Lançada hoje aqui na Inglaterra, de acordo com jornal The Guardian, a nova proposta curricular para o ensino básco do Reino Unido.
Interessante proposta que introduz de forma explicita o uso dos blogues, do twitter e de todos os demais elementos que compõem a chamada media contemporânea, elementos chaves que caracterizam a cibercultura.
Claro que a confusão já está estabelecida, com reclamações de todos os lados, da pouca discussão sobre o tema. O interessante é que a própria mídia, e aqui falo do The Guardian, termina polarizando o debate entre se é importante ensinar Twitter ou Segunda Guerra Mundial… Claro que esse não é o ponto e não deve ser essa discussão…
O fato é que, numa primeira leitura, percebe-se algo de fundamental: o fortalecimento dos professores na escola e, digo eu, principalmente no coletivo da escola. Isso, seguramente, pode fazer a diferença mas, ser também um problema se as condições não forem adequadas.
O novo currículo proposto passa a ter seis básicas áreas de aprendizagem, em vez de 13, como era antes. São elas:
1. compreensão do Inglês, comunicação e linguagens
2. compreensão matemática
3. compreensão científica e tecnológica
4. compreensão do humano, social e ambiental
5. compreensão da saúde física e bem-estar
6. compreensão das artes e do design.
Boas discussões.. Vamos acompanhar.
Nelson Pretto
-
Posts recentes
- IIIº seminário Internacional Conexão-EscolaMundo: educação, ativismo e soberania digitalpor NelsonPrettoEstão abertas as inscrições para submissão de trabalhos. Informações e inscrições aqui? www.escolamundo.ufba.br/seminario2024
- Artigo de Kelly L. Alves sobre o rádio e o 25 de abrilpor NelsonPrettocriado por //chat.openai.com. Leia ouvindo Chico em Tanto ao Mar, no youtube A Revolução que começou pelo rádio. Kelly Ludkiewicz AlvesProfessora da Faculdade de Educação da UFBA No dia 25 de abril se comemora os 50 anos da Revolução dos Cravos em Portugal. Também conhecido como 25 de Abril, o … Continue lendo →
- A produção de discurso pedagógico no marketing de conteúdopor Cleonilton SouzaJá está disponível no repositório da Universidade Federal da Bahia, o texto da tese de doutorado sobre os discursos pedagógicos no marketing de conteúdo, de Cleonilton Souza, pesquisador do GEC. Continue lendo →
- Seminário: “A Imagem-emaranhada: pedagogias críticas com o cinema”por NelsonPrettoDia 12 de Abril de 2024, na Faculdade de Educação da UFBA, acontecerá a conferência “A Imagem-emaranhada: pedagogias críticas com o cinema” com participação do cineasta e doutor em Comunicação Social pela FAFICH/UFMG, Gustavo Jardim. A conferência integra o Ciclo de Estudos “Educação, sociedade e práxis pedagógica”, uma ação de … Continue lendo →
- Tabuleiro Digital, 20 anospor NelsonPrettoTabuleiro Digital, 20 anos Há 20 anos, no dia 23 de janeiro de 2004, em uma cerimônia festiva no vão do primeiro andar da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) lançávamos o projeto Tabuleiros Digitais, uma criação do nosso grupo de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias … Continue lendo →
- IIIº seminário Internacional Conexão-EscolaMundo: educação, ativismo e soberania digital
-
Comentários