Oficina: licenciatura do campo

O GEC está presente também no curso Licenciatura em Educação do Campo (UFBA/UFRB), através de oficinas sobre Tecnologias de Informação e Comunicação. Este curso é formado por professores que atuam em escolas rurais no interior da Bahia.
Pela especificidade dos alunos e do contexto de formação, ele acontece em momentos cíclicos, intercalando períodos em que eles estão nas suas cidades (com materiais para estudar e atividades para desenvolver) e na universidade (Momento Escola), quando ocorrem aulas presenciais, oficinas, orientações, feedbacks e discussões sobre as atividades realizadas… além é claro de uma intensa interação social! 😉
A Oficina Educação e Tecnologias Contemporâneas teve sua primeira atividade em 11 de novembro de 2008, quando muitos dos alunos-professores tiveram o primeiro contato com um computador e internet. Este foi apenas um contato muito superficial, depois de um exaustivo dia de outras atividade do curso, em um restinho de noite (das 18:00 às 20:30). Apresentamos a máquina, conversamos um pouco sobre conceitos básicos de seu funcionamento, abrimos e-mail com todos (muitos não tinham e-mail e outros tinham conta hotmail, facilitaria se todos divessem yahoo) e tentamos fazer a inscrição na lista de discussão.
Agora em janeiro eles retornaram para a universidade, com um ciclo intenso de atividades. Passados quase dois meses, com praticamente nenhuma interação pela lista de discussão (alguns professores trabalham em escolas que não tem sequer energia elétrica), retomamos as atividades da Oficina de Educação e Tecnologias Contemporâneas, agora com quatro dias de trabalho em todas as manhãs (12 a 15 de janeiro, total de 14horas). Retomamos o e-mail e reforçamos aspectos da comunicação todos-todos, que ocorre através da lista de discussão. Desta vez pudemos navegar por alguns lugares do ciberespaço, explorando e descobrindo este fascinante mundo novo… Como os alunos precisam fazer relatórios das atividades realizadas nas escolas, exploramos também editores de texto e de apresentação (BrOffice).
Quanta descoberta! O texto pode ser digital! cores, escrita-reescrita, apaga, volta, faz, desfaz, aumenta, muda de lugar, manda para o outro, pega daqui, copia para ali, mescla com o que viu e ouviu. O exercício da autoria digital em sua plenitude!
Na navegação exploramos:
– google (web, imagens e mapas): que tal saber um pouco mais sobre a pessoa que fez aquela palestra legal? ver as outras referências sobre o assunto… quais escolas tem atividades e contextos semelhantes como o nosso… como a minha cidade aparece para o mundo… como EU apareço para o mundo (que descoberta! estamos todos na web!)

Descortinam novas formas de aprender, onde é necessário ser ativo, autônomo, ser ator/autor de seu contexto, ir em busca de informações, buscar as práticas mais coerentes, saber para onde e como ir. São cada vez mais próximas diversas linguagens, onde se destacam diversos autores e diversas formas e possibilidades de aprender. É um admirável mundo novo que se reinventa a cada clique!
Por Adriane

Deixe um comentário