Memória da educação

Memória em vídeo da educação na Bahia

Projeto de pesquisa, ensino e extensão, com apoio do CNPq.

 

A partir do levantamento e estudo da história de vida e da contribuição de educadores baianos serão escolhidos três educadores para o registro de seus depoimentos históricos constituindo-se vídeos-memória, com utilização plena de softwares livres. Esses vídeos-memória estão inseridos no processo de produção de materiais abertos (Recursos Educacionais Abertos – REA) que estarão disponibilizados, no todo em em parte na Rede de Intercâmbio de Produção Educativa (RIPE).

 

Depoimentos

Iracy Silva Picanço

Entrevista realizada no segundo semestre do ano de 2010.

Biografia

Professora Titular (aposentada) da Faculdade de Educação da [Federal da Bahia] (UFBA). Nasceu em 17 de fevereiro de 1939 na cidade de Salvador, Bahia, Brasil. Entre os anos de 1958 e 1964 foi professora primaria formada no pelo Instituto Normal da Bahia (hoje ICEIA), atuou nas escolas Abrigo dos Filhos do Povo (filantrópica) e Antônio Bahia (rede pública Estadual da Bahia), ministrando aulas de Português, Matemática, Geografia e História. Foi afastada pela Ditadura Militar e reintegrada pela Anistia conquistada no país. Ingressou em 1959 na Universidade Federal da Bahia (UFBA) para o curso de Pedagogia, que naquela época funcionava na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Graduou-se em 1962. Em 1963 fez especialização em “Programação Educacional” pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE). Em 1965, também na SUDENE, participou do Seminário Latino Americano de Planificação de Recuperação Fez uma especialização em “Administración de la Educação” pela UNESCO na Universidade do Chile em 1966. Em 1974 entrou para o Mestrado em Educação na Universidade Federal da Bahia, sendo orientada pelo professor Luis Augusto Fraga Navarro de Brito concluindo-o em 1978 com a dissertação “Oportunidades Educacionais no Brasil (1940-1970)”. Ingressou, através de concurso público, como professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, no ano 2000 Entre janeiro de 1996 e janeiro de 2000 foi diretora da Faculdade de Educação da UFBA e entre janeiro de 2008 e 2009, quando se aposentou, foi vice-diretora da mesma faculdade.

 

Edvaldo Boaventura

aguarde

Clique e assista os vídeos da Professor Edvaldo Boaventura

Leda Jesuíno

aguarde

Clique e assista os vídeos da Professora Leda Jesuíno

Dilza Atta

aguarde

Clique e assista os vídeos da Professora Dilza Atta

Roberto Santos

aguarde

Clique e assista os vídeos da Professor Roberto Santos

Amabília Almeida

aguarde

Clique e assista os vídeos da Professora Amabília Almeida

Leave a comment

You can use these tags : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>