A nossa segunda formação na Escola Prédio Escolar Argentina Castelo Branco, aconteceu no dia 10 de fevereiro de 2011, das 08:00 às 16:00 horas. Contou com a participação dos professores e com um técnico em informática da Secretaria Municipal de Educação( SME). A secretária municipal de educação, Lelian deu uma passadinha na escola e nos informou que carteiras adequadas para o uso dos laptops já tinham sido encomendadas e que logo, logo chegariam. Fizemos questão de conversar com ela novamente reafirmando a importância da parceria. Ela continua muito animada com o projeto.

A nossa formação foi iniciada com a apresentação de um vídeo sobre tecnologia, onde realizamos uma atividade utilizando alguns recursos dos laptops. Após os docentes assistirem ao vídeo, eles teriam de criar uma tabela e escrever utilizando o aplicativo kword, dizendo o que “sentiram, viram e ouviram”. A atividade foi bastante produtiva, pois todos os professores realizaram a atividade. Alguns sentiram um pouco de dificuldade, mas logo pediam ajuda ao colega do lado ou a uma das formadoras. Depois dessa atividade os professores receberam os módulos I e II da Formação Brasil de Apropriação Tecnológica – Conhecendo o classmate, e foram orientados a mexerem nos laptops seguindo as instruções dos módulos. Muitos professores ficaram empolgados ao mexerem nos laptops, mas com o descarregamento das baterias, da maioria dos laptops, muitos deles ficaram dispersos. Como já estava próximo do final da 1ª etapa da realização das atividades, os professores foram saindo aos poucos, alguns alegando que tinham de trabalhar em outra escola, outros dizendo que tinham de se apressar para voltar para a 2ª etapa da formação.

Recomeçamos as nossas atividades pela tarde, no laboratório de informática de outra escola municipal, pois na Argentina não há laboratórios e precisaríamos utilizar a rede para o cadastramento dos professores no E-proinfo. Todos os professores se cadastraram e realizamos a alocação deles em suas respectivas turmas. Infelizmente, por conta do horário não conseguimos trabalhar com eles no E-proinfo, mas deixamos claro a necessidade de outra formação ainda nesse mês de fevereiro.