Realizamos no dia 07/12/2010, o primeiro encontro de formação na Escola Professor Edgar Santos, no distrito de Maracangalha, em São Sebastião do Passé. Entre as várias histórias sobre a ida ou não de Dorival Caymmi ao distrito, pudemos perceber como a escola é aconchegante e como a comunidade escolar está empolgada com a chegada e uso dos laptops. No geral os professores mostraram-se interessados e comprometidos com as possibilidades de trabalho com os computadores. Muitos dos professores não usam computador, ainda não têm email, mas não percebemos resistência em se inserir nesse contexto.

Neste encontro ficou firmado um pacto de compromisso mútuo, em que todos(professores, formadores e equipe gestora) estão  comprometidos com o projeto. A diretora entrará em contato com a Secretária de Educação do Município, para colocá-la a par do encaminhamento do projeto e apresentar as demandas que precisam ser sanadas para que o trabalho possa ser realizado.