
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Sobre o pesquisador:
Cleonilton Souza é licenciado em Letras pela Universidade Católica do Salvador e mestre em Políticas Sociais e Cidadania, pela mesma Universidade; possui doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia e é integrante do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC), da Faculdade de Educação da UFBA). O autor pesquisa as mediações entre o humano e a técnica no âmbito da educação.