Ecologia de Rattus norvegicus e transmissão da leptospirose.

Ecologia de Rattus norvegicus e transmissão da leptospirose” será a palestra do Dr. Federico Costa, pesquisador visitante do Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz/Fiocruz (Bahia), dentro dos Seminários Novos e Velhos Saberes, no dia 23 de agosto (sexta-feira próxima), às 14h00, no Salão Nobre do Instituto de Biologia.

Existe uma urgente necessidade de metodologias interdisciplinares que permitam achar soluções a processos ambientais que afetam a saúde e a qualidade de vida humana. O objetivo do seminário é unir as fronteiras entre a medicina e as ciências ambientais através do estudo da ecologia e epidemiologia dos agentes que afetam a saúde humana e do meio ambiente. Serão explorados os mecanismos que determinam o risco das doenças transmitidas por roedores reservatórios. Ainda será analisado como o risco da leptospirose pode ser descrito e predito, explicando com estas informações podem ser utilizados em estratégias de controle de doenças.

Os Seminários Novos e Velhos Saberes são realizados quinzenalmente, há 12 anos por uma iniciativa dos programas de pós-graduação do Instituto de Biologia da Ufba (Ecologia e Biomonitoramento, Diversidade Animal, Genética e Biodiversidade e mestrado profissional em Ecologia Aplicada à Gestão Ambiental.