Uma das pautas de grande relevância, dentre as muitas que foram discutidas na 11ª Oficina para inclusão digital e participação social (OID) , esteve diretamente relacionada as ações do PROUCA- Programa um computador por aluno. Além da presença da Prof. Léa Fagundes, outros ativistas estiveram empenhados em questionar as políticas públicas de acesso as TIC que estão em andamento no Brasil, especialmente as que se referem a mobilidade, como no caso do PROUCA.
A mediação do debate foi feita por Beá Tibiriça que teve que lidar com as calorosas participações dos pesquisadores, ativistas, telecentristas, e presentes em geral que estavam na platéia. A temática interessa bastante ao GEC/UFBA já que o grupo é o responsável pela formação do PROUCA no estado da Bahia. A representação do GEC ficou por conta de Daniel Pinheiro (mestrando/formador UCA), Handherson Damasceno (mestrando/formador UCA), Pedro Silva (doutorando) e Caio Formiga – que ministrou um minicurso durante o evento.
Houve oportunidade durante os dias da oficina para que os participantes tivessem acesso a minicursos, atividades culturais, de interação, bem como estivessem frente a frente com representantes do governo – responsáveis pela implementação das políticas. Dentre eles, esteve ali um agente do MinC que tentou defender-se em sua fala com relação a política dos Telecentros. O mesmo foi diretamente confrontado pelos presentes e teve que prestar esclarecimentos. Na oportunidade, a oficina se colocou também enquanto espaço claro de embates, proposições e questionamentos. Como elemento final, foi elaborada uma carta que deverá ser entre diretamente a presidente Dilam Russef com todos os anseios que foram referenciados naquela oportunidade.
Os detalhes das diversas discussões ocorridas durante a OID, podem ser acessados na página oficial do evento ou nos demais canis de comunicação intensamente utilizados oficial e extraoficialmente ali:
facebook: https://www.facebook.com/OID2012 // programação completa: http://oficinainclusaodigital.org.br/programacao/tematicas // fotos: http://oficinainclusaodigital.org.br/imprensa/fotos
Ps.: A OID contou com uma infra-estrutura de rede wifi
impecável nas dependências do evento, também foi fornecida uma ampla possibilidade de acesso às redes e ao conteúdo das discussões. #PontoPraInclusãoDigital!
-
Posts recentes
- IIIº seminário Internacional Conexão-EscolaMundo: educação, ativismo e soberania digitalpor NelsonPrettoEstão abertas as inscrições para submissão de trabalhos. Informações e inscrições aqui? www.escolamundo.ufba.br/seminario2024
- Artigo de Kelly L. Alves sobre o rádio e o 25 de abrilpor NelsonPrettocriado por //chat.openai.com. Leia ouvindo Chico em Tanto ao Mar, no youtube A Revolução que começou pelo rádio. Kelly Ludkiewicz AlvesProfessora da Faculdade de Educação da UFBA No dia 25 de abril se comemora os 50 anos da Revolução dos Cravos em Portugal. Também conhecido como 25 de Abril, o … Continue lendo →
- A produção de discurso pedagógico no marketing de conteúdopor Cleonilton SouzaJá está disponível no repositório da Universidade Federal da Bahia, o texto da tese de doutorado sobre os discursos pedagógicos no marketing de conteúdo, de Cleonilton Souza, pesquisador do GEC. Continue lendo →
- Seminário: “A Imagem-emaranhada: pedagogias críticas com o cinema”por NelsonPrettoDia 12 de Abril de 2024, na Faculdade de Educação da UFBA, acontecerá a conferência “A Imagem-emaranhada: pedagogias críticas com o cinema” com participação do cineasta e doutor em Comunicação Social pela FAFICH/UFMG, Gustavo Jardim. A conferência integra o Ciclo de Estudos “Educação, sociedade e práxis pedagógica”, uma ação de … Continue lendo →
- Tabuleiro Digital, 20 anospor NelsonPrettoTabuleiro Digital, 20 anos Há 20 anos, no dia 23 de janeiro de 2004, em uma cerimônia festiva no vão do primeiro andar da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) lançávamos o projeto Tabuleiros Digitais, uma criação do nosso grupo de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias … Continue lendo →
- IIIº seminário Internacional Conexão-EscolaMundo: educação, ativismo e soberania digital
-
Comentários