Nota de repúdio

Ocorrerá, nesta segunda-feira (0811), o leilão do prédio do Arquivo Público do Estado da Bahia (Apeb). Leia o posicionamento do ICI na descrição.

O Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia, instituição de ensino e pesquisa nas áreas de Arquivologia e Biblioteconomia, formada por docentes e estudantes que estudam, pesquisam, valorizam, respeitam, protegem e aprimoram o patrimônio documental e bibliográfico, REPUDIA a realização do Leilão do Prédio Quinta do Tanque, atual sede do Arquivo Público do Estado da Bahia (APEB).

De valor cultural, histórico, artístico e arquitetônico incalculável e contando com mais de 400 mil documentos que auxiliam toda a sociedade baiana e nacional na compreensão de nossa história e formação de nossa cultura, o prédio do Arquivo Público do Estado da Bahia é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) nos livros de Belas Artes e Histórico desde 1949. A tentativa de alienação do prédio, por meio do leilão, além de configurar um desrespeito ao patrimônio nacional, reflete o desconhecimento da proteção legal dos bens tombados pertencentes à União, Estados, Municípios e Distrito Federal, conforme Decreto-Lei nº 25/1937.

A comunidade do Instituto de Ciência da Informação manifesta-se pela SUSPENSÃO IMEDIATA do Leilão e se une a toda sociedade baiana e nacional em defesa do Patrimônio Nacional e do Arquivo Público do Estado da Bahia.

Sobre susanesantosbarros