Café Científico e Seminários Novos e Velhos Saberes: Teorias do contexto em psicologia cultural

Teorias do Contexto em Psicologia Cultural

O Café Científico e os Seminários Novos e Velhos Saberes promovem em conjunto a palestra da Profª. Drª. Pina Marsico da Universidade de Salerno (Itália), intitulada: “Teorias do Contexto em Psicologia Cultural”, no dia 3 de setembro às 15h00, no Salão Nobre do Instituto de Biologia.O Café Científico é um local no qual qualquer pessoa pode discutir desenvolvimentos recentes das várias ciências e seus impactos sociais. Ele oferece uma oportunidade para que cientistas e o público em geral se encontrem face a face para discutir questões científicas, numa atmosfera agradável, e nessa ocasião se une aos Seminários Novos e Velhos Saberes, atividade continuada de extensão dos programas de pós-graduação do Instituto de Biologia.

Pina Marsico é professora assistente de Psicologia do Desenvolvimento e da Educação no Departmento de Ciências Humanas, Filosóficas e Educacionais da Universidade de Salerno, Itália. A professora possui doutorado em Pesquisa de Metodologia Educacional. Seus temas maiores de interesse são: interação família:escola e processos de avaliação, psicologia cultural e desenvolvimento, risco psico-social e promoção do bem estar, representação e redes sociais. Como cientista tem colaborado com colegas de diversos países, publicando diversos artigos científicos e editando vários livros.

Resumo da Palestra

The study of psychological processes is increasingly characterized by a focus on understanding the dynamic relationships that exist between people and different life contexts. Although the study of environmental contexts has long been a goal for psychology, the ways in which contextual factors are interconnected, the implications they have on the processes of defining and developing self-identity and the mutual shaping of human action and life’s context still need to be better conceptualized. The concept of CONTEXT has been used in practice as something external, “having an impact” upon the persons (“in context”), or as an all-purpose claim for specificity of phenomena (“all depends upon context”). I will outline a new perspective that is freed from direct linear causality (A causes B, “context” causes “conduct”) by focusing upon the borders that inclusively separated various discernible “contexts”.

Experiências bem Sucedidas em Gestão Ambiental

Entre os dias 29 e 30 de agosto de 2013, o mestrado profissional em Ecologia Aplicada à Gestão Ambiental estará realizando a oficina de trabalho: Experiências bem Sucedidas em Gestão Ambiental, que integra as disciplinas Mini-Simpósio I e Mini-Simpósio IV, da grade curricular do curso. A atividade contará com técnicos e pesquisadores convidados de diversas instituições (Instituto de Pesquisas Ecológicas, Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, Universidade Positivo, Sema, Ibama, e da Universidade Federal da Bahia). O início das atividades será no dia 29 de agosto, às 8h15, com acesso gratuito para o público.

Ecologia de Rattus norvegicus e transmissão da leptospirose.

Ecologia de Rattus norvegicus e transmissão da leptospirose” será a palestra do Dr. Federico Costa, pesquisador visitante do Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz/Fiocruz (Bahia), dentro dos Seminários Novos e Velhos Saberes, no dia 23 de agosto (sexta-feira próxima), às 14h00, no Salão Nobre do Instituto de Biologia.

Existe uma urgente necessidade de metodologias interdisciplinares que permitam achar soluções a processos ambientais que afetam a saúde e a qualidade de vida humana. O objetivo do seminário é unir as fronteiras entre a medicina e as ciências ambientais através do estudo da ecologia e epidemiologia dos agentes que afetam a saúde humana e do meio ambiente. Serão explorados os mecanismos que determinam o risco das doenças transmitidas por roedores reservatórios. Ainda será analisado como o risco da leptospirose pode ser descrito e predito, explicando com estas informações podem ser utilizados em estratégias de controle de doenças.

Os Seminários Novos e Velhos Saberes são realizados quinzenalmente, há 12 anos por uma iniciativa dos programas de pós-graduação do Instituto de Biologia da Ufba (Ecologia e Biomonitoramento, Diversidade Animal, Genética e Biodiversidade e mestrado profissional em Ecologia Aplicada à Gestão Ambiental.

 

Novos e Velhos Saberes: 400 million years on six legs: Evolution of the insects

Estamos divulgando o seminário “400 million years on six legs: Evolution of the Insects”, do Prof. Michael S. Engel, do Museu de História Natural da Universidade do Texas (EUA). Este seminário tem a coordenação da Profª. Favízia Freitas de Oliveira, integrante do Museu de História Natural da Universidade Federal da Bahia e coordenadora do Laboratório de Bionomia, Biogeografia e Sistemática de Insetos (Biosis).  Ainda participam da organização o Laboratório de Biologia e Ecologia de Abelhas (Labea), o Museu de História Natural da UFBA (MHNBA) e a Rede Baiana de Polinizadores (Repol).
O Dr. Michael S. Engel é um dos mais promissores e renomados pesquisadores na área da Paleontologia, Sistemática, Taxonomia e Evolução dos Insetos, sendo um dos autores do livro “Evolution of the Insects”.

A palestra, ministrada em inglês, com entrada franca, acontecerá na Sala 4, do Instituto de Biologia, no dia 6 de agosto de 2013, às 9h00, e conta com o apoio do: CNPq/Fao/GEF/UNEP/Funbio.