É água perdida aquela que chega ao mar? Conflitos pela água e vazão ambiental.

Nota

Os Seminários Novos e Velhos Saberes, atividade de extensão continuada dos programas de pós-graduação (Diversidade Animal, Ecologia Aplicada à Gestão Ambiental, Ecologia e Biomonitoramento e Genética e Biodiversidade) do Instituto de Biologia da Ufba, prosseguem no dia 31 de outubro, às 14h00, no Salão Nobre do Instituto de Biologia, com a palestra de

Dr. Nuno Caiola

É água perdida aquela que chega ao mar? Conflitos pela água e vazão ambiental

nuno_caiola

Os valores científicos de organicismo ecológico

Os Seminários Novos e Velhos Saberes, atividade continuada de extensão, coordenada pelos programas de pós-graduação do Instituto de Biologia da Ufba (Diversidade Animal, Ecologia e Biomonitoramento, Ecologia Aplicada à Gestão Ambiental e Genética e Biodiversidade), apresentam no dia 28 de outubro de 2016, a palestra de Dr. Victor Levèfre,  pesquisador da Université Paris-1 (França), intitulada:

Os valores científicos de organicismo ecológico

28 de outubro de 2016

Salão Nobre do Instituto de Biologia da Ufba

victorResumo

The hypothesis that ecological units (ecosystems, landscapes, or the biosphere itself) are analogous to organisms is generally viewed as an outdated or freak idea associated in the history of ecology with the names of Frederic Clements and, more recently, James Lovelock. Against this standard view, I propose that ecological organicism is still relevant for science : it’s the best way to justify the use of functional and health vocabulary in ecosystem ecology and it’s a good hypothesis to explain the dynamics of ecosystems. This view is developed against the idea that ecosystems are simply physical systems which all phenomena are fully explainable by physical theories.

O uso da meta-análise na abordagem de questões ecológicas

Os Seminários Novos e Velhos Saberes, atividade continuada de extensão dos programas de pós-graduação do Instituto de Biologia (Diversidade Animal, Ecologia Aplicada à Gestão Ambiental, Ecologia e Biomonitoramento e Genética e Biodiversidade), apresenta dentro da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a teleconferência:

O uso da meta-análise na abordagem de questões  ecológicas

a qual será proferida, desde a Universidade de Coimbra (Portugal) pela:

Drª. Veronica Ferreira

Universidade de Coimbra

veronicaA atividade acontecerá no Salão Nobre do Instituto de Biologia da Ufba (Campus de Ondina), no dia 21 de outubro, às 10h00.

Resumo

A palestra abordará a utilização da meta-análise para abordar questões ecológicas usando um exemplo prático, para isto três exemplos serão mais enfocados  (1) efeito do enriquecimento em nutrientes na decomposição da serrapilheira, (2) efeito das plantações de eucalipto na decomposição da serrapilheira e (3) efeito da contaminação por metais pesados na decomposição da serrapilheira. Outros exemplos, tais como o efeito da acidificação na decomposição da serrapilheira, também será enfocado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dinâmica de co-infecção em uma população do rato de esgoto, Rattus norvegicus, e a saúde pública

Nota

Os Seminários Novos e Velhos Saberes, atividade continuada de extensão dos programas de pós-graduação do Instituto de Biologia da Ufba (Diversidade Animal, Ecologia e Biomonitoramento, Genética e Biodiversidade e Ecologia Aplicada à Gestão Ambiental), apresentam no dia 7 de outubro a palestra de Ticiana Carvalho:

Dinâmica de co-infecção em uma população do rato de esgoto, Rattus norvegicus, e a saúde pública

A palestra acontecerá no Salão Nobre do Instituto de Biologia da Ufba, no Campus de Ondina, no dia 7 de outubro, às 14h00.

Ticiana Carvalho é doutoranda junto ao Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Biomonitoramento e esteve, dentro do Programa Ciência sem Fronteiras, no Departamento de Ecoepidemiologia da Universidade de Liverpool, sob a supervisão externa do Dr. Michael Begon.ticianaResumo

A rápida urbanização em países em desenvolvimento, com o aumento das construções urbanas de infraestrutura inadequadas e geração de favelas, tem levado a infestação dessas áreas pelo rato de esgoto Rattus norvegicus. Essas mesmas condições, que agregam pobres condições de saneamento, também são favoráveis a presença de parasitas que tem o rato como reservatório. Apesar de alguns estudos caracterizarem a comunidade de parasitas de ratos, raros são os estudos que consideram os fatores que determinam a dinâmica desses parasitas na população de ratos, que em geral são encontrados co-infectados. Nosso interesse é poder caracterizar a dinâmica de co-infecção de helmintos numa população de R. norvegicus, tendo como modelo uma área de favela urbana, que apresenta elevadas taxas de infecção humana por Leptospira spp.. Além de entender os fatores que determinam as espécies de parasitas encontradas, nós vamos investigar como a saúde dos ratos pode ser influenciada pela co-infecção e se isso afeta a excreção de leptospiras para o ambiente. Este estudo contribuirá, ainda, na identificação de espécies zoonóticas, agregando informação para a saúde pública.