Vale a pena ler o livro Educação Corporativa. Mundo do Trabalhoe Conhecimento: aproximações de autoria de Lucídio Bianchetti e Elisa Quartieiro (Orgs.). Veja o prefácio do livro:
UNIVERSIDADE CORPORATIVA & UNIVERSIDADE ACADÊMICA
A educação é cada vez mais vista como a grande responsável pelo desenvolvimento do indivíduo, das organizações e das sociedades. Em países como o Brasil, onde a desigualdade econômica é enorme, o acesso à educação parece ser a única possibilidade de mobilidade social e de uma vida mais decente. A educação superior brasileira vem passando por grandes transformações, impulsionadas por variáveis macroeconômicas, sociais e políticas. Dentre as modificações em andamento estão a rápida expansão do sistema e a diversificação dos modelos organizacionais que lhe sustentam. E a universidade corporativa é um desses novos formatos. O aumento da participação do setor privado no mundo educacional tem gerado uma forte competição e levantado alguns questionamentos sobre as finalidades da educação superior e dos conteúdos que devem ser ministrados.
Buscando compreender o papel, a importância e os limites da educação corporativa, a coletânea organizada por Elisa Maria Quartiero e Lucídio Bianchetti traz uma enorme contribuição a este debate. Contando com a participação de estudiosos do mundo da educação e do trabalho no Brasil, o livro assume as mudanças ocorridas no contexto socio-econômico, a educação como o diferencial para indivíduos e países, bem como a exigência de uma qualificação profissional cada vez mais complexa e diversificada para fazer face às novas características de um ambiente globalizado. Porém, sem sucumbir a um trato superficial do tema, os autores também pontuam e criticam os limites de uma educação excessivamente objetivada e pragmática, que reduz o sentido do que é Educação e do que é Universidade.
Este livro é dirigido a todos os interessados no mundo da Educação, no mundo do Trabalho, na construção do Conhecimento e do Vínculo Social. Portanto, não é apenas um trabalho de especialistas para especialistas, mas um estudo que amplia o debate de uma questão crucial na vida moderna, particularmente a brasileira: a educação como o direito a um lugar na sociedade.
Dra. Maria Ester de Freitas
Professora Titular da EAESP/FGV
Simone Lucena
https://www.twiki.ufba.br/twiki/bin/view/SimoneLucena/WebHome