Título do plano de trabalho: O movimento de “arquivos abertos” e as novas perspectivas para a educação

Resumo do Plano de Trabalho: (máximo: 300 palavras)
Este plano de trabalho tem como objetivo aprofundar estudos teóricos sobre tecnologias livres e sua contribuição para os processos educacionais. Para tal, o foco da pesquisadora será o movimento em torno dos conhecimentos livres, analisando as novas e importantes perspectivas que os chamados “arquivos abertos” trazem para a educação, em especial para a divulgação do conhecimento científico. Além disso, nesta etapa se dará continuidade aos estudos sobre Creative Commons e outras possibilidades de licenciamento livre de conhecimento e softwares, trabalhando intensamente com os softwares livre. Enfatiza-se aqui as possibilidades trazidas pela implantação dos sistema de armazenamento e divulgação das revistas acadêmicas, movimento em andamento em todo o mundo, disponibilizando infra-estrutura tecnológica para a divulgação livre dos conhecimentos produzidos na academia. Aqui, o foco será o Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER) implantado no país pelo IBICT e que está sendo usado na UFBA por diversas revistas, inclusive a Revista da FACED. Assim, essa etapa da pesquisa busca estudar e compreender todos esses movimentos e suas relações com a educação, em todos os níveis.
Justificativa da escolha do aluno: (máximo: 300 palavras)
A estudante de pedagogia Géssica de Oliveira Aragão foi minha bolsista de iniciação científica ao longo desse ano e tem se destacado como uma excelente pesquisadora em formação. Como já havia descrito no plano do ano anterior, sua rápida absorção pelo grupo e seu espírito de liderança e iniciativa a trouxeram imediatamente para a pesquisa e nesse sentido é fundamental a sua continuidade no grupo. Com sua formação em educação em andamento, Géssica estará envolvendo-se mais com a relação da educação com as tecnologias e poderá trazer grande contribuição para o grupo como um todo. Géssica tem demonstrado bom potencial de pesquisa e de escrita além do conhecimento básico de informática o que a qualifica plenamente para essa bolsa nesse projeto.
Objetivos específicos do bolsista: (máximo: 300 palavras)
Conhecimento e análise das políticas do IBICT no campo dos sistema de administração e publicação de revistas acadêmicas.
Conhecimento e análise das políticas do IBICT no campo dos sistema de incubadora de revistas acadêmicas (ISEER ).
Aprendizado sobre o uso do software de gerenciamento de revistas eletrônicas, instalado no CPD da UFBA com apoio do IBICT.
Utilização do software de gerenciamento de revistas eletrônicas, instalado no CPD da UFBA com apoio do IBICT.
Continuidade de estudos sobre o Creative Commons e as políticas de direitos autorais.
Produção de programas de rádio e tv web de divulgação dos resultados da pesquisa.
Propor usos e possibilidades para o uso da banda larga implantada nas escolas públicas brasileiras a partir da comunicação (rádio e tv web)
Produção de programas de rádio e tv web de divulgação dos resultados da pesquisa.
Escrita de artigos de divulgação e acadêmico sobre a temática da pesquisa.
Produção e manutenção de home pages, pessoal e do grupo.

Resultados específicos do bolsista: (máximo: 300 palavras)

Aquisição de novos conhecimentos a cerca do SEER e ISEER, analisando as perspectivas que os arquivos abertos trazem para a educação, em especial para a divulgação do conhecimento científico Aprofundar conhecimentos sobre Creative commons, relacionando-o com a educação;
Divulgação e participação nos Movimentos Software Livre, Creative Commons e Rádios Livres;
Artigo científico e de divulgação (coletivo) sobre arquivos abertos e suas perspectivas para a educação;
Divulgação e participação nos Movimentos Software Livre, Creative Commons e Rádios Livres;
Artigo científico e de divulgação sobre o rádio e as tecnologias livres Produção de primeira versão de sua monografia final de graduação
Cronograma específico de execução: (máximo: 600 palavras )
Levantamento bibliográfico sobre a temática da pesquisa – Ago/2008 a jun/2009
Registro da bibliografia em software de referenciamento – Ago/2008 a Jun/2009
Aprofundar estudos teóricos sobre sistema de editoração de revistas, creative commons, conhecimento aberto e software livre e sua contribuição para os processos educacionais – Set/2008 a Jun/2009
Aprofundar estudos teóricos sobre tecnologias livres e sua contribuição para os processos educacionais – Out/2008 a Mai/2009
Aprofundar o conhecimento Twiki é sua função educativa, com socialização desses conhecimento – Nov/2008 a Mai/2009
Divulgação das tecnologias livres pesquisadas em comunidades educacionais – Out.2008 a Mai/2009
Aprendizado do uso do sistema SEER – Ago/2008 a Fev.2009
Utilização do sistema SERR da UFBA através da Revista da FACED – Nov.2008 a Jun/2009