Esse é o nome do caderno especial de hoje do jornal The Guardian, aqui da Inglaterra. As matérias apresentam diversas experiências, principalmente em universidades, sobre o uso das TIC na educação. Claroque a primeira coisa que chama a atenção é a evidente conectividade dos estudantes, o que difere bastante do caso brasilerio. E, para a nossa realidade, me chama a atenção a quantidade de projetos que envolvem não só – na verdade, cada vez menos! – o tal laboratório de informática mas que considera todo o conjunto de equipamentos, dos desktops, claro, passando pelos notebooks, mas incluindo os IPod, celulares e tudo mais de tecnologiamóvel. Vale a pena um lida nas matérias, de cabo a rabo…
Mas o que me chamou atenção mesmo foi o fato de que não existe uma única referência a software livre em todo o caderno, e o que é pior, na própria máteria sobre os materiais produzidos pelos estudantes, como fruto dos trabalhos acadêmicos nas escolas e nas universidades, não foi citado, nem pelo jornalista e muito menso pelos entrevistados, nada de GPL, Creative Commons, ou sobre a ncessidade das produções estarem disponíveis de forma livre para o uso, em educação e na sociedade em geral.
Creio que isso nos mostra que temos uma longa jornada pela frente.
-
Posts recentes
- IIIº seminário Internacional Conexão-EscolaMundo: educação, ativismo e soberania digitalpor NelsonPrettoEstão abertas as inscrições para submissão de trabalhos. Informações e inscrições aqui? www.escolamundo.ufba.br/seminario2024
- Artigo de Kelly L. Alves sobre o rádio e o 25 de abrilpor NelsonPrettocriado por //chat.openai.com. Leia ouvindo Chico em Tanto ao Mar, no youtube A Revolução que começou pelo rádio. Kelly Ludkiewicz AlvesProfessora da Faculdade de Educação da UFBA No dia 25 de abril se comemora os 50 anos da Revolução dos Cravos em Portugal. Também conhecido como 25 de Abril, o … Continue lendo →
- A produção de discurso pedagógico no marketing de conteúdopor Cleonilton SouzaJá está disponível no repositório da Universidade Federal da Bahia, o texto da tese de doutorado sobre os discursos pedagógicos no marketing de conteúdo, de Cleonilton Souza, pesquisador do GEC. Continue lendo →
- Seminário: “A Imagem-emaranhada: pedagogias críticas com o cinema”por NelsonPrettoDia 12 de Abril de 2024, na Faculdade de Educação da UFBA, acontecerá a conferência “A Imagem-emaranhada: pedagogias críticas com o cinema” com participação do cineasta e doutor em Comunicação Social pela FAFICH/UFMG, Gustavo Jardim. A conferência integra o Ciclo de Estudos “Educação, sociedade e práxis pedagógica”, uma ação de … Continue lendo →
- Tabuleiro Digital, 20 anospor NelsonPrettoTabuleiro Digital, 20 anos Há 20 anos, no dia 23 de janeiro de 2004, em uma cerimônia festiva no vão do primeiro andar da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) lançávamos o projeto Tabuleiros Digitais, uma criação do nosso grupo de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias … Continue lendo →
- IIIº seminário Internacional Conexão-EscolaMundo: educação, ativismo e soberania digital
-
Comentários