Modelos em estudos de eutrofização e mudanças climáticas em ecossistemas costeiros

Na próxima quarta-feira terça-feira, dia 16 de abril 22 de abril (em decorrência da greve dos policiais militares), estaremos recebendo no Anf. 132, às 18h30, Dra. Irene Martins, que vai apresentar a palestra: “O uso de modelos ecológicos no estudo de processos de eutrofização e simulação de efeitos de alterações climáticas em ecossistemas costeiros & School of Ocean Sciences, Bangor University (Reino Unido) como centro internacional de excelência para o estudo e pesquisa em Ciências do Mar”

A palestra terá duas partes, na primeira, Dra. Irene vai discorrer sobre a questão da modelagem em estudos de eutrofização em ecossistemas costeiros, incluindo a questão das mudanças climáticas no desenvolvimento de tais modelos. Já na segunda parte, Dra. Irene fará uma apresentação sobre a School of Ocean Sciences (Bangor University, Reino Unido), e as oportunidades tanto para estudantes de graduação, como de pós-graduação.

Irene Martins, School of Ocean Sciences, Bangor University

Reino Unido

Irene Martins é professora na School of Ocean Sciences da Universidade de Bangor (Reino Unido) desde Agosto de 2013. Doutorada em Ecologia pela Universidade de Coimbra, desenvolveu trabalho em diversas universidades e instituições europeias (Royal School of Pharmacy- Universidade de Copenhaga, Departamento de Limnologia da Universidade de Lund (Suécia) e IMAR- Instituto do Mar, Departamento de Ciências da Vida, Universidade de Coimbra) e colabora regularmente com diversas universidades (UFBA, CEM-UFPR, DOP-Uaçores) no ensino de cursos intensivos de modelagem ecológica. Suas principais linhas de pesquisa incluem o uso de modelos ecológicos para prever o efeito de diferentes stressors nas variações a longo prazo de sistemas marinhos e cálculo de fluxos energéticos como método para avaliar o funcionamento de teias tróficas aquáticas.

Sumário da palestra

Parte I – Modelos ecológicos são ferramentas capazes de prever variações em componentes do ecossistema (indivíduos, populações, etc) ao longo do tempo. Esta característica faz com que os modelos ecológicos sejam extremamente úteis à previsão de efeitos de perturbações em sistemas naturais e, como tal, cruciais ao desenvolvimento sustentável de ecossistemas. Dentro desta temática será abordada a aplicação de modelos ecológicos ao estudo de processos de eutrofização e em previsões para cenários de alterações climáticas num sistema estuarino temperado.

Parte II – As excelentes condições de estudo e pesquisa em Ciências do Mar (incluindo Biologia Marinha e Oceanografia) existentes na School of Ocean Sciences da Universidade de Bangor (Reino Unido) serão apresentadas com vista ao potencial recrutamento de estudantes de graduação e pós-graduação brasileiros interessados em complementarem seus estudos numa instituição de reconhecida excelência internacional (http://www.bangor.ac.uk/oceansciences/).