Edvaldo Boaventura

Entrevista realizada no segundo semestre do ano de 2010.

Biografia

 

Nasceu em 10 de dezembro de 1933 na cidade de Feira de Santana, Bahia. Fez o curso secundário com os jesuítas, no Colégio Antonio Vieira, graduou-se em bacharel em Direito (1959) e em Ciências Sociais (1969) na Universidade Federal da Bahia (UFBA) Doutorou-se em Direito e obteve a docência livre em Economia Política (1964) pela mesma Universidade e cursou o Institut International de Planification de l’Éducation – UNESCO (1971/1972), em Paris. É mestre em Educação (1980) e Ph.D. (1981) pela The Pennsylvania State University. Diplomou-se pelo curso de Altos Estudos de Política e Estratégia, ESG (1989).

Após o curso Técnico em Desenvolvimento Econômico, trabalhou na Sudene (1961/63). Foi juiz do Trabalho (1963/70). Em 1960, iniciou a carreira docente, ingressando na Escola de Administração da UFBA, em 1962, como professor assistente. Como adjunto, implantou a Assessoria de Planejamento e participou da reforma universitária com o reitor Roberto Santos. Em 1971, alcançou o último cargo da carreira acadêmica, com o concurso para professor titular da Faculdade de Educação da UFBA. Coordenou o Mestrado em Educação e, como membro do Conselho de Coordenação, presidiu a Câmara de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa. Membro do Conselho de Educação da Bahia nos governos de Luiz Viana Filho e João Durval Carneiro foi duas vezes secretário da Educação e Cultura da Bahia, quando criou e exerceu a reitoria da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Em 1991, voltou ao Conselho de Educação e coordenou a implantação do Doutorado em Educação da UFBA. Em 1996, passou a diretor-geral do jornal “A Tarde”.

Como escritor, é membro efetivo e atual presidente da Academia de Letras da Bahia, membro da Academia de Letras Jurídicas da Bahia, membro da Academia Brasileira de Educação, membro da Academia de Letras de Feira de Santana.

Vídeos

Parte 01 de 18

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=-bTnYWJsL5U[/youtube]

Feira de Santa, Vinda para Salvador, Estudo no colégio Antônio Vieira, Biblioteca e livros estrangeiros, Professor Padre Torram, Professores Jesuítas, Colégio Masculino, exame de admissão.

Parte 02 de 18

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=U9MRmW6mmaE[/youtube]

Colégio Central, Time de futebol das escolas, Filosofia da Companhia de Jesus, Formas de avaliação, Prova do vestibular, Curso de Direito, Curso de Ciência Social.

Parte 03 de 18

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=CJ1ToeIXFfc[/youtube]

Aprovação no concurso para juiz, concurso para professor, SUDENE, Professor na escola de administração UFBA.

Parte 04 de 18

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=yZqq41NyfVY[/youtube]

Reforma Universitária, Assessoria de planejamento Universitário, Professor Catedrático, Doutorado, Titulo de docente livre, Estudos na Europa, Estudo em economia do desenvolvimento, Estudos na França, extinção da Cátedra.

Parte 05 de 18

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=rvUqw5ZtXsk[/youtube]

Final da Cátedra, UNE, Movimento Estudantil, Reforma Universitária, Reitor Edgar Santos, Militares, Decretos Lei da reforma universitária, formação dos institutos.

Parte 06 de 18

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=3h_pWLuH2As[/youtube]

Reforma Universitária, Universidade de Brasília, Conselho Federal de Educação, Invasão da Universidade, Ênfase na pesquisa, Coordenação Acadêmica da Universidade, Conselho Universitário, restruturação das universidades federais, conselho técnico departamental, definição da pó

Parte 07 de 18

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=odKKHUYBEXM[/youtube]

Faculdade de educação, mestrado em educação, criação do Doutorado, CAPS.

Parte 08 de 18

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=zsdXFy49hvc[/youtube]

Parte 8 – Mestrado, UNESCO, CAPES, Dissertações, Pós-Graduação.

 

Parte 09 de 18

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=O8GXaSwshs0[/youtube]

Golpe Militar, Órgão de planejamento da universidade, Reitor Roberto Santos, Estabelecimento do regime da universidade, Secretaria da educação, conselho estadual de educação, concurso para professor titular da UFBA.

Parte 10 de 18

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ExQa89JQ5Rg[/youtube]

Renuncia ao cargo de Juiz, Transferência para faculdade de educação, Programa de linguística aplicada da educação, criação da faculdade de educação, CECIBA (Protape),  Escolas Polivalentes, Coordenação do Mestrado.

Parte 11 de 18

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=LeRaroPyJGM[/youtube]

Governador Luiz Viana, Faculdade de Formação de Professores na Bahia, Universidade Estadual de Feira de Santana, Escola Polivalente, Parque Histórico Castro Alves, Secretaria de Educação, Sistema de Educação.

Parte 12 de 18

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=S9XyblZDbMM[/youtube]

Nomeado direito da faculdade de educação, mas não assumiu o cargo, professor da graduação, CAPS, curso de especialização, Doutorado em educação, psicologia da educação, professor do mestrado.

Parte 13 de 18

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=T89vWr4kjZc[/youtube]

Governo de João Durval, novamente  Secretario da Educação, Educação a distancia, novas tecnologias em educação, presidente do conselho de educação, projeto de criação da UNEB.

 

Parte 14 de 18

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ODiu-YBIsec[/youtube]

Criação da UNEB, Anísio Teixeira, Faculdade de Educação, formação de professores, projeto de educação continuada, Projeto da TV educativa, Iderb.

Parte 15 de 18

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Hv9wrEj1sm8[/youtube]

Iderb, secretaria de educação, informatização da secretaria de educação, implantação da informática nas universidades, projeto escola de produção.

Parte 16 de 18

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=vPGPuJfpso4[/youtube]

Relacionamento da UFBA com outras universidades, formação de professores na UFBA, Premen, ministério da educação, relação professor e aluno.

Parte 17 de 18

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=REICRYRqFMg[/youtube]

Experiência Internacional, Aposentadoria na UFBA, Jornal a tarde, Informatização do jornal a tarde, Projeto a tarde educação, infância em Feira de Santana.

Parte 18 de 18

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=XyK8U6ygC2c[/youtube]

Futuro, livro de memorias, participação nas academias e institutos, Viagens a Portugal, Ensino superior na Bahia, Ações afirmativas, amor pela UFBA.

 

Leave a comment

You can use these tags : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>