O terceiro encontro de formação dos gestores e professores da Escola Argentina Castelo Branco, no município de Gandú, aconteceu no dia 26/02/2011 (sábado) das 8:00 às 12:00 horas. Contamos com a presença dos gestores e dos professores da escola.

No primeiro momento, utilizamos o laboratório de informática de outra escola municipal (CERES Libâneo) para regularizar cadastramentos e alocações de alguns professores no E-proinfo. Em seguida os professores entraram no ambiente, visualizaram o módulo 1 e realizaram algumas atividades. Eles acessaram o fórum de Apresentação- iniciando a rede, se apresentaram e falaram um pouco sobre o projeto. Os docentes também “passearam” pelo E-proinfo para conhecer o espaço. Alguns professores até adicionaram colegas no perfil. Infelizmente não conseguimos realizar mais atividades, pois alguns professores não demonstraram muito interesse em continuar interagindo no ambiente. A maioria saiu mais cedo da formação, mesmo sabendo que a carga horária presencial é obrigatória.

Sentimos muita dificuldade em relação ao laboratório de informática para realizarmos a formação. Era frequente a queda e constante oscilação da internet. Esses problemas acabavam desestimulando os docentes a continuarem no E-proinfo.  Não sabemos qual é a empresa que presta o serviço de internet para essa escola, mas podemos constatar que o serviço é de péssima qualidade.

Para que problemas como os encontrados no laboratório de informática não ocorra na Escola Argentina, com a rede UCA, é necessário que a rede possibilite uma conexão de qualidade. A internet não pode ter oscilação e deve possuir uma boa velocidade para amparar as centenas de aparelhos do projeto UCA.

Quanto ao mobiliário da escola, fomos informados que a Secretária Municipal (Lelian) vai fazer a troca das cadeiras “de braço” por carteiras com cadeiras. O professor e técnico de informática (Leonardo) também nos informou que o material para a instalação da rede elétrica da escola, para a colocação de tomadas para os laptops, já foi comprado e que eles só estão aguardando a chegada para iniciarem os trabalhos.

Fica assim a impressão de que ainda falta muita coisa para que a escola esteja totalmente adequada para o projeto. Sabemos das dificuldades encontradas e é por isso que enfatizamos a necessidade de mais empenho dos governos no âmbito municipal, estadual e federal.